SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue86A History of Psychology Institute of the Federal University of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.34 no.86 São Paulo  2014

 

Editorial

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1

 

Esta revista continua em expansão, no Brasil e no exterior. O presente número (v. 34, no. 86) inclue artigos provenientes de cidades do nordeste: São Luis do Maranhão, João Pessoa (Paraíba) e Natal (Rio Grande do Norte); do sul e do sudeste: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Do Estado de São Paulo, inclui contribuições de São Carlos, Mogi das Cruzes, Campinas e Osasco; e, do exterior, Minho (Portugal), Madrid (Espanha) e Cidade da Praia (Cabo Verde).

Com o objetivo de divulgar este veículo em língua estrangeira, os resumos dos artigos são transcritos em inglês e espanhol, assim como as Instruções aos Autores, em espanhol. É publicada em via postal e on-line e em várias bases de dados, inclusive no DJR (Directory of Research Journal Indexing).

Os artigos ora publicados, alguns de natureza histórica, outros, na sua maioria, de natureza teórica ou de pesquisa, referem-se, respectivamente, às consequências psicológicas de doenças graves e dos fatores de risco, quadros depressivos, estresse, e até questões urbanísticas.

No campo da História da Psicologia, Marina Autuori faz um estudo sobre as origens do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, partindo dos primórdios dessa instituição quando ainda era integrada à Psiquiatria. O Acadêmico Roberto Kanaane (Cad. 21) e Miriam Isida, apresentam trabalho no qual procuram relacionar as contribuições humanistas aos projetos de Tecnologia da Informação, transferindo-as à Psicologia Organizacional.

A Acadêmica Elsa Lima G. Antunha (Cad. 29), em discurso na cerimônia de posse de Dóris Lieth Nunes Peçanha, ao saudar esta nova Acadêmica, que passou a ocupar a Cadeira 19, relembra as contribuições dela, tanto no Brasil, como na França e no Canadá, bem como o legado do Patrono e dos antecessores da referida Cadeira. Dóris por sua vez, discorre sobre sua vida e obra, com o seu posicionamento perante à Psicologia.

Vários trabalhos na área de Teorias, pesquisas e estudos de casos são inseridos também neste número da revista. Arianne de Sá Barbosa e colaboradoras estabelecem discussão entre várias vertentes da Psicologia Cognitiva. A partir dessa linha teórica, outros autores referem-se às reações psicológicas das doenças crônicas (AIDS, câncer, cardiopatias congênitas e, do ponto de vista psiquiátrico, o transtorno de pânico); dos grupos de risco (cegueira, adolescentes grávidas, etc.); e aos estudos de casos.

José Henrique Lobato Vianna relaciona o soropositivo à memória e à religiosidade; Maria de Lourdes da Silva Santos Capelozza e colaboradoras apresentam estudos sobre câncer na gravidez; José M. Montiel e outros estudam a ansiedade em pacientes com transtorno de pânico e Alana Almeida e outros, os sintomas ansiosos e depressivos em mães de crianças em pós-operatório de cardiopatia congênita.

Quanto aos trabalhos com grupos de risco (cegueira, bombeiros, gravidez na adolescência) citam-se os artigos de Edilena de Jesus Souza Santos e Silvana Maria Moura da Silva que analisam a participação dos familiares na formação educacional de filhos com cegueira; Geórgia de Oliveira Moura e colaboradores que examinam os transtornos de Estresse Pós-Traumático em bombeiros; Edna Lúcia Coutinho de Souza e colaboradores que estudam a gravidez de adolescentes na dinâmica familiar e Milena de O. Rosseti e Francisco Baptista Assumpção Junior (Cad. 17) que realizam a adaptação, para o nosso meio, de um inventário de comportamento sexual para fins de detecção de crianças estupradas. Com respeito a estudos de casos, a saudosa Acadêmica Geraldina Porto Witter, que até recentemente ocupou a Cadeira 23 desta Academia, e Fernanda Moraes estudam casos de docentes matriculados em cursos sobre discurso científico. Jorge Dias, Rui Abrunhoso e Nilton Formiga apressentam uma contribuição especial intitulada "A (Des)organização na Cidade da Praia: contexto privilegiado para a transgressão e a delinquência juvenis ?"

Completam o conteúdo deste número do Boletim, as resenhas de Norberto Abreu e Silva Neto (Cad.6) sobre um livro recente (2012) de Padilla Gálvez que analisa a autorreferência da subjetividade; de Cleusa K. Sakamoto sobre o livro de Mahfoud referente às experiências elementares da Psicologia; e o livro de Walter Trinca (Cad. 40) sobre os procedimentos de Desenhos-Estórias, resenha efetuada pela saudosa Geraldina Porto Witter. Uma relação de eventos nacionais e internacionais são também incluídos.

Desejamos a todos uma proveitosa leitura.

 

1 Secretária Geral da Academia Paulista de Psicologia (APP), Profª Titular pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Contato: Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes - CEP 05009-020, São Paulo, SP. - Brasil, tel. (11) 3657-8889, e-mail: juanaidyl@uol.com.br

 

Creative Commons License