SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Atividades profissionais dos Acadêmicos e Laureados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.30 no.1 São Paulo jun. 2010

 

RESENHAS DE LIVROS

 

Alberto Pereira Lima Filho (Laureado pela Academia)1

Opus Psicologia e Educação

 

 

Albertini, P. & Freitas, L. (orgs.) (2009) Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Série Fundamentos de Psicologia (Silvares, E.; Assumpção Jr., F. & Priszkulnik, L., editores)

A experiência dos organizadores (Professores Doutores Laura Villares de Freitas e Paulo Albertini) em mais de duas décadas de ensino no Instituto de Psicologia da USP deu ensejo à produção do texto. A coletânea celebra a oportunidade de inserção das abordagens desses dois grandes pensadores – Jung e Reich – no ensino universitário brasileiro, o que fica indicado pelo agradecimento ao acadêmico Professor Doutor Norberto Abreu e Silva Neto "por seu papel decisivo para o desenvolvimento das abordagens de Reich e Jung no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo". Singelo portal para que se adentre ao texto e, ao mesmo tempo, portador de poderoso significado simbólico, o gesto de gratidão dos organizadores promove no leitor a atitude de respeito e abertura com que ele deve ser saboreado.

O livro é composto de duas partes independentes, sendo uma dedicada a Jung e a outra, a Reich. Alinhava os dois blocos um capítulo escrito a quatro mãos pelos organizadores. O desenvolvimento dos temas segue aproximadamente a mesma estrutura e percorre as seguintes áreas: a vida e a obra de cada um dos autores, bem como a forma como essas duas dimensões se articulam; ideias, noções, conceitos e métodos, com um levantamento dos fatores dos quais se originaram e em razão dos quais se desenvolveram; a relação dos autores com o contexto sócio-político-cultural da época em que viveram e trabalharam; o processo de diferenciação de cada um, assim como de suas produções, em relação à psicanálise freudiana, matriz ou referência teórica importante para ambos; os principais desenvolvimentos teóricos concomitantes e posteriores aos autores; as principais áreas temáticas e conceituais de suas obras; as diversas aplicações culturais, sociais e clínicas de suas abordagens. O capítulo final, fruto da experiência e da competência acadêmica dos organizadores, ocupa-se com a verificação de possíveis pontos de interseção e com as distinções entre as duas grandes obras. Percebe-se um artesanal esforço da parte dos autores, com um resultado instigante e surpreendente, que prima pelo cuidado, pela precisão e pelo rigor com que foi preparado.

Os textos que compõem o corpo principal do livro têm como autores Azevedo, L.; Bedani, A.; Bezinelli, J.; Câmara, M.; Maluf Junior, N.; Ramalho, S.; Ribeiro, A.; Rios, A.; Seixas, L; Silva, J.; Vilhena, M.; & Wagner, C., além dos próprios organizadores. Esses competentíssimos estudiosos redigiram verdadeiras "aulas magnas", que se constituem como referências confiáveis para o estudo da Psicologia Analítica de Jung e para as correntes de trabalho corporal que tiveram em Reich seu fundador e inspirador principal. O esforço de sistematização empreendido pelos autores, alinhado à impressionante capacidade de síntese que demonstraram, resultou em estudos a um só tempo pormenorizados, abrangentes e rigorosos. Ouso acrescentar que são belos, bem escritos, corretos. São trabalhos "de fôlego". O conjunto dos textos e cada estudo tomado isoladamente constituem rico material para o ensino das abordagens junguiana e reichiana. O leitor perceberá que os temas e conceitos principais das duas abordagens são retomados em diversas oportunidades, ao longo de textos distintos. Esse expediente promove maior e melhor compreensão da teoria articulada por um autor e pelo conjunto dos textos dentro de cada abordagem. O vislumbre de uma ideia a partir de ângulos distintos e a propósito de entendimentos cada vez mais amplos permite melhor diferenciação das noções apresentadas.

Fechando o texto com "chave de ouro", divisa-se um índice alfabético cuidadosamente preparado. Nele, termos oriundos do linguajar reichiano e do pensamento junguiano são apresentados em elegante harmonia. A ordem alfabética foi o único critério empregado para se determinar a sequência de apresentação dos termos. Com essa medida, os responsáveis pela publicação ressaltaram a condição simétrica com que apreciaram e apresentaram Jung e Reich, como só se pode esperar de um trabalho verdadeira e equilibradamente conjugados o valor de ambos os autores.

Possam os anos vindouros confirmar o propósito dos organizadores, a saber: "contribuir para a formação de profissionais capazes de interlocução e que não se encapsulem em nenhum feudo teórico". Uma vez que o conjunto do texto ilustra exemplarmente uma interlocução assim sadia e profícua, os psicólogos em formação, de posse do texto aqui apresentado, certamente contarão com sólido modelo para esse fim.

 

 

Recebido em: 01/03/2010
Aceito em: 25/03/2010

 

 

1 Mestre e Doutor em Psicologia Clínica. Contato: R. Dr. Bacelar, 231, sala 51 - São Paulo, SP. – Brasil - CEP 04026-001. E-mail: albertoplima@terra.com.br