SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Prêmio Academia Paulista de Psicologia 2010-2012Opus Psicologia e Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.30 no.1 São Paulo jun. 2010

 

REALIZAÇÕES DA ACADEMIA PAULISTA DE PSICOLOGIA

 

Atividades profissionais dos Acadêmicos e Laureados

 

Academics and Laureates professional activities

 

 

Registram-se aqui as informações recebidas até o encerramento da coleta de material para este número do Boletim.

Yolanda Cintrão Forghieri
Cadeira nº1
"Franco da Rocha"

Participou, com a apresentação de seus trabalhos, nos seguintes eventos científicos: Congresso Nacional de Gestalt Terapia e Fenomenologia realizado na Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória onde proferiu a conferência Fundamentos da Gestalt Terapia encontrados na Fenomenologia; Simpósio de Pesquisas Fenomenológicas realizado na EACH da USP em São Paulo, onde fez a conferência sobre Aconselhamento Terapêutico: um jeito de cuidar; no III CULPSI em Vitória da Conquista – Bahia. Ministrou minicurso sobre A abordagem fenomenológica da personalidade e conferência sobre O Aconselhamento Terapêutico; no II Encontro de Gerontologia realizado na Universidade Católica de Goiás-Goiânia. Participou de mesa-redonda com a apresentação da Abordagem Fenomenológica do envelhecimento. No Encontro sobre A Fenomenologia do cuidar promovido em Santo André pelo Instituto Psico Ethos, realizou o minicurso sobre O Aconselhamento Terapêutico como um jeito de cuidar. Tomou parte, como membro efetivo, da Comissão Jugadora da tese de doutorado de Joelma Espíndola sobre Aconselhamento Psicológico e Aconselhamento Religioso, na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. Prossegue com suas atividades como docente do Curso de Formação em Psicoterapia Fenomenológico Existencial na qual ministra as disciplinas Abordagem Fenomenológica da Personalidade e Aconselhamento Terapêutico; e como parecerista de textos para publicação em periódicos científicos.

Carlos Rolim Affonso
Cadeira nº 3,
"Fernando de Azevedo"

Suas atividades profissionais nesse período do ano constituiram-se em dar continuidade ao trabalho que vinha realizando antes. No referente a sua função de Diretor Pedagógico do Centro Assistencial e Educacional de Pedreira (CEAP), mobilizou ajuda econômica, uma vez que o Centro é assistencial e sobrevive do apoio cultural de empresas e personalidades ligadas às finalidades da Instituição. Sobre a Escola de Aprendizagem e Desenvolvimento (A e D), facilitou a participação de estagiários, o que vem substanciar seu sempre oportuno enriquecimento nos programas do Centro. Continua como Titular do Conselho Deliberativo da Rede Nacional de Educação Teleinterativa, cujo objetivo é o de elaborar projetos para a realização de programas de Educação a Distância para o País. Tem participado das reuniões da Diretoria desta Academia, na função de vicepresidente e tomado parte de sessões solenes proporcionadas pelo CIEE, na qualidade de Acadêmico, como foi a homenagem prestada a Ives Gandra S. Martins, que teve lugar no mês de abril p.p.

Arrigo Leonardo Angelini
Cadeira nº 4,
"Almeida Junior"

Sendo reeleito para a presente gestão da Academia (2010-2012), além de apresentar relatórios do triênio anterior, elaborou programação com os demais colegas da Diretoria para o período atual. Os principais itens do seu relatório de atividades referente à gestão anterior estão descritos na unidade Síntese das Atividades realizadas no triênio 2007-2009. Para a presente, além de prestar assistência aos números da revista, como aconteceu com a aqui apresentada, dirige outras atividades programadas, a começar pelo Projeto O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano – 2 ª. fase. Continua representando este sodalício nas solenidades conjuntas com outras Academias promovidas pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Salomão Rabinovich
Cadeira nº 9,
"Mario Yahn"

