SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número91El estrés en los profesionales de enfermería que trabajan en Unidades de Cuidados de Emergencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.36 no.91 São Paulo jul. 2016

 

EDITORIAL

 

 

Vera Barros de Oliveira1

Cad. nº 35 "Elza Barra"

 

 

O presente número do Boletim Academia Paulista de Psicologia atento à problemática atual, a qual, muitas vezes envolve temas sociais atrelados aos da saúde e da educação, apresenta uma série de treze artigos e duas resenhas, em que, cada um deles, a seu turno, traz a grande contribuição da Psicologia, ao fazer a exposição e discussão à luz de pesquisas e reflexões a respeito desses temas. A fim de facilitar o acompanhamento dessa leitura, os artigos foram organizados em três grandes blocos. Num primeiro momento, este Boletim elenca quatro textos sobre violência, em várias de suas modalidades, contextos e consequências, levando em conta possíveis ações de intervenção. Inicia-se por artigo sobre a violência contra a mulher, em violação a seus direitos, revela uma assimetria social, histórica e cultural entre os gêneros. Conclui pela necessidade de uma conscientização dessa realidade junto a políticas públicas.

Na sequência, artigo enfoca a violência escolar junto a adolescentes e sua associação à violência intrafamiliar, sintomas internalizantes e satisfação em viver. Ainda sobre a violência intrafamiliar associada a abuso sexual, pesquisa junto a crianças e adolescentes em acolhimento institucional salienta a necessidade do apoio profissional sistematizado à vítima e sua família, como prevenção à defesa dos direitos da criança e do adolescente e evitando seu afastamento definitivo da família. Sobre violência sexual junto à criança, estudo documental revela que todas as crianças apresentaram indicadores de comprometimento emocional, como extrema insegurança, ansiedade, angústia e culpa, fuga da realidade. Artigo teórico, a seguir, acompanha a evolução do caráter rítmico do brincar sensório-motor para o narrativo simbólico e ressalta justamente a grande e insubstituível importância do Brincar livre e auto-motivado da criança como instrumento regulador de seu equilíbrio emocional e interação social afetiva. Em um segundo bloco, este Boletim aborda a problemática relativa aos profissionais que atuam em áreas da Saúde, como o artigo sobre o estresse em profissionais de enfermagem atuantes em Unidades de Pronto Atendimento, assim como o texto que aponta para as vulnerabilidades dos cuidadores de idosos hospitalizados e a necessidade de que sejam cuidadas. A seguir, estudo traça em grandes linhas o histórico do Acompanhamento Terapêutico de Grupo e relata pesquisa-ação que ressalta as possibilidades dessa alternativa terapêutica. Em um terceiro bloco, artigo voltado para a Educação traz uma reflexão crítica sobre a Tanatologia no Brasil e no mundo e relata experiência de curso Psicologia da Morte no IPUSP. Na área da Psicologia Escolar, estudo de caso sobre o processo de formação do docente constata a relevância da metodologia ativa, sendo que a vivência de professores e alunos em cenários do dia-a-dia proporciona as competências necessárias para atuação na rede de ensino. A seguir, estudo que objetivou o impacto da escola na aprendizagem da compreensão de textos e da leitura, apresenta resultados que contribuem para tal nos primeiros anos do ensino fundamental. Na sequência, artigo aborda a temática da liderança e cultura organizacional em empresas familiares, em estudo de caso sistêmico e psicodinâmico. Finalizando, este Boletim apresenta uma revisão de literatura psicológica e de ciências sociais sobre experiências contemporâneas, ditas anômalas, em suas dimensões espirituais, entre outras.

Completam o número desta revista, duas resenhas de livros, sendo a primeira uma ampla e multidisciplinar coletânea de textos sobre o transtorno de ansiedade e a síndrome do pânico e, a segunda, um roteiro bem traçado, prático e elucidativo para a leitura e aplicação do Guia Curricular para o Ensino de Habilidade Básicas.

Desejamos a todos uma boa e profícua leitura, assim como contamos com sua participação efetiva em nossas publicações futuras.

 

 

1 Secretária Geral da Diretoria da Academia Paulista de Psicologia, Professor Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Rua Prof. Artur Ramos, 178 - apto. 42 -Sirius -CEP 01454-010. São Paulo - vera.barros.oliveira@terra.com.br - telefone (11) 3796-6503 - celular (11) 9 9173-7395.

Creative Commons License