SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87A corrosão do caráter: Consequências pessoais do trabalho no mundo atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.34 no.87 São Paulo dez. 2014

 

Resenhas de livros

 

 

Sakamoto, C. K. & Silveira, Isabel Orestes. (2014) Como fazer projetos de iniciação científica. São Paulo: Paulus, 111 pp.

 

Domingos Zamagna1

TV Globo

Assembléia Lesgistativa de São Paulo - ALESP

 

 

A universidade é o espaço humano destinado a estudar todos os assuntos relevantes, não há nada que escape à sua abrangência. É verdade que já quiseram, e às vezes até conseguiram, diminuí-la para torná-la burocrática, inexpressiva, uma espécie de fábrica de diplomas, uma instituição de horizontes estreitos. O que é inadmissível, pois sempre foi constituída para a produção e a transmissão de conhecimento científico.

O Prof. Zeferino Vaz, paradigma da visão universitária (foi professor, pesquisador, gestor de algumas das maiores universidades brasileiras), costumava dizer que a universidade é o local do diálogo entre ciências, artes e filosofia. Ora, não há conhecimento científico sem pesquisa. Por isso todo estudante universitário é incentivado a ser um pesquisador. Foi pensando nos jovens universitários que desejam (ou são convidados assim que seus professores percebem seu potencial) encaminhar-se para a iniciação científica o que ocasionou esta obra recém-lançada pela Editora Paulus. As autoras têm boa experiência universitária. Cleusa Sakamoto é Doutora em Psicologia pela USP, e Isabel Silveira é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, ambas lecionando na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Rua Major Maragliano nº 191- Vila Mariana - São Paulo-SP www.fapcom.edu.br). É verdade que existem várias obras sobre o assunto, citadas na bibliografia e webgrafia (pp. 89-92), mas nenhuma delas chega ao nível de exatidão e praticidade como esta. Sabemos que os cursos de metodologia (quase sempre oferecidos no primeiro ano) nem sempre são bem assimilados pelos estudantes de graduação em Psicologia. Os seus professores constatam, a cada dia, como é difícil encontrar alunos que saibam realizar um trabalho de cunho acadêmico, até mesmo depois da graduação. Por isso, além dos cursos de metodologia, eles precisam de alguma bibliografia que lhes sirva realmente de apoio, que os guie passo a passo, a começar pela elaboração do próprio projeto de iniciação científica. Pois a iniciação científica, para o universitário, é a primeira etapa para a entrada num campo vastíssimo que o levará à produção de excelência acadêmica.

O livro das duas experientes autoras serve também aos professores e orientadores, inclusive para os que, já na fase de conclusão dos estudos para uma habilitação, devem elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Uma obra, portanto, por causa da clareza e da sequência prática, veio preencher uma lacuna na vida dos universitários. Não deverá faltar na biblioteca de toda faculdade e de todo jovem que pretenda conduzir seus esforços ao nível do trabalho científico.

 

Recebido: 10/10/2014 / Aceito: 20/10/2014

 

 

1 Jornalista profissional (TV Globo e ALESP), professor universitário, tradutor e atual Editor da Revista Digesto Econômico, da ACSP. Contato em São Paulo, Brasil: dzamagna@usp.br

Creative Commons License