SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue85Intensity of depressive symptoms in adolescents through the Beck depression scale (BDI-II)Social psychology and the lost infancy in "City of God" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.33 no.85 São Paulo Dec. 2013

 

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

 

Estudo normativo do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças

 

Standardization study of the R-2: Non Verbal Intelligence Test for Children

 

Estudio normativo del R-2: Test de Inteligencia No Verbal para Niños

 

 

Helena Rinaldi Rosa1,I; Maria Laura Nogueira Pires2,I; Irai Cristina Boccato Alves (Cad. 31)3,II; Cristiano Esteves4,II

IUniversidade Estadual Paulista - UNESP
IIUniversidade de São Paulo - USP

 

 


RESUMO

Este estudo apresenta a padronização do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças, no Município de Assis – SP (Brasil), que é comparada a do Manual do teste referente ao Município de São Paulo. A amostra é composta por 559 crianças, metade de cada sexo, de 5 a 11 anos de idade, sorteadas nas escolas de Assis, respeitando a proporção de alunos matriculados em escolas municipais e particulares. Os resultados indicam diferenças entre as idades e os tipos de escola, mas não entre os sexos. São estabelecidas normas em percentis para a amostra total para cada idade. Comparando os resultados das crianças de Assis com os das de São Paulo as diferenças são significantes, com resultados levemente mais altos para os de Assis. Conclui-se que o R- 2 é adequado para avaliação cognitiva das crianças de Assis, sugerindo o uso das novas normas para esta região do Estado.

Palavras-chave: Teste R-2, Avaliação Psicológica, Teste de Inteligência Não Verbal.


ABSTRACT

This study presents the standardization of the R-2 Non Verbal Intelligence Test for Children conducted at the city of Assis – SP, Brazil, and compares it with the São Paulo city standardization. The sample was composed by 559 children, between 5 and 11 years old, half of each sex, students from Assis city, randomly selected according to their proportion in private and public schools. Results indicate differences between ages and school types, but not between sexes. Percentile norms were established for the total sample at each age. The comparison of Assis and São Paulo city children reveals significant differences and Assis' results slightly higher. The conclusion is that R-2 Test is appropriate to cognitive assessment of Assis children, suggesting the use of new norms for this region.

Keywords: R2 Test, Psychological assessment , Non Verbal Intelligence Test.


RESUMEN

En este estudio se presenta la normalización del R-2: Test de inteligencia no verbal para niños, en el municipio de Assis - SP (Brasil), siendo comparada con el manual del Instrumento referente al Municipio de São Paulo. La muestra está conformada por 559 niños, de ambos sexo, distribuidos simétricamente entre sí, con edades entre 5-11 años, seleccionados al azar de las escuelas del Municipio de Assís, respetando la proporción de alumnos matriculados en las escuelas públicas y escuelas privadas. Los resultados indican diferencias entre las edades y tipos de escuela, pero no entre los sexos. Las normas se expresan en percentiles divididos en edades. Comparando los resultados de los niños participantes del Municipio de Assís con los del Municipio de São Paulo, se observan diferencias significativas, con resultados un poco más elevados para el Municipio de Assís. Se puede concluir que el Test R-2 es adecuado para la evaluación cognitiva de los niños de Assís, por lo que se recomienda el uso de las nuevas normas para esta región del estado.

Palabras-clave: Test R-2, evaluación psicológica, Test de inteligencia no verbal.


 

 

