SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número90Conhecimento do nome das letras e habilidades iniciais em escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.36 no.90 São Paulo jan. 2016

 

EDITORIAL

 

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1

Cad. nº 30 "Paula Souza"

 

 

Primeiramente, parabenizamos com a atual Diretoria da Academia Paulista de Psicologia pelas articulações feitas em prol ao aumento de contribuição a esta revista.

Deste número provêm trabalhos de varias regiões do pais (São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul) e do estrangeiro (Perú e Espanha, como também resultados da aplicação de um instrumento brasileiro em jovens argentinos). Além disso, conhecimentos de interesse atual são desenvolvidos, como os de alfabetização por Sylvia Barrera e Maria J. dos Santos, e os efeitos da internet, pelo "facebook" por Elizabele M.Sobrinho, Maria C. Antunes e Ana C.N.Wanderbroocke.

Temas sobre humanização (alojamento conjunto mãe-bebê) em hospitais gerais são expostos por em grupo de autores, a começar por Camila F. Sant'Ana; o envelhecimento por Rosane A. Sá e Ana C.N.S Wanderbroocke, e doenças que avassalam o mundo de hoje, como o HIV/AIDS são discutidas por Luciana A.F.Mizara e Sonia M.O Andrade. Interesse especifico é dado aos acompanhantes nas cirurgias labiopalatinas em hospital especializado, por Ana Paula Razera e outros; como também à síndrome autista, por Maria L. Silva e outros.

A área de medidas é acrescentado um trabalho sobre uma escala de medida do comportamento antissocial e delinquencial, por Nilton Formiga e colaboradores, autores sempre presentes em nossa revista, agora aplicada em jovens argentinos.

Para terminar com os artigos neste número, citam-se, em Psicologia Organizacional, o trabalho de Roberto Kanaane (Cad nº 21) e Marcelo Paranzini e o do "comportamento proativo" no futebol do Brasil, elaborado por Amilton Bento e Narbal Silva.

O número é também ilustrado por resenhas de livros recentes e brasileiros. São referentes a um chamado à leitura, à uma visão geral do progresso de universidades paulistas, às novas aberturas à psicanálise e criatividade no mundo de hoje.

Um sentimento de tristeza envolve este número do Boletim. São os obituários de dois Acadêmicos valiosos que nos deixaram, recentemente: Norberto Abreu e Silva Neto (★10/07/1944 -✚27/08/2015) e Salomão Rabinovich (★24/02/1945 - ✚11/01/2016). Seguem os nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Esperamos que este Boletim transmita a seus leitores novas ideias sobre Psicologia, em especial na área educacional, clinica, organizacional e de medidas. Convidamos os colegas e amigos à leitura dos textos apresentados.

 

 

1 Editora desta revista e Secretária Geral da Academia Paulista de Psicologia (provedora deste veículo). Docente da PUC e Professora Titular UNESP e USP, aposentada. Contato: Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes, 05009-020, São Paulo, SP. Brasil.

Creative Commons License