SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue91Stress in nursing professionals working in Emergency Care Units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.36 no.91 São Paulo July 2016

 

EDITORIAL

 

 

Vera Barros de Oliveira1

Cad. nº 35 "Elza Barra"

 

 

O presente número do Boletim Academia Paulista de Psicologia atento à problemática atual, a qual, muitas vezes envolve temas sociais atrelados aos da saúde e da educação, apresenta uma série de treze artigos e duas resenhas, em que, cada um deles, a seu turno, traz a grande contribuição da Psicologia, ao fazer a exposição e discussão à luz de pesquisas e reflexões a respeito desses temas. A fim de facilitar o acompanhamento dessa leitura, os artigos foram organizados em três grandes blocos. Num primeiro momento, este Boletim elenca quatro textos sobre violência, em várias de suas modalidades, contextos e consequências, levando em conta possíveis ações de intervenção. Inicia-se por artigo sobre a violência contra a mulher, em violação a seus direitos, revela uma assimetria social, histórica e cultural entre os gêneros. Conclui pela necessidade de uma conscientização dessa realidade junto a políticas públicas.

Na sequência, artigo enfoca a violência escolar junto a adolescentes e sua associação à violência intrafamiliar, sintomas internalizantes e satisfação em viver. Ainda sobre a violência intrafamiliar associada a abuso sexual, pesquisa junto a crianças e adolescentes em acolhimento institucional salienta a necessidade do apoio profissional sistematizado à vítima e sua família, como prevenção à defesa dos direitos da criança e do adolescente e evitando seu afastamento definitivo da família. Sobre violência sexual junto à criança, estudo documental revela que todas as crianças apresentaram indicadores de comprometimento emocional, como extrema insegurança, ansiedade, angústia e culpa, fuga da realidade. Artigo teórico, a seguir, acompanha a evolução do caráter rítmico do brincar sensório-motor para o narrativo simbólico e ressalta justamente a grande e insubstituível importância do Brincar livre e auto-motivado da criança como instrumento regulador de seu equilíbrio emocional e interação social afetiva. Em um segundo bloco, este Boletim aborda a problemática relativa aos profissionais que atuam em áreas da Saúde, como o artigo sobre o estresse em profissionais de enfermagem atuantes em Unidades de Pronto Atendimento, assim como o texto que aponta para as vulnerabilidades dos cuidadores de idosos hospitalizados e a necessidade de que sejam cuidadas. A seguir, estudo traça em grandes linhas o histórico do Acompanhamento Terapêutico de Grupo e relata pesquisa-ação que ressalta as possibilidades dessa alternativa terapêutica. Em um terceiro bloco, artigo voltado para a Educação traz uma reflexão crítica sobre a Tanatologia no Brasil e no mundo e relata experiência de curso Psicologia da Morte no IPUSP. Na área da Psicologia Escolar, estudo de caso sobre o processo de formação do docente constata a relevância da metodologia ativa, sendo que a vivência de professores e alunos em cenários do dia-a-dia proporciona as competências necessárias para atuação na rede de ensino. A seguir, estudo que objetivou o impacto da escola na aprendizagem da compreensão de textos e da leitura, apresenta resultados que contribuem para tal nos primeiros anos do ensino fundamental. Na sequência, artigo aborda a temática da liderança e cultura organizacional em empresas familiares, em estudo de caso sistêmico e psicodinâmico. Finalizando, este Boletim apresenta uma revisão de literatura psicológica e de ciências sociais sobre experiências contemporâneas, ditas anômalas, em suas dimensões espirituais, entre outras.

Completam o número desta revista, duas resenhas de livros, sendo a primeira uma ampla e multidisciplinar coletânea de textos sobre o transtorno de ansiedade e a síndrome do pânico e, a segunda, um roteiro bem traçado, prático e elucidativo para a leitura e aplicação do Guia Curricular para o Ensino de Habilidade Básicas.

Desejamos a todos uma boa e profícua leitura, assim como contamos com sua participação efetiva em nossas publicações futuras.

 

 

1 Secretária Geral da Diretoria da Academia Paulista de Psicologia, Professor Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Rua Prof. Artur Ramos, 178 - apto. 42 -Sirius -CEP 01454-010. São Paulo - vera.barros.oliveira@terra.com.br - telefone (11) 3796-6503 - celular (11) 9 9173-7395.

Creative Commons License