Introdução

A preocupação com a avaliação da inteligência, em especial de crianças com problemas de aprendizagem, tem sido tema constante nas pesquisas e discussões, tanto no meio acadêmico como na mídia. Embora a avaliação psicológica constitua uma demanda cada vez mais freqüente, os instrumentos disponíveis nem sempre contam com normas adequadas para efetivá-la, de forma precisa. No Brasil há necessidade de instrumentos com padronização tanto em nível nacional como regional. Esta última questão motivou a realização da presente pesquisa, que apresenta um estudo de padronização regional do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças. Este teste foi idealizado, originalmente, por Rynaldo de Oliveira, é publicado pela Editora Vetor, com normas obtidas no Município de São Paulo, e está aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O R-2 avalia o fator g (fator geral) da inteligência, proposto por Spearman. O seu material é composto por 30 pranchas com figuras coloridas, identificadas como itens, a serem apresentadas uma de cada vez à criança. Os itens estão organizados em ordem crescente de dificuldade, sendo constituídos por figuras geométricas e por objetos comuns da experiência das crianças. Cada um deles mostra uma figura com uma parte faltando e o examinando deve identificar, entre as alternativas disponíveis, na prancha aquela que a completa, de acordo com o tipo de raciocínio envolvido. As figuras são coloridas, com o objetivo de tornar o teste mais atrativo e motivador para a criança (Rosa & Alves, 2000). Enquanto os itens do Teste das Matrizes Coloridas de Raven empregam apenas figuras geométricas e abstratas, o R-2 mostra, inicialmente, figuras que fazem parte da vida das crianças, e que, de certa forma, tornam a tarefa inicial mais fácil.

Informações mais detalhadas sobre a fundamentação teórica do R-2, especialmente sobre o fator g podem ser encontradas no Manual do Teste R-2 (Rosa e Alves, 2000) e no Manual do Teste R-1 (Alves, 2002), bem como em outras obras referentes à teoria bifatorial de Spearman (Bernstein, 1961 e Butcher, 1972).

Raven J., Raven J.C. e Court (1993) afirmaram que o Teste das Matrizes Progressivas de Raven avalia a capacidade edutiva, relacionada à capacidade de extrair um significado de uma situação nova e de induzir novos insights e informações a partir do que já é percebido e conhecido. O Teste R-2 avalia essa mesma capacidade. Os raciocínios empregados nos seus itens são: igualdade, soma, analogia, completamento de figura (concreta e abstrata), completamento de fundo, raciocínio classificatório, raciocínio numérico e raciocínio espacial.

O Teste R-2 foi padronizado por Rosa e Alves (2000) em amostra de 1554 crianças do Município de São Paulo, com idades entre 5 e 11 anos, aproximadamente metade de cada sexo, matriculadas na rede oficial de ensino. As escolas foram sorteadas respeitando a proporção de alunos matriculados na rede, em cada tipo de escola, estadual, municipal e particular, para controlar a variável nível socioeconômico, uma vez que o tipo de instituição escolar que a criança freqüenta pode ser um indicador dessa variável. Este procedimento também foi usado nesta pesquisa.

Na padronização, as médias dos pontos obtidos mostraram aumento progressivo com a idade, considerando as faixas etárias com amplitude de um ano. Não houve diferença significante entre os sexos, mas sim entre os tipos de escola: pública (estadual e municipal) e particular. O teste apresentou coeficientes de precisão e de validade que podem ser julgados como satisfatórios. A validade foi verificada pela correlação com o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala Especial, sendo que os índices obtidos mostraram que o R-2 avalia o fator g da inteligência, tal como o tipo citado por Raven (Rosa, 2000, 2003).

Rosa, Alves e Nascimento (2001) empregaram os dados da amostra de padronização para realizar a análise fatorial do R-2 e constataram que o teste avalia um único fator, que pode ser denominado de fator g ou fator geral da inteligência (p. 100). Apenas seis itens: 16, 19, 20, 23, 29 e 30, apresentaram cargas fatoriais baixas, mas não desprezíveis (entre 0,15 e 0,29). Alguns desses itens apresentaram nível de dificuldade muito elevado e foi sugerido que fossem alterados em futuras revisões do teste.

Na análise da literatura foram encontradas algumas pesquisas sobre o instrumento, descritas a seguir.

Costa e colaboradores (2003) empreenderam um estudo normativo do R-2 para crianças da cidade de Recife (PE), com 500 alunos das redes, pública e privada do Ensino Fundamental, de ambos os sexos e com idades de seis a 10 anos. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significantes nas médias de pontos entre as idades e, entre os sexos, apenas nas faixas etárias de 8 e 10 anos. A média de pontuação foi crescente em função do aumento da idade. As meninas obtiveram médias superiores às dos meninos, exceto para a faixa etária de 9 anos. Foi encontrada expressiva discrepância nas médias entre crianças de escolas públicas e particulares, com resultados superiores para estas últimas.

