SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87A Arte em Freud: Um estudo que suporta contradições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.34 no.87 São Paulo dez. 2014

 

Editorial

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1

 

Informamos aos nossos leitores que esta revista continua em expansão, principalmente nas bases de dados, sendo recentemente incluída também na DJRI (Directory of Research Journal Indexing), e continua em busca do DOI; os resumos em inglês e em espanhol. As Instruções aos Autores estão também em espanhol.

Mantém as unidades previstas, História da Psicologia e Pesquisa, Teoria e Estudos de Casos. Na primeira, contamos com três artigos importantes, um deles sobre Freud e Artes, escrito por Sandra Autuori e Dóris Rinald; História das Representações Sociais dentro do conteúdo da Psicologia Social, de Talita Flores e colaboradores e um estudo normativo para a cidade de São Paulo do antigo e conhecido Teste Goodenough-Harris, elaborado por Helena Rinald Rosa e Iraí Cristina B. Alves (Cad. 31). Como se percebe, os artigos demonstram variedade; partem da Teoria e alcançam medidas psicológicas para o nosso meio.

Na unidade de Teorias, Pesquisas e Estudos de Casos há um número maior de artigos e em variados temas. Abrangem ansiedade em adolescentes, dependentes químicos, escrito por Daniel Bartholomeu e quatro outros; o espaço criativo em adolescentes de escolas públicas, por Kátia de Souza; stress, ansiedade e depressão em mulheres que sofrem de dor de cabeça, por Vivian Mascella, Marilda Lipp (Cad.7) questões religiosas em motoristas acidentados, por Ana Maria Morini e o texto de vulnerabilidade social na infância, escrito por Miriam Conceição e Edda Bomtempo (Cad. 36). Abrangem, principalmente, questões atuais e comportamentos depressivos resultantes de vivências da realidade presente.

Um grupo maior de trabalhos se refere à Psicologia Organizacional: medida psicológica sobre a percepção de suporte organizacional em trabalhadores empresariais, escrito por Nilton Formiga e Marcos A. de Souza; entrevista motivacional, por Lívia Guimarães e Neliana Figlie e comportamento grupal, por Regina Lopes e outros. Tais contribuições mostram como esta área da Psicologia vem aumentando dia a dia.

O importante desses artigos são suas respectivas procedências, como indicativo da extensão regional deste número da revista. Provêm de capitais brasileiras (Brasília, S. Paulo, Paraíba, João Pessoa e Campo Grande) e de cidades do interior do Estado de São Paulo (Americana, Piracicaba e Campinas). Juntam-se a estes trabalhos um proveniente dos Estados Unidos (Washington) e outro do Perú (Arequipa).

Completam o conteúdo deste número da revista, algumas resenhas e o obtuário da saudosa Acadêmica Geraldina Porto Witter (Cad. 21). Uma relação de eventos nacionais e internacionais no campo da Psicologia e áreas afins é incluída neste número, como sempre acontece nesta revista.

Desejamos a todos, proveitosa leitura.

 

1 Editora deste veículo. Secretária Geral da Academia Paulista de Psicologia (APP), Profª Titular pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Aposentada e ex-contratada pelo IPUSP. Contato: Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes – CEP: 05009-020, São Paulo, SP.- Brasil, tel. (11)3862-1087, E-mail: juanaidyl@uol.com.br

Creative Commons License