SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue89Therezinha Moreira Leite's taking office (Chair 16) at the Sao Paulo Academy of Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.35 no.89 São Paulo July 2015

 

EDITORIAL

 

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1

Cad. nº 30 "Paula Souza"

 

 

Esse número, isto é, v.35 (nº 89), que corresponde a Julho - Dezembro, 2015, registra a posse das duas Acadêmicas, Therezinha Moreira Leite para a Cadeira 16, e Leila de La Plata Cury Tardivo para a Cadeira 23, e também premiações de três doutores em Psicologia. Ato de transcendência para este sodalício.

Compõe este número um total de 14 artigos incluindo os dois citados acima, outro proveniente de Arequipa (Peru) sobre Honório Delgado, psicólogo peruano, fato que indica a expansão latino-americana desta revista. Há também trabalhos em inglês que ratificam a tendência à internacionalidade deste veiculo.

Outros temas refletem vários assuntos, com ênfase à natureza médicopsicológica, como os referentes à doação de órgãos, à recidiva do câncer, à retração precoce do bebê ao humor de gestantes adolescentes e à discussão psicológica sobre "erro médico". Prosseguem estudos mais atinentes à Psicologia, como o estresse na adolescência, à socialização de jovens com síndrome de Down pelo Karatê e à "estetização do Self" pelas consequências das redes sociais na "internet".

Dando fechamento aos trabalhos apresentados, são registrados: dois deles, um resultante de conferencia internacional sobre um tema de necessidade atual, efetuado por Maria Regina Maluf (Cad. 28) referente ao processo de alfabetização, e outro, sobre estudo de casos em Psicologia Organizacional e Educação Corporativa, de coautoria de Roberto Kanaane (Cad.21).

Três resenhas de publicações atuais, chamam a atenção neste número do Boletim: Marcelo M.Nicaretta (Membro Correspondente dessa Academia) homenageia Norberto Abreu e Silva Neto, nosso vice-presidente, atualmente falecido, com a apresentação de um livro de suas publicações "Fragmentos de metamorfose: cuidado materno e cuidado psicoterapêutico". Aline Frascarelli e Maria Imaculada Cardoso Sampaio resenham o importante livro referente ao histórico da Glette, o Palacete e a USP, organizado por Aparecida Angelica Z. Paulovic Sabadini, Cesar Ades e outros. Cibele Coury faz com grande satisfação, a resenha do mais recente livro de Dóris Peçanha (Cad. 19) resultante de concurso de Professora Títular na Universidade Federal de São Carlos, acontecido recentemente.

Esperamos que este número de nossa revista seja de intensa utilidade para os seus leitores, sobretudo na aquisição de novos conhecimentos psicológicos.

 

 

1 Editora desta revista e Secretária Geral da Academia Paulista de Psicologia (provedora deste veículo). Docente da PUC e Professora Titular UNESP e USP, aposentada. Contato: Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes, 05009-020, São Paulo, SP. Brasil.

Creative Commons License