Menezes, Souza, Abou-Id e colaboradores (2004) pesquisaram a estabilidade temporal (precisão pelo reteste) do Teste R-2 em 143 crianças de ambos os sexos, com idades entre 5 e 7 anos, provenientes de escolas públicas e particulares da cidade de Belo Horizonte (MG). O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação variou de sete dias a três meses. A correlação teste-reteste foi de 0,66 para a amostra total, estatisticamente significante, sendo que para as faixas etárias de 5, 6 e 7 anos os coeficientes foram de 0,54; 0,59 e 0,74, respectivamente. Tais resultados foram menores do que os relatados no manual do teste, referentes aos estudos de padronização com as crianças do município da cidade de São Paulo.

Em outra pesquisa, Menezes, Souza, Diniz e colaboradores (2004) investigaram a validade do Teste R-2 em amostra representativa de Belo Horizonte (MG) com 725 crianças, de ambos os sexos, nas idades entre 5 e 12 anos (faixas etárias com amplitude de seis meses), de escolas da rede pública e particular. A validade de constructo do R-2 foi obtida pela diferenciação da idade cronológica, ou seja, verificar se ocorreria um aumento progressivo nos resultados no teste de acordo com o crescimento da idade. Os resultados confirmaram esse aumento, sendo que as crianças de escolas públicas apresentaram médias inferiores às das particulares.

Sene e Pereira (2005) verificaram a correlação entre o R-2 e o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven em amostra de 35 crianças da cidade de Taubaté, sendo 25 de escolas públicas e 10 de particulares, de ambos os sexos e idades entre sete e onze anos. Foi encontrado índice de correlação positiva moderada (Pearson) entre os dois testes, enquanto que as associadas ao rendimento acadêmico dessas crianças, foram baixas. A baixa variabilidade do grupo estudado pode ter influenciado os resultados e as autoras apontam a necessidade de novas pesquisas similares, com um número maior de crianças.

O R-2 também foi estudado por Flores-Mendoza, Mansur-Alves, Lelé e Bandeira (2007), que pretendiam determinar a influência da variável sexo nos resultados de testes de fator g (inteligência geral) e de habilidades específicas de crianças de Belo Horizonte (n = 1316) e de Porto Alegre (n = 779), na faixa etária de 5 a 11 anos. Foram empregados os testes Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Escala Verbal do WISC-III, R-2, Desenho da Figura Humana (DFH-III - sistema proposto por Wechsler), bem como o Bender (Koppitz), e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), na amostra mineira e o Raven, na gaúcha. A maior parte das diferenças entre os sexos encontradas nos desempenhos das crianças não foi estatisticamente significante, tendo ocorrido diferenças apenas no DFH - III e no Bender (Koppitz) na faixa de 5 a 7 anos. Nos testes de fator g, Raven e R-2, não foram constatadas diferenças entre os sexos.

A validade concorrente entre o R-2 e o Desenho da Figura Humana (DFH) com os sistemas de avaliação de Goodenough-Harris e de Koppitz, foi estudada por Rosa (2008). A amostra foi constituída por 1540 crianças, de 5 a 11,5 anos, de ambos os sexos, representativa de escolares da cidade de São Paulo. Todas as correlações entre o R-2 e as duas avaliações do DFH para a amostra total e em cada faixa etária foram estatisticamente significantes. As correlações entre o R-2 e a avaliação Goodenough-Harris para cada faixa etária variaram de 0,17 e 0,37 e de 0,16 a 0,34 para avaliação Koppitz do DFH, sendo que as correlações mais baixas ocorreram aos 5 anos. Para a amostra total, a correlação entre o R-2 e o Goodenough-Harris foi de 0,61 e entre R-2 e Koppitz foi 0,57. As correlações entre os dois sistemas de avaliação foram altas e significantes para cada idade, variando de 0,81 a 0,90 e para a amostra total foi de 0,90, que também é alta e significante. As correlações do R-2, em cada faixa etária, não foram muito altas, mas quando se considera a amostra total, que apresenta uma heterogeneidade maior, foram satisfatórias e semelhantes às de vários estudos que compararam o DFH com outros testes de inteligência.