O colega continua promovendo o movimento de reintegração social das vítimas de trânsito e traumas violentos, como são os sequestros. Para esse fim, vem dirigindo a ONG AVITRAN (Associação de Vítimas de Trânsito) por ele criada, que tem por objetivo não somente prestar assistência a essa população atingida, como também lutar para reduzir o número de acidentados e mortes no trânsito e nos sequestros. O seu trabalho assistencial é realizado através da mídia e diretamente com o paciente, por meio de psicoterapia breve, individual e de grupo. Na ONG citada, mantém Centros de Reintegração das Vítimas de Trânsito e de Violência, a exemplo do localizado no bairro Moema na cidade de São Paulo, onde atende também gestantes e mulheres após o parto. Além disso, o colega desenvolve atividades de psicoterapia junto a hospitais e clínica particular e continua prestando assessoria na área da ética e de Saúde Corporativa.

Margarida H. Windholz
Cadeira nº 12,
"Raul Briquet"

Embora, de forma pouco intensa, a colega, estando em Israel, continua atendendo crianças autistas e orientando seus familiares. Aproveita o momento para informar aos interessados sobre o que acontece em Israel quanto à educação especial. Apesar de os profissionais acreditarem na inclusão, na realidade preferem prestar assistência e educação apropriada em unidades especiais aos que delas necessitam. Há cobertura em Israel desde a mais tenra idade até a fase adulta. As pessoas nessas condições são atendidas ano a ano enquanto precisam de atenção especial.

Marina P. Rojas Boccalandro
Cadeira nº 13
"Renato Ferraz Kehl"

Continua como professora associada da PUC/SP e atuando como supervisora da Clínica Psicológica da mesma universidade. Nesta última atividade, tem participado da triagem da comunidade puquiana e de clientes externos, oferecendo supervisão a grupos de aprimorandos que atendem clientes matriculados na clínica para tratamento psicológico. Na Faculdade de Psicologia, supervisiona neste semestre, alunos da graduação, no Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Ainda na PUC/SP faz parte do Grupo de Pesquisa Corpo e Psicologia: Terapias Corporais, registrado no CNPq. É parecerista de trabalhos de iniciação científica do PIBICCEPE, além de realizar contribuição semelhante em projetos de pós-graduação em doutoramento e da Revista da Faculdade de Psicologia da PUC/SP. Orienta investigação de Iniciação Científica com o título: Espiritualidade em jovens estudantes de Psicologia de uma Universidade de São Paulo, que deverá ter seu término em março de 2010, sendo efetuado por três alunas da graduação. Em consultório particular, supervisiona psicólogos que atendem clientes em psicoterapia. Em novembro de 2009, foi publicada a 2a edição do seu livro As Virtudes na Psicoterapia e na Qualidade de Vida pela Editora Pleiade, assim como do seu livro Uma Relação Amorosa e sua Análise Psicológica, escrito em coautoria com a Profª. Dra. Noely Montes Moraes. Na Academia Paulista de Psicologia, dirige a Comissão de Bibliografia desde janeiro de 2010.

Waldecy Alberto Miranda
Cadeira nº 15,
"Roberto Mange"

Tem participado ativamente da programação da Academia e mantido em ordem as finanças deste sodalício. Ao terminar a gestão anterior, apresentou documento relativo à prestação de contas, que foi anexado ao relatório final efetuado pelo Presidente. Continua como Tesoureiro na presente gestão. Ao iniciar essa nova responsabilidade, enviou correspondência aos Acadêmicos (Titulares e Correspondentes) sobre anuidades e outros apoios econômicos à Academia. No que concerne ao programa atual da entidade, tem prestado assessoria ao Projeto O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano – 2ª. fase e mantido contato com representantes de outros sodalícios na participação dos almoçostrabalho promovidos pelo CIEE. Continua prestando consultoria a empresas e assessorando a seleção de empregados em organizações de grande porte, oficiais e privadas.

Francisco B. Assumpção Jr.
Cadeira nº 17,
"Jean Maugüé"

Durante o segundo semestre de 2009, participou de disciplinas de graduação do IPUSP (Psicopatologia e Psicologia e Deficiência) bem como continuou a coordenar o Projeto Distúrbios do Desenvolvimento também nesse instituto, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou um livro designado Qualidade de Vida na Infância e na Adolescência pela ARTMED e diversos capítulos, inclusive um sobre autismo (pela primeira vez nesse tipo de publicação) no Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Participou ainda de congressos nacionais e diversas bancas de mestrado e doutorado em diferentes partes do País.

