SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue85Congressos InternacionaisMaria Helena Novaes Mira (⋆13/07/1926 - †16/09/2012) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.33 no.85 São Paulo Dec. 2013

 

OBITUÁRIO

 

Paul Stephaneck (⋆04/04/1924 - †22/12/2010)

 

 

Aidyl Macedo de Queiroz Pérez Ramos1

Cad. nº 30 "Paula Souza"

 

 

A Academia Paulista de Psicologia informa, embora tardiamente, o falecimento do Prof.º Paul Stephaneck, ex- ocupante da Cadeira nº 33, deste sodalício, cujo Patrono é Roberto Weit.

Imigrante da Bélgica, pronto fez do Brasil sua segunda pátria, onde desenvolveu brilhante carreira universitária e aqui permaneceu até a sua morte. O trabalho do Prof.º Stephaneck especialmente na docência universitária, sempre foi fundamentado em princípios éticos, de seriedade, constância e dedicação.

Nascido na Hungria, onde realizou as primeiras letras, depois foi para a Bélgica (1962) onde obteve o título de Licenciado em Ciências Psicológicas, na Université Libre de Bruxelles. Logo após a aquisição desse título, ingressou na vida acadêmica participando de associações de Psicologia, tomando parte em eventos e publicando artigos científicos. Como profissional atuante e sério em suas proposições, foi convidado para lecionar no Brasil, na recém-instalada Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Nessa função fez carreira universitária e a ela se dedicou inteiramente. Iniciou-a após estudos prévios das condições e necessidades daquele ambiente universitário e também do Brasil, ministrando várias disciplinas e realizando pesquisas importantes para o desenvolvimento do País, sempre enriquecidas pelo contato frequente com seus mestres e colegas europeus.

Implantou, em 1966, uma área nova de trabalho, na Faculdade de Psicologia Industrial, com o campo de investigação, a Ergonomia. Nesta área, várias linhas de pesquisa foram desenvolvidas no pioneiro Laboratório de Ergonomia por ele criado, no qual atendia um número apreciável de bolsistas, formando, assim, um conjunto de especialistas para essa área do saber psicológico. Também se dedicava aos alunos de graduação em Psicologia, abrindo – lhes novas frentes de desenvolvimento e possibilidades de trabalho futuro.

Nesse ambiente realizou seu doutorado, pouco tempo depois a Livre- Docência e posteriormente, o concurso de Professor Titular. Durante esse tempo, além de sua constante dedicação aos alunos e à pesquisa psicológica, publicou muito, evidenciando contínua regularidade na produção científica. De início, os seus livros e artigos eram escritos em francês, a fim de exportar a sua produção realizada no Brasil e, posteriormente, o fazia em português, já com familiaridade com esse idioma e de ter formado uma pleide de especialistas na área com os quais partilhava suas idéias. Foi inconfundível sua atitude de extrema simpatia, respeitando as diferenças individuais e procurando estabelecer constante união entre os colegas, entre muitas outras qualidades.

Em fim, é com justiça que a Congregação da Faculdade de Ribeirão Preto da USP atribuiu-lhe o Título de Professor Emérito principalmente, por formar grande número de discípulos, desenvolver diversas áreas do conhecimento, além de facilitar a interdisciplinaridade nos programas de graduação e pós-graduação na unidade onde trabalhava. Aumentou de maneira considerável, o potencial cientifico e didático da Psicologia no País.

O Prof.º Paul Stephaneck, além de ter desenvolvido, uma nova linha de trabalho, a Psicologia Industrial, suas ideias se transcrevem na produção científica, deixando um legado considerável para as novas gerações de psicólogos.

 

 

1 Editora desta revista e Secretária Geral da Academia Paulista de Psicologia (APP), Profª Titular pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Contato: Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes - CEP 05009-020, São Paulo, SP. – Brasil. Tel. (11) 3657-8889, E-mail: juanaidyl@uol.com.br

Creative Commons License