Em estudo recente, Flores-Mendoza, Abad, Lelé e Mansur-Alves (2010) compararam o desempenho de crianças de Belo Horizonte no Desenho da Figura Humana (DFH) com outros testes de avaliação intelectual, entre os quais o R-2, as Matrizes Coloridas de Raven e o WISC-III. Empregaram duas amostras. Em uma delas foram estudadas 293 crianças que realizaram o DFH, (com as avaliações de Goodenough, de Goodenough-Harris e de Wechsler), o R-2 e o Bender (Koppitz). A amostra foi subdividida em três grupos em função da faixa etária: 5-7 anos (n=98), 8-9 anos (n=115) e 10-11 (n=80). Para o R-2, a correlação com a idade foi de 0,56 (explicando 31% da variância). O critério de validade desenvolvimental (efeito da idade) foi alto no DFH e no Bender e levemente menor no R-2. As correlações entre o DFH-III (Wechsler) e o R-2 foram de 0,34 para 5-7 anos, 0,38 para 8-9 anos, 0,33 para 10-11 anos, e 0,33 para a amostra total. Entre o Bender e o R-2 as correlações foram de -0,32 para 5 a 7 anos, -0,33 para 8-9 anos, -0,32 para 10-11 anos e -0,29 para a amostra total, sendo que todas foram significantes a 0,005. As correlações negativas com o Bender são esperadas, porque este teste é avaliado pelos erros, isto é, quanto mais forem, menores são os números de avaliação positiva.

Os autores concluíram que a associação entre o R-2 e o Bender não se altera em função da idade, enquanto entre o DFH e o Bender parece ser maior do que entre o DFH e o R-2, principalmente na faixa etária de 5-7 anos. Conclui-se que o "DFH parece solicitar mais aspectos psicomotores do que cognitivos nos anos pré-escolares. Essa tendência não se observa no R-2" (Flores-Mendoza e cols., 2010, p.80). Os tratamentos estatísticos efetuados para determinar as diferenças entre as correlações constataram que elas não foram significantes entre as três faixas de idade. Os autores concluem que os dados mostram uma sobreposição dos componentes psicomotores e cognitivos nos testes DFH, Bender e R-2, que se mantém até os 11 anos de idade. Acrescentam ainda que a associação entre o aspecto cognitivo e o psicomotor é uma característica do desenvolvimento infantil.

Gatto, Conceição e Figueiredo (2012) pesquisaram a relação entre o R-2 e o WISC-III em 60 crianças matriculadas em escolas públicas e particulares, entre 6 e 11 anos de idade, com média de 8 anos. Os resultados indicaram correlações maiores com a escala total (0,59) e a verbal (0,66) do WISC-III do que com a de execução (0,52), ainda que o R-2 seja um teste não verbal, As maiores correlações com os pontos brutos dos subtestes do WISC-III ocorreram com Semelhanças (0,77), Informação (0,71), Compreensão (0,69), Arranjo de Figuras (0,68) e Aritmética (0,68), sugerindo que o R-2 pode estar avaliando tanto capacidades verbais como não verbais. A maior correlação com Semelhanças pode indicar que o teste estaria avaliando a formação de conceitos.

Assim, pode ser observado que nos estudos apresentados com o R-2, desde a sua publicação, apenas o de Costa e cols. (2003), em Recife (PE), teve a preocupação de obtenção de normas. As demais pesquisas citadas mostraram que o teste apresenta dados satisfatórios de validade, quer pela diferenciação entre as idades, quer pela correlação com outros testes de inteligência. O mesmo pode ser dito quanto à precisão avaliada pelo reteste. As pesquisas também mostraram diferenças nas médias de pontos entre as crianças de escolas públicas e particulares, a favor das últimas.

