SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Opus Psicologia e Educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.30 no.1 São Paulo June 2010

 

RESENHAS DE LIVROS

 

Carolina Pereira da Silva Cavalcanti1

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio)

 

 

Mira, M.H.N. & Dessandre, S.A.B. (orgs.) (2009) PSIG – Programa Sistêmico Integrador Global: um novo PACC – Rio de Janeiro: PUC-Rio

Esta contribuição constitui uma coletânea de histórias infantis elaboradas por diversos grupos de terceira idade, a partir de 55 anos, sem distúrbios graves neurológicos e psicológicos. Eles participam do programa preventivo de ativação cerebral que tem lugar na PUC-Rio. É dirigido por Maria Helena Novaes Mira, uma das organizadoras deste manual. O programa caracteriza-se por ser lúdico e preventivo, com finalidade de ajudar as pessoas a manterem ativas as funções cerebrais fundamentais e que contribuem para melhor qualidade de vida.

Para a elaboração das histórias, conteúdo do manual, procurou-se verificar quais as temáticas preferidas, os contextos realçados, as emoções envolvidas, além dos desfechos criados, no sentido de se ter uma ideia de aspectos essenciais do mundo infantil, sua linguagem, símbolos e artimanhas protagonizados pelas crianças. Destaca-se a preocupação de alguns dos participantes por apresentar lições de moral, surgindo sentimentos de afiliação, agressividade, gratidão, amizade com pessoas da família, ressaltando as vivências de um mundo dos bichos e da natureza, pressupondo carinho, aconchego e afeto.

Tentou, através da elaboração das histórias, oferecer aos participantes estratégias divertidas utilizadas pelas crianças, procurando proporcionar-lhes, como já foi referido, meios para que tornassem ativas as funções cerebrais como a memória, linguagem, atenção, concentração, percepção, raciocínio e criatividade.

São trinta as histórias elaboradas dentro da modalidade de "faz de conta", em que os animais e objetos adquirem qualidades humanas e pessoas sobrenaturais, nas quais os sonhos, desejos, medos são despertados através do "real" em um mundo em que tudo pode acontecer.

A experiência permitiu a todos viverem emoções e sentimentos de prazer, alegria, solidão, raiva ou amor, desejos e aspirações em que a memória renascia através de fatos vividos e imaginados. A identidade e projeções com o reino animal, com personagens tomadas do nosso folclore, do mundo atual e do imaginário permitiram aos integrantes viverem, pelo menos em fantasia, um mundo cheio de amor e de expectativas desejosas.

Enfim, a infância era revivida a cada momento de modo especial, como temas sobre a criança em que era proibida de comer jabuticaba na árvore, a outra feliz que acompanhava o pai no trabalho, da mágica do Pedrinho, entre outras experiências interessantes.

O mundo criativo era projetado, misturando o passado com o desejo de novas expectativas que eram vivenciadas nas histórias elaboradas com personagens de avós e da família, num intuito de sentir um passado desejado.

Todos os temas elaborados traziam em si um sentido vivencial de imagens coloridas no "aqui" e no "agora", entremeados com um passado real e fantasioso.

Dentre os resultados alcançados, destacou-se a socialização, a motivação grupal, o intercâmbio de experiência, o prazer de viver e o sentimento de criatividade. Permitia também que a experiência ganhasse um sentido pessoal e de temas de intercâmbio entre os participantes do grupo e fora dele, como no ambiente de origem.

O conteúdo do manual refletiu uma experiência vivida e motivadora das pessoas da terceira idade e de proveito para o divertimento e dramatizações das crianças, sobretudo as pré-escolares.

O manual é simples em sua composição, mas reflete a grandeza de sua mensagem; de utilidade para os profissionais da área da saúde, inclusive para os psicólogos e educadores, especialmente interessados na infância e terceira idade.

 

 

Recebido em: 13/11/2009
Aceito em: 15/01/2010

 

 

1 Pesquisadora do grupo de terceira idade na PUC/Rio. Contato: A/C Maria Helena Novaes Mira. Rua General Rabelo, 65 – COB-2 – Gávea, Rio de Janeiro, RJ. – Brasil - CEP 22451-010. Tel. (21) 2274-8804.