Eda Marconi Custódio
Cadeira nº 20,
"João Toledo"

Em relação à docência, a Acadêmica continua ministrando aulas na graduação em Psicologia sobre Avaliação Psicológica e na pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, sobre tema semelhante, ambos no IPUSP. Supervisionou estágios na graduação em Psicologia, na área de Psicologia Comunitária, na UMESP. Participou em duas bancas examinadoras no IPUSP: de doutorado de Plínio Marcos de Toni, com a tese Parâmetros psicométricos dos cubos de Kohs na avaliação neuropsicológica das funções executivas; de mestrado de Mauricio Pereira da Costa, com a dissertação: Estudo de normatização e validação do teste de aptidão para a pilotagem militar. Além disso, tomou parte na Banca Examinadora no programa de pós-graduação em Saúde Mental da UNIFEP, de Rosângela Kátia S. Mazzorana Ribeiro, com a tese Estudo normativo do método Rorschach – Sistema Compreensivo, para crianças de 7 a 10 anos. Quanto a congresso, tomou parte em Lisboa (Portugal) do 8º. Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Sexualidade, Gênero e Saúde, com a comunicação: Uso de drogas em adolescentes brasileiros, em colaboração com Miria Benicasa. O resumo foi publicado no periódico Psicologia: Saúde e doenças vol. II (S1) 2010 (número especial) pp. 195- 196 e o trabalho, na íntegra, nas ACTAS do referido congresso, pp. 702-710.

Roberto Kanaane
Cadeira nº 21,
"Raul de Moraes"

O colega continua coordenando sete cursos de pósgraduação lato sensu na Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Dentre eles, distingue-se o assim designado Pósgraduação em Políticas Públicas, em parceria da UMC com as subprefeituras da cidade de São Paulo. São 18 turmas em funcionamento e prevê-se incluir mais duas. Além das funções de coordenação, o Acadêmico ministra aulas de Psicologia Organizacional, Psicologia Aplicada ao Turismo, Recursos Humanos, Desenvolvimento Gerencial, Gestão de Mudanças, Motivação e Liderança como também Cultura e Poder Organizacional, na FATEC de São Paulo, Centro Paula Souza (Mestrado em Tecnologia), na PUC/SP e na Fundação Instituto de Administração, respectivamente. Ainda na FATEC, proferiu a palestra: O papel do gestor em tempo de crise. Nesta última entidade e também na UMC, orienta alunos de pós-graduação em suas dissertações. Paralelamente, dirige a Roka Consultoria, sua prestadora de serviços, na qual oferece consultoria na Hikari Ind. e Com. Ltda. e na Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados.

Geraldina Porto Witter
Cadeira nº 23,
"Dante Moreira Leite"

Sua atuação profissional se refere à Coordenação Geral dos cursos de Pós-graduação stricto sensu e lato sensu da Universidade Camilo Castelo Branco (Mogi das Cruzes, SP) e também assessoria a outras entidades. No período atual, escreveu muitos artigos científicos e para grande público, além de realizar resenhas de livros atuais e importantes. Com respeito às publicações para o grande público, a colega por certo deve manter uma coluna no Diário de Mogi, iniciada há alguns anos, escrevendo sobre os problemas do dia a dia, além de informações gerais de caráter educacional. Também escreveu, mas em bem menor proporção, para a Revista UNIPÊ e Revista Educando em Mogi, da Prefeitura dessa cidade, além de enviar artigos para Internet, a exemplo do texto Universidade e o Leitor, in http://www.unicastelo.br/2007e2009. Têm sido frequentes suas resenhas de livros selecionados e editados de 2008 até o presente momento. As revistas beneficiárias desses escritos foram Paidéia, Estudos de Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional e também este Boletim. Em termos de livros, organizou Ensino de Ciências e Matemática – prática e pesquisa e também Ensino de Ciências e Matemática – Análise de Problemas, ambos publicados pela Ateliê Editorial, na cidade de São Paulo. Nestes realizou a apresentação e capítulos como Ensino de Ciências: perspectiva geral e o professor e Ensino de Ciências e Matemática: análise de produção científica, escritos em coautoria. Proferiu várias palestras sobre: Psicologia e terceira idade e áreas de Psicologia, uma defasagem a ser vencida em Associações de Mogi e coordenou dois simpósios denominados Pesquisa em idosos sobre Educação e Saúde Psicológica e Atividade Física. Também realizou a palestra sobre Produção científica e a relação Educação – Idoso e participou de painéis na XXXIX Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A Acadêmica recebeu, da Universidade Camilo Castelo Branco, o 1º. Prêmio de Produção Científica e de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Município de Mogi das Cruzes.

