SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1INTERNACIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.30 no.1 São Paulo jun. 2010

 

OBITUÁRIO

Carlos Del Nero

(*02/06/1924 - †16/02/2010)

 

 

É com profundo pesar que esta Academia registra o passamento do Prof. Carlos Del Nero, um dos idealizadores e primeiro Presidente deste sodalício, fundado no dia 31/12/1979, ano em que se comemorou internacionalmente o centenário da Psicologia como ciência. Deixou esposa, um casal de filhos, além de netos e ainda uma pequena bisneta. Sua filha, Sonia Del Nero, graduada em Psicologia foi e é continuadora do seu legado.

O saudoso colega caracterizou-se sempre por seus princípios morais e pela dedicação à profissão e à família. Sua formação universitária em Educação e em Psicologia, tanto no Brasil como no Exterior (Estados Unidos da América), aliada a uma constante atualização constituíram-se nas bases de um legado tão importante para o progresso da Psicologia e da Educação no País.

Sua atuação profissional concretizou-se em um tempo bem produtivo e poderia continuar efetiva não fosse o acometimento de um Acidente Vascular Cerebral que limitou a vida do Acadêmico e interrompeu sua produção intelectual.

Os livros de sua autoria como "Escola de Pais", "Psicologia Comportamental do Adolescente" e principalmente os vários instrumentos psicológicos por ele criados, como o LIP (Levantamento de Interesses Profissionais), o PHD (Programação de Hábitos de Desempenho), o PAP/PAF (Programa de Atitudes dos Pais e Filhos), são provas evidentes de uma importante atuação profissional criadora e em vigência na atualidade.

O Acadêmico tinha o cuidado de efetuar constantes revisões em sua produção, tendo em vista as mudanças que ocorrem no mundo de hoje, em especial na área do Trabalho. É importante destacar também que sua contribuição literária baseou-se na prática psicopedagógica quando foi Diretor do Departamento de Orientação Psicológica da Universidade Mackenzie e também Assessor de Imprensa e Literatura do Juizado de Menores de São Paulo.

A instalação desta Academia foi uma das suas importantes iniciativas, contando com a colaboração de vários psicólogos, hoje Acadêmicos que proporcionam a continuidade ao seu legado. Com dedicação e com a formalidade que merece, preparou e conduziu a Sessão Solene de posse dos Acadêmicos fundadores, ocorrida em 22/08/1980, na Casa da Manchete, em São Paulo. Acontecimento que, por certo, permanece na memória daqueles que tiveram a felicidade de serem distinguidos pela citada láurea.

Como primeiro Presidente da Academia e com a colaboração dos membros da Diretoria, desenvolveu programas de significação para a história da ciência psicológica no Brasil. Cita-se a iniciativa da Memória Oral da Psicologia, realizada no Museu da Imagem e do Som na cidade de São Paulo e constituída por depoimentos gravados dos legados de muitos dos nossos Acadêmicos já falecidos. Esta iniciativa representou um exemplo de pioneirismo que possibilitou outras ações congêneres que esta Academia realiza hoje, com tecnologia vigente. Seguiu ainda ocupando outros cargos na Diretoria, sendo sempre atuante até quando a saúde lhe permitiu.

Esta Academia reconhece, neste momento, toda a atuação do Prof. Del Nero para o desenvolvimento da Psicologia e da Educação no País e reitera o pesar aos familiares e à comunidade científica e educacional brasileira, pela sensível perda.

A Diretoria