SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue88González Blasco, (2011). Humanizando a medicina: uma metodologia com o cinema. São Paulo: Centro Universitário; São Camilo - Setor de Publicação. ISBN 978-8587121-26-4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.35 no.88 São Paulo Jan. 2015

 

RESENHAS DE LIVROS

 

 

Giroa, C.F.A.R (org) (2014) Interdisciplinaridade: Saberes e fazeres. São Paulo: Cabral Editora Universitária.

 

 

Prof. Dr.João Elias Nery1

 

 

Interdisciplinaridade é um tema que, desde os anos 1970, faz parte de projetos psicopedagógicos de cursos de diferentes níveis de ensino, e das orientações do Estado para a educação no país. Configura-se como um desafio teórico e prático para pesquisadores de diferentes áreas, que buscam inserir tanto as discussões sobre o tema quanto as práticas decorrentes à sua efetiva implantação no contexto educacional brasileiro.

Como obra panorâmica, o livro apresenta um conjunto de reflexões que abordam aspectos diversos da interdisciplinaridade, seja na discussão dos aspectos metodológicos e contextuais para seu desenvolvimento de programas de pós-graduação nas universidades, seja nas manifestações culturais e até gastronômicas, como expressões do uso de conhecimentos de diferentes áreas para a uma visão conjunta de fenômenos contemporâneos.

As contribuições têm como fio condutor o trabalho do Grupo de Pesquisa em Criatividade e Inovação na Arte, na Ciência e no Cotidiano, que é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os vinte e sete autores dos vinte artigos do livro, vinculados ou não ao grupo de pesquisa citado, têm formações que incluem psicologia, direito, comunicação, educação, artes, letras, filosofia, farmácia e bioquímica, entre outras. Abordam objetos de estudo de naturezas diversas, o que contribui para a necessária diversidade nas abordagens, que, por configurarem um panorama da interdisciplinaridade no Brasil, têm como ponto de partida o exame do tema, a partir de suas diferentes manifestações sobre a Interdisciplinaridade, possibilidades, limites, aplicabilidade e histórico de sua presença no contexto brasileiro. Destes, alguns temas abordados nos artigos que, no conjunto, apresentam o que poderíamos definir como "estado da arte" da interdisciplinaridade no Brasil.

É possível, ainda, identificar o conceito de complexidade (Morin, 1999), como elemento que perpassa a significativa dos textos, com relevância para aqueles que têm como objeto o assunto no sistema educacional. Para situar o conceito do tema em referencia, no contexto brasileiro, duas fontes foram essenciais: a pesquisadora brasileira Ivani Fazenda (1999, 2012, 2014), por sua contribuição para esse estudo, e a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - que, desde os anos 1990, desenvolveu no âmbito da Pósgraduação a área multidisciplinar, posteriormente designada interdisciplinar.

São relevantes, também, para parte significativa dos artigos, os conceitos de inovação e criatividade, os quais têm destaque desde a apresentação e estão em sintonia com o Grupo de Pesquisa que anima os trabalhos e a publicação do livro. Para diversos autores, trata-se de verificar na realidade da educação e da cultura brasileiras a existência de ações e práticas inovadoras e criativas, o que está na essência mesma do livro.

Ao que foi afirmado pela organizadora, pode-se acrescentar que diversos artigos buscam apresentar a interdisciplinaridade para além do sistema educacional, vinculando práticas interdisciplinares nos campos das artes e da cultura, da comunicação e da gastronomia, o que valoriza tanto a percepção do tema como elemento central das diversas práticas sociais, quanto estimula a compreensão de temas destes campos, a partir do viés interdisciplinar. Desta forma, pode-se, por exemplo, analisar a obra de um artista gráfico, um filme ou, ainda, um movimento cultural da cena paulistana dos anos 1970-1980. O resultado consiste em compreendermos que interdisciplinaridade não é um conceito sem história, mas inserido nas práticas educacionais, culturais e políticas, tendo sido incorporado ao contexto brasileiro contemporâneo.

Tal incorporação ocorreu, como demonstram os artigos do livro, progressivamente, tendo como parâmetros órgãos do Estado, responsáveis pela organização do sistema educacional, pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação universitários. Em registro mais amplo, o conjunto dos atores envolvidos com os processos educativos que ocorrem na sociedade, especialmente aqueles que se dedicam às questões da criatividade e da inovação, sempre desejadas, mas tão dificilmente alcançadas nas relações de ensino e aprendizagem.

Como se afirma em um dos artigos do livro (p. 17) "A razão da demanda [por programas interdisciplinares de pós-graduação], cada vez mais crescente, segue uma tendência que é mundial, a de unir e não separar", constatando que a interdisciplinaridade não é um modismo, mas um conceito e uma prática já enraizados no contexto educacional e cultural brasileiros.

Os artigos podem ser agrupados em dois campos: no primeiro incluiríamos aqueles que abordam a interdisciplinaridade como processo integrado ao sistema educacional, com análises incidindo sobre resultados e perspectivas da implantação de programas interdisciplinares de pós-graduação; no segundo, menos coeso, análises que têm como foco a interdisciplinaridade como parte de processos culturais e sociais, não necessariamente educacionais. Dentre estes, destaca-se o artigo "Movimentos culturais interdisciplinares: Tropicália, Udigrudi e Lira Paulistana", que interpreta estes movimentos, como ações interdisciplinares, na medida em que reúnem diversos saberes e práticas do campo artístico e cultural; oferece aos envolvidos no processo - artistas, público e sociedade - experiências que integram música, poesia, dança, teatro, intervenção política.

A interpretação da psicanálise freudiana, por parte de processo interdisciplinar nos instiga a compreender os processos de construção do conhecimento, para além das disciplinas e das instituições que se dedicam à pesquisa. Demonstra o autor que "... outros foram instigados e investiram nesse novo modo de ver não só a 'psique', segundo Freud, mas a vida pensante de seu tempo, pois suas pesquisas saíram dos consultórios, dos hospitais e de repente foram parar em um 'atelier', por exemplo".

Concluímos a resenha com uma afirmação existente no livro em apreciação e que entendemos, expressa o espírito da obra e nos convida à leitura:

Formar o cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho não é a única, tampouco a função mais importante da pós-graduação, mas sim, contribuir para que as pessoas que por ela passem se tornem mais felizes.
(Interdisciplinaridade: saberes e fazeres, p. 16).

 

 

1 Pós-Doutor em Comunicação, Coordenador do curso de Relações Públicas na Faculdade Paulus 242 de Tecnologia e Comunicação. São Paulo, Brasil. contato: coord.rp@fapcom.edu.br

Creative Commons License