Maria Regina Maluf
Cadeira nº 28,
"Maria da Penha"

No período deu sequência às atividades da Sociedade Interamericana de Psicologia, gestão 2009-2011. Entre essas atividades estão incluídas as assessorias à organização do III Congresso Regional que se realizará no Paraguai em agosto 2010 e ao 33º. Congresso Interamericano que se realizará na Colômbia, em 2011. Continua orientando pesquisas de pósgraduandos na PUC/SP, sendo que dois mestrados e um doutorado foram concluídos no período. Apresentou trabalhos em congressos em coautoria com seus alunos: na 39ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, que se realizou em Goiânia e no VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro. Participou, a convite, do Congresso dos Estudantes de Psicologia, conhecido como COLAEPSI, que teve lugar em outubro de 2009, em Assunção, no Paraguai. Continua a colaborar com a Comissão Organizadora do III Congresso Ciência & Profissão, que reúne as entidades que compõem o Forum de Entidades de Psicologia e terá lugar em setembro de 2010. Deu continuidade às atividades de coordenação de um dos Grupos de Trabalho da ANPEPP, preparando o XIII Simpósio que ocorrerá em Fortaleza, em junho próximo.

Elsa L.G.Antunha
Cadeira nº 29,
"Souza Pinto"

Suas atividades nesses meses vêm-se concentrando na docência universitária e no apoio que vem dando à Academia, na qualidade de Segunda Secretária. No programa de pósgraduação em Psicologia Social do IPUSP, em cuja disciplina Resiliência e coping do instinto à estratégia psico-social, ministrado por Esdras Guerreiro Vasconcelos (Cad. 10), a colega desenvolveu o tema O instinto do ponto de vista neuropsicológico. Em relação à Academia, além das funções como Segunda Secretária, vem participando do projeto O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano – 2ª. fase, prestando depoimento sobre sua vida e obra.

Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos
Cadeira nº 30,
"Paula Souza"

Continua com suas atividades como Secretária Geral da Academia Paulista de Psicologia e como editora deste periódico. No primeiro caso, na preparação das Assembleias para eleição de nova Diretoria e novos Acadêmicos; no segundo, na atualização das Instruções para os Autores, na recepção dos trabalhos e na preparação das notícias dos Acadêmicos e dos Laureados. Proferiu a conferência, por convite, designada Psicodiagnósticointervenção: o lúdico como processo integrativo no 1º. Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico, que aconteceu em São Paulo. O resumo da referida atividade acha-se publicado no CD dos Anais correspondentes. Emitiu vários pareceres de trabalhos encaminhados a Congressos nacionais e a revistas de natureza psicológica. Preparou o artigo: Helena Wadermina Antipoff: um legado expressivo, que está no prelo e publicou o trabalho Progressos científicos na qualidade de vida das crianças: o lúdico como estratégia preventiva, no livro por ela organizado junto com Vera Barros de Oliveira, assim designado: O brincar é saúde (Editora WAK). Participou de pesquisas sobre a Psicologia no Brasil, prefaciou livros e recebeu distinção por fazer parte da Diretoria do Instituto para Estúdios de História da Psicologia (IEHPSI), localizado em Santiago do Chile. Além disso, colaborou com contribuições bibliográficas para dissertações e teses nacionais e internacionais, além de ter publicado artigos para grande público no informativo O Brinquedista e participado na sua Comissão Editorial. Tomou parte em reuniões da diretoria da ABECiP (Associação Brasileira de Editores de Revistas Científicas em Psicologia). Colaborou com o terceiro encontro organizado por essa associação, participando de mesa-redonda. Nesse evento, foi laureada pelos serviços prestados à ABECiP.