 

Objetivos

A pesquisa teve como objetivos:

1. Estabelecer normas em percentis para a população infantil da cidade de Assis-SP.

2. Verificar se as variáveis idade, sexo e tipo de escola (estadual, municipal ou particular) influem sobre os resultados do Teste R-2.

3. Comparar os resultados entre as amostras das cidades de São Paulo e de Assis.

 

Método

Sujeitos

A amostra foi composta por 597 crianças de 4 anos e 9 meses a 11 anos e 8 meses, ½ de cada sexo; subdivididas em faixas etárias, com amplitude de um ano. Visando obter amostra a mais representativa possível, foram sorteadas crianças matriculadas nas escolas particulares e públicas municipais, na mesma proporção que as indicadas nas Estatísticas Educacionais do Centro de Informações Educacionais da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo (2006).

Este procedimento pretendeu controlar a variável nível socioeconômico, pois no Brasil, e particularmente no Estado de São Paulo, as famílias de nível mais elevado, em geral, matriculam as crianças em escolas particulares, enquanto as de nível mais baixo freqüentam as escolas públicas. Dessa forma, o tipo de escola foi considerado um indicador do nível socioeconômico. As escolas estaduais não atendem crianças menores de 11 anos, mas o fazem a partir da 6ª série do ensino fundamental. Por essa razão os participantes destes estabelecimentos, só foram incluídos nesta faixa etária, para fins da pesquisa. Assim, a amostra foi constituída por 446 crianças de escolas municipais, 38 de estaduais e 113 de particulares e, como corresponde às proporções relativas às estatísticas de matrículas, pode ser considerada representativa da população do Município de Assis.

Material

Conjunto das pranchas do Teste R-2, lápis ou caneta para anotação, Folha de Respostas e Crivo de correção.

 

Procedimento

A coleta de dados foi realizada com autorização da direção das Unidades Escolares, em alguns casos, também, das Delegacias de Ensino, bem como dos pais/responsáveis das crianças que compuseram a amostra. O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Regional de Assis (Parecer Nº. 61/2007, de 29/05/2007). As crianças foram avaliadas individualmente, em salas com condições adequadas de aplicação, nas próprias escolas e no horário de aula, sem prejuízo das atividades escolares, conforme a orientação dos professores.

 

Resultados

A Tabela 1 apresenta as médias e desvios padrão para o total de pontos obtidos em cada faixa etária, para cada tipo de escola e para a amostra total.

 

 

Para determinar a existência de diferenças de médias entre as idades foi realizada a análise de variância para a amostra total, tendo sido obtido um F = 108,335, p<0,001, indicando que as diferenças foram estatisticamente significantes. Para verificar como essas diferenças ocorreram, foram feitos os testes Pos Hoc de Tukey, sendo encontrados quatro subconjuntos de médias que não diferem estatisticamente entre si. O primeiro foi composto pelas crianças de 5 e 6 anos, o segundo, de 6 e 7 anos; o terceiro, de 8 e 9 anos e o quarto, de 10 e 11 anos. Assim, ocorreu o aumento progressivo das médias com o crescimento da idade, mas as diferenças significantes não apareceram entre todas as idades sucessivas.

Foram realizados os testes t para investigar as diferenças entre os sexos e entre os tipos de escola (pública e particular) para a amostra geral e para cada faixa etária. Não houve diferenças entre os sexos para a amostra total (t = -0,96, p=0,923), nem para cada uma das faixas etárias.

Também foram calculados os testes t para verificar a existência de diferenças entre os tipos de escola, agrupando-se os dados das municipais e estaduais como públicas. Os dados indicaram diferenças significantes (p<0,05) entre as médias por tipo de escola para a amostra total (t = -6,169, p=0,001) e para cada faixa etária, exceto para a de 7 anos. O pequeno número de crianças avaliadas nas escolas particulares pode ser responsável por este resultado, pois as de 7 anos não mostraram média maior do que as de 6 anos, como nas escolas públicas.