Vera Barros de Oliveira
Cadeira nº 35,
"Elsa Barra" Suas atividades profissionais centralizam-se nas funções de docente da Universidade Metodista do Estado de São Paulo (UMESP) e também na participação e organização de eventos, além de publicar livros e artigos. Na instituição mencionada, continua lecionando na pós-graduação em Psicologia da Saúde; supervisionado estágios e prestado orientações de Mestrado. Também tem prestado assistência a várias monografias de TCCs relacionadas ao contexto lúdico. Continuou com a coordenação do projeto de extensão à comunidade sobre a Brinquedoteca Circulante da universidade citada, incluindo, com supervisão de doze alunos, a criação de jogos para deficientes visuais e o intercâmbio com as duas brinquedotecas existentes na Metodista. A ideia é de construir um Centro de Estudos sobre o Brincar e a Brinquedoteca. Coordenou um grupo de pesquisa sobre lúdico, saúde e cognição, denomindado Lúdico que funciona de forma integrada à Brinquedoteca circulante. Continua na UMESP, tomando parte da Comissão Editorial da revista Mudanças, que é editada pela instituição citada. Com respeito às suas publicações, organizou, com a Acadêmica Aidyl Pérez- Ramos (Cad. 30), o livro Brincar é Saúde (ano 2010), escrevendo o capítulo O brincar da criança hospitalizada e a família: o que dizem os trabalhos. Também publicou dois capítulos no livro Brincar com o outro: caminho de saúde e felicidade, sendo um deles em coautoria, além de fazer a apresentação da obra. Em relação a eventos, presidiu a IV Jornada Nacional do Brincar e da Brinquedoteca, realizada no SESC Santo André, coordenou, com Edda Bomtempo, o GT Brinquedo, Educação e Saúde da ANPEPP, realizado em Fortaleza, Ceará. Atualmente está empenhada na organização do XII Congresso Internacional de Brinquedotecas a ser realizado em São Paulo, no próximo ano.

Edda Bomtempo
Cadeira nº 36,
"Washington Vita"

Como docente do programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ministrou, neste semestre, a disciplina Brinquedo, Aprendizagem e Escola. Prossegue, também, como orientadora de Mestrado e Doutorado do mesmo programa. No 2º. semestre de 2009 participou dos seguintes eventos: Mesa-redonda sobre o tema: Brincar na Escola: reflexão e crítica na III Jornada Nacional do Brincar e da Brinquedoteca. Apresentação oral do tema: Como e para que montar uma Brinquedoteca no 1º. Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico. Foi membro da Comissão Julgadora, a convite do Ministério da Cultura, da seleção de projetos de demo jogáveis BRGAMES. No período janeiro-junho de 2010, participou como professora orientadora das bancas: Doutorado de Marisa Takatori com o título: Vamos brincar? Do ingresso da criança com deficiência física na terapia ocupacional à facilitação da participação social; Mestrado: Milena Oshiro com o título: O brincar na infância das crianças com deficiência: um estudo exploratório e Miriam Ribeiro Conceição com o título: Fantasia e Realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança. Além dessas atividades, continua como Editora do informativo O Brinquedista, da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e Conselheira dessa Associação como, também da Fundação ABRINQ para os direitos da criança e do adolescente.

Ceres Alves de Araújo
Cadeira nº 39,
"Leão Bruno"

Continua participando do Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar e do Núcleo de Estudos Junguianos, ambos pertencentes ao Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP. Nessa atividade, ministra a disciplina Abordagens Psicossomáticas em Áreas Específicas, dirige o Seminário sobre Resiliência, além de prestar orientação às dissertações (mestrado) e teses (doutorado) de alunos pertencentes aos Núcleos citados. Uma delas, Características psicológicas de crianças com transtornos globais de desenvolvimento mediante o Psicodiagnóstico Rorschach já concluída. Participou como convidado em eventos nacionais e internacionais, nos quais apresentou trabalhos referentes às temáticas das pesquisas que orienta em nível de mestrado e doutorado. Publicou o capítulo: A resiliência no livro de Spinelli, M.R. (org.) (2010), Introdução à Psicossomática. São Paulo: Atheneu. Tem atuado como parecerista de revistas nacionais e internacionais de Psicologia e Saúde Mental. Mantém uma coluna sobre Família na revista eletrônica Vya Estelar da UOL, homepage www.vyaestelar.com.br .

Walter Trinca
Cadeira nº 40,
"Walther Barioni"

O colega continua a supervisionar os atendimentos psicanalíticos e as pesquisas a eles relacionadas, bem como a realizar os próprios atendimentos clínicos e as pesquisas psicanalíticas que lhes são associadas, tendo em vista a formulação de um modelo teórico e prático, sob a denominação geral de Psicanálise Compreensiva. Em vista disso, publicou vários artigos em revistas especializadas, como por exemplo: "The inner being, the self and the psychic disorders" (Psicologia: Teoria e Prática, 9 (1): 42-60, 2007), "Notas clínicas sobre a insônia simples" (Boletim Academia Paulista de Psicologia, 29 (1): 120-125, 2009) e "O sistema Mental determinante da inveja" (Revista Brasileira de Psicanálise, 43 (3): 51-58, 2009). Para divulgar esse pensamento, participou de vários eventos nos quais foi palestrante, além de ter se ocupado com a revisão e a publicação de seus livros "Psicanálise e transfiguração: A etérea leveza da experiência", "O espaço mental do homem novo", "A personalidade fóbica" e "O pensamentos clínico em diagnóstico da personalidade", todos editados pela Vetor Editora, cujo sócio majoritário é nosso colega José Glauco Bardella.

Eunice Maria L.S. Alencar
M.C.r. nº 5

Em março foi lançado o livro Medidas de criatividade: teoria e prática (Editora Artmed), organizado pela colega, tendo sido coautores Maria de Fátima Bruno-Faria e Denise de Souza Fleith. Teve ainda um capítulo publicado no livro organizado por Luiz Pasquali, denominado A instrumentação psicológica. Fundamentos e prática (Editora Artmed). Tem participado de bancas de defesa de dissertação. Foi entrevistada por representante de um jornal de Brasília e também por um jornalista da Revista Sorrir sobre temas que vem estudando há várias décadas: superdotação e criatividade. Atuou também como consultora ad hoc da FAPESP e de vários periódicos científicos. Continua como docente nos programas de pós-graduação em Educação e Psicologia como também orientando alunos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Católica de Brasília.

Norberto Abreu e Silva Neto
M.C.r. nº 8

O colega tem a seu cargo importantes funções, tais como: Diretor da Editora da UnB e presidente do Conselho Editorial. Além disso, é Membro Representante dos Órgãos Complementares junto ao Conselho Universitário e igualmente do Conselho de Administração e Finanças, ambas as funções na UnB, além de participar como Membro da Comissão UnB 50 anos de Brasília. Em termos de sua participação no Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura no Instituto de Psicologia da citada universidade, foi presidente das Bancas Examinadoras de doutorado de Marcelo Morais Nicaretta, cuja tese teve como título Emergência da Psicoterapia na Era do Ouro dos Estados Unidos: um estudo baseado na arqueologia de Michael Foucoult e na de José Luiz Penafort Palma, com o trabalho As (des) razões da irracionalidade: uma análise conceitual do auto-engano da consciência inconsciente e outros paradoxos do discurso psicanalítico.