 

 

A Figura 2 ilustra as médias por idade para as escolas públicas e particulares, mostrando diferença por tipo de escola. No entanto, cabe ressaltar que a amostra de escola particular foi pequena, levando à necessidade de cautela para a generalização desses dados.

Para verificar se existiam diferenças de médias entre as idades nas Escolas Públicas foi efetuada a análise de variância, tendo sido obtido um F = 92,47, p<0,001, mostrando que elas foram estatisticamente significantes. Nos testes Pos Hoc de Tukey (Tabela 2) foram obtidos quatro subconjuntos de médias, que não diferem estatisticamente entre si, o primeiro, composto pelas crianças de 5 e 6 anos, o segundo por 6 e 7 anos; o terceiro por 8 e 9 anos e o quarto por 10 e 11 anos. Observa-se que as médias apresentaram aumento progressivo com a idade, mas em geral não ocorreram diferenças entre idades sucessivas.

 

 

 

Na análise de variância da amostra das escolas particulares foi obtido um F=24,54, p<0,001, indicando que as diferenças entre as médias foram estatisticamente significantes. Para determinar entre quais faixas essas diferenças ocorreram, foram feitos os testes Pos Hoc de Tukey, cujo resultado é mostrado na Tabela 3. Foram encontrados três subconjuntos de médias, que não diferiram estatisticamente entre si, o primeiro composto pelas crianças de 5 a 7 anos, o segundo de 8 a 10 anos e o terceiro de 10 e 11 anos. As médias apresentaram aumento progressivo com a idade, mas não ocorreram diferenças significantes, entre todas as idades sucessivas. Essa falta de diferenciação pode ter sido causada pelo pequeno número de crianças, avaliadas nas escolas particulares.

A partir dos pontos obtidos pela amostra, foram calculados os percentis em cada idade para a amostra global, que é representativa da população da cidade de Assis, apresentados na Tabela 4. Embora tenha havido diferenças significantes entre os tipos de escola e pelo fato do número de sujeitos das escolas particulares ter sido muito pequeno, não foram estabelecidos os percentis separados por tipo de escola.

As médias do Teste R-2 das crianças desta pesquisa foram comparadas com as da amostra de padronização da cidade de São Paulo por meio do teste t e são apresentadas na Tabela 5 e na Figura 3.

 

 

 

 

 

Os resultados da amostra total por idade indicam que as diferenças foram estatisticamente significantes em todas as comparações realizadas e em todos os casos, as médias de Assis foram maiores que as de São Paulo.

 

Discussão

Retomando os objetivos deste trabalho, é importante destacar que na revisão da literatura, embora tenham sido realizadas algumas pesquisas com o R-2, além da sua padronização original, o único estudo normativo localizado na literatura foi o de Costa e cols. (2003), na cidade de Recife. Este foi descrito em um resumo dos Anais do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, mas em nenhuma publicação posterior com a divulgação dessas normas. Assim, o único estudo normativo que pode ser usado para comparação com as crianças de Assis é o da pesquisa original de São Paulo (Rosa, 2000; Rosa & Alves, 2000).

Em relação à variável idade, os resultados da presente pesquisa confirmaram os obtidos por Rosa e Alves (2000) em São Paulo, por Costa e cols. (2003) em Recife, por Menezes, Souza, Diniz e cols. (2004) em Belo Horizonte, relativamente ao esperado aumento nas médias com a progressão da idade. A principal diferença entre os dados das crianças de Assis com as de São Paulo se refere à falta de diferenciação das médias entre 5 e 6 anos, entre 6 e 7 anos, entre 8 e 9 anos e entre 10 e 11 anos. Na pesquisa de São Paulo foram encontradas diferenças significantes entre todas as faixas etárias consecutivas. É provável que essa diferença seja devida ao fato da amostra de São Paulo ser constituída por um maior número de crianças e também era mais heterogênea. Provavelmente, esta heterogeneidade explica também as diferenças entre as crianças das duas cidades, uma vez que Assis é uma cidade menor, do interior do oeste do Estado de São Paulo, com aproximadamente 95 mil habitantes, localizada a 434 km da capital, com menores diferenças culturais e socioeconômicas entre seus habitantes. Essa diferença provavelmente, também, é responsável pelas médias mais altas das crianças de Assis em relação às de São Paulo.