Geraldo José de Paiva
Laureado em 1995

Nos dias 23 a 27 de agosto de 2009, o colega participou, em Viena, do Congresso da Associação Internacional de Psicologia da Religião. Nele apresentou a pesquisa realizada com seus orientandos de pósgraduação, intitulada Contraintuição e emoção na adesão religiosa: contribuição da Psicologia Cognitiva à Psicologia Social da Religião. O Congresso reuniu mais de 200 participantes, oriundos de 29 países, inclusive de Israel, Indonésia, Turquia e Irã. Posteriormente, apresentou, ao grupo de pesquisadores do Centre de Psychologie de la Religion da Universidade de Louvain-la-Neuve, o trabalho sobre o estado atual dos estudos de Psicologia da Religião no Brasil. Continua ministrando a disciplina Psicologia Social da Religião na pós-graduação do Programa Psicologia Social e coordenando o Laboratório de Psicologia Social da Religião. Neste, desenvolveu, com os colaboradores, a pesquisa Psicologia da Religião no Brasil: a produção em periódicos e livros, publicada em Psicologia: Teoria e Pesquisa (2009, 25 (3), 441-446) e realiza estudos sobre a contraintuição e as emoções como elementos essenciais da opção pela religião ou pela ciência. Concluiu a orientação de mestrado de André Gonçalves Mellagi, intitulada O enfrentamento religioso em pacientes portadores de HIV/ AIDS: um estudo psicossocial entre homens católicos e evangélicos. Publicou o capítulo Processos psicológicos de adesão a novas religiões japonesas, no livro organizado por Lisias Nogueira Negrão, e denominado Novas Tramas do Sagrado. Trajetórias e Multiplicidades (Edusp/Fapesp, 2009).

Alberto Pereira Lima Filho
Laureado 2000-2002

Continua dirigindo grupos de estudos multidisciplinares em Psicologia Analítica, tanto em São Paulo quanto em Sorocaba e Rio de Janeiro. Mantém sua participação no Fórum Junguiano. Dedicou-se ao trabalho com a Clínica Social, serviço de atendimento psicoterápico a pessoas de baixa renda, oferecido pela Opus Psicologia e Educação Ltda, sob sua supervisão e direção. Trabalhou com a divulgação de seu livro Alma: gênero e grau (São Paulo: Devir, 2008). No momento, prepara-se para apresentar trabalho sobre as relações entre ética e corpo em Ithaca, Nova Iorque, EUA, na Cornell University, a se realizar em agosto do corrente (On the Edge: Psyche in Ethics, the Arts and Nature). No período, redigiu e publicou artigos em revistas populares e participou de programas de rádio e televisão para tratar do tema "relacionamento amoroso".

Alacir Villa Valle Cruces
Laureada 2008

Como Representante Nacional da Sociedade Interamericana de Psicologia para o Brasil, a colega tem estabelecido contatos com outras associações, profissionais, estudantes e pesquisadores da área, a fim de divulgar a referida entidade e contribuir para seu fortalecimento em nosso país, assim como para o desenvolvimento da Psicologia nos países interamericanos. Como membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Psicologia (ANPEPP), preparou trabalho a ser apresentado na reunião de junho, próximo futuro, relativo às possibilidade de atuação junto a pessoas presas. A participação no Grupo de Trabalho do Sistema Prisional do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo facilitou a realização de eventos preparatórios para o VII Congresso Nacional de Psicologia e articulações com os Grupos de Trabalho de Criança e Adolescente e Direitos Humanos e Saúde, nos quais pontos importantes foram abordados. Como membro de um grupo de pesquisa que agrega pesquisadores de diversos Estados brasileiros, vem desenvolvendo pesquisa sobre a formação do psicólogo escolar e as Diretrizes Curriculares. Como professora e supervisora das áreas de Educação e Penitenciária, vem ajudando na preparação de eventos científicos e demais atividades acadêmicas, como a orientação de Trabalhos de Conclusões de Curso (TCCs), de pesquisas de Iniciação Científica e de preparação de alunos para estágios em escolas e em instituições penais.

Nota: A Diretoria, consciente da importância das contribuições profissionais e científicas que nossos colegas vêm realizando, cujo conhecimento os demais integrantes da Academia e também outros psicólogos podem ter especial interesse, solicita a todos os seus membros, bem como aos laureados, que remetam tais informações à Secretaria, durante o penúltimo mês do semestre anterior à publicação do próximo número deste Boletim. Reiterando o pedido feito por Circulares e Boletins anteriores, lembra aos prezados colegas que o próximo período para remessa dessas informações encerrar-se-á em 31 de outubro de 2010.