Quanto ao gênero, não foram observadas diferenças na amostra de Assis, confirmando os dados encontrados na pesquisa original de padronização do Teste R-2 no Município de São Paulo (Rosa & Alves, 2000), bem como os de Flores e cols. (2007 e 2010). O único resultado divergente a este respeito foi o de Costa e cols. (2003) nas faixas de 8 e 10 anos, em que as meninas obtiveram médias de pontos superiores à dos meninos. Flores e cols. (2007) também apontam que nos dados do R-2 foi observada uma tendência de diferenças favoráveis às meninas em todas as faixas etárias, mas nenhuma delas foi estatisticamente significativa. Acrescentam ainda que seus resultados, têm demonstrado a inexistência de diferenças cognitivas relacionadas ao sexo em crianças e adolescentes. A ausência de diferenças entre os sexos em crianças nos testes de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e na Escala de Maturidade Mental Colúmbia também foi relatada por Alves (1998).

Outro resultado deste estudo foi relativo à diferença das médias entre as crianças provenientes de escolas públicas e particulares, que também foi observada por Rosa e Alves (2000), por Costa e cols. (2003), por Menezes, Souza, Diniz e cols. (2004). Em todas essas pesquisas as crianças de escolas particulares tiveram médias mais altas. Considerando que esta variável foi tomada como indicadora do nível socioeconômico, pode-se entender que nos níveis mais altos (nas escolas particulares), em que ocorre maior estimulação intelectual, o desempenho nos testes de fator g de inteligência tenha sido sistematicamente melhor do que os nas escolas públicas, isto é, com nível socioeconômico mais baixo.

 

Considerações Finais

Nesta pesquisa, foram apresentadas normas para o Teste R-2 por idade, entre 5 e 11 anos, para as crianças da cidade de Assis-SP, porém, não foram elaboradas tabelas separadas por tipo de escola, porque o número de sujeitos de escolas particulares foi pequeno, mesmo que tenha sido respeitada a proporção de matrículas de crianças nesse tipo de escola no município.

A principal conclusão foi a de ressaltar a necessidade de que sejam feitos estudos normativos em outras regiões do Estado de São Paulo e do Brasil, em função de ter sido constatada uma diferença nas médias das crianças de Assis em relação às de São Paulo. Sugere-se o uso das novas normas para a avaliação das crianças nessa região do Estado.

Contudo, é necessária a realização de novas pesquisas com amostras mais amplas, bem como que seja aumentada a de escolas particulares, de modo que possam ser construídas tabelas normativas que levem em conta o tipo de escola que a criança freqüenta, para permitir maior segurança no uso do R-2 para avaliação da inteligência infantil.

 

Referências

• Alves, I.C.B. (1998). Variáveis significativas na avaliação da inteligência. Psicologia Escolar e Educacional, 2(2), 109-114.         [ Links ]

• Alves, I.C.B. (2002). R-1: Teste Não Verbal de Inteligência. Manual. São Paulo, SP: Vetor Editora.         [ Links ]

• Bernstein, J. (1961). Introdución. El test de Raven. Em J. C. Raven. Test de Matrices Progressivas. Escala General. Manual. (4ª ed.; pp. 13-46). Buenos Aires: Editorial Paidos.         [ Links ]

• Butcher, H. J. (1972). A inteligência humana. São Paulo, SP: Ed. Perspectiva.         [ Links ]

• Costa, F.R.; Oliveira, C.; Santos, F.; Oliveira, M.; Pinto, R.; Jofilsan, T. & Ferrari, A. (2003). Normatização do teste R-2 para a população infantil em Recife-PE. III – Resumos do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, II. Universidade Federal da Paraíba, Associação de Pesquisa em Psicologia e Fundação Espaço Cultural, 29.

• Flores-Mendoza, C.E.; Abad, F.J.; Lelé A.J. & Mansur-Alves, M. (2010). O que mede o Desenho da Figura Humana? Estudos de validade convergente e discriminante. Boletim de Psicologia, LX (132), 73-84.         [ Links ]

• Flores-Mendoza, C.E.; Mansur-Alves, M.; Lelé A.J. & Bandeira, D.R. (2007). Inexistência de diferenças de sexo no fator g (inteligência geral) e nas habilidades específicas em crianças de duas capitais brasileiras. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 499-506.         [ Links ]

• Gatto, N. C.; Conceição, M. B. O & Figueiredo, V.L.M. (2012). WISC-III e R2: Um estudo de validade. In V. L. M. Figueiredo, J. M. Araújo & F. A. Vidal, Avaliando com o WISC-III: Prática e Pesquisa. (pp. 259-269). São Paulo: Casa do Psicólogo.         [ Links ]

• Menezes, A.C.Z.; Souza, J.A.; Abou-Id, E.R.; Figueiredo, F.V.; Oliveira, G.L.S. & Nascimento, E. (2004). Investigação da estabilidade temporal dos desempenhos no Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças – R-2. [CDROM] Resumos de Comunicação Científica da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Belo Horizonte.

• Menezes, A.C.Z.; Souza, J.A.; Diniz, L.F.; Oliveira, M.C., Veiga, C.R. & Nascimento, E. (2004). Investigação do parâmetro validade do Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças – R-2. [CD-ROM]. Resumos de Comunicação Científica da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Belo Horizonte.

• Raven, J.; Raven, J.C. & Court, J.H. (1993). Manual for Raven's Progressive Matrices and Vocabulary Scales: Section 1. General Overview. Oxford: Oxford, Psychologists Press.         [ Links ]

• Rosa, H.R. (2000). R-2: Teste Não-Verbal de Inteligência para Crianças. Padronização para crianças da cidade de São Paulo. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.         [ Links ]

• Rosa, H.R. (2003). Uma alternativa na avaliação da inteligência infantil: O Teste R-2. Boletim de Psicologia, LIII(119), 117-130.         [ Links ]

• Rosa, H.R. (2008). Validade do Desenho da Figura Humana na avaliação de Goodenough-Harris e nos Indicadores Maturacionais de Koppitz em crianças da cidade de São Paulo. Boletim de Psicologia, LVIII(128), 1-14.         [ Links ]

• Rosa, H.R. & Alves, I.C.B. (2000). R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças. Manual. São Paulo. São Paulo: Vetor Editora.         [ Links ]

• Rosa, H.R., Alves, I.C.B. & Nascimento, E. (2001). Análise fatorial do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 1, 99- 101.         [ Links ]

• Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo – Brasil. Estatísticas Educacionais do Centro de Informações Educacionais. São Paulo (2006).

• Sene, J.N. & Pereira, D.A.P. (2005). Validade do Teste R-2 de Inteligência e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven em crianças da cidade de Taubaté – SP. [CD-ROM] Resumos do II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Gramado - RS. IBAP.

 

Recebido: 13/05/2013
Corrigido: 10/06/2013
Enviado a Parecerista: 18/06/2013
Aceito: 24/07/2013.

 

 

1 Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis; Departamento de Psicologia Clínica UNESP. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IPUSP. Contato: Rua Fradique Coutinho 1590, apto. 63, CEP: 05416-002 , São Paulo, SP - Brasil. Tel: (11) 99687-6343. E-mail: helenarr@assis.unesp.br
2 Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis; Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho UNESP Contato: Rua Fradique Coutinho 1590, apto. 63, CEP: 05416-002 , São Paulo, SP - Brasil. Tel: (11) 99687-6343. E-mail: laurapires@uol.com.br
3 Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP. Contato: Rua Fradique Coutinho 1590, apto. 63, CEP: 05416-002 , São Paulo, SP - Brasil. Tel: (11) 99687-6343. E-mail: iraicba@usp.br
4 Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Contato: Rua Fradique Coutinho 1590, apto. 63, CEP: 05416-002 , São Paulo, SP - Brasil. Tel: (11) 99687-6343. E-mail: cristianoesteves@uol.com.br

Creative Commons License