SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue91BOCCALANDRO, Marina Pereira Rojas (org). Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico - uma visão multidisciplinar, São Paulo: Manole, 2016. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.36 no.91 São Paulo July 2016

 

RESENHAS DE LIVROS

 

 

WINDHOLZ, Margarida H. Passo a passo, seu caminho: guia curricular para o ensino de habilidades básicas. São Paulo: EDICON, 2016. 482 p. 2ª ed. rev. e amp.

 

 

Sergio Lucas Camara1

PUC-SP

 

 

A origem desse livro está relacionada a uma experiência pessoal da autora que se deparou com a situação de uma criança de 12 anos, com síndrome de Down, sem espaço nas escolas da época. O trabalho inicial de acompanhamento da criança envolveu a mãe, depois agregou outras pessoas, bem como outras crianças que também apresentavam dificuldades no processo de aprendizado. Surgiu, assim, a "Escola Carminha", que depois foi oficializada como "CARE - Centro de Aprendizagem e Reabilitação do Excepcional", em 1977. Foi um longo período de dedicação, aos poucos o trabalho foi organizado sistematicamente para a elaboração do primeiro Guia Curricular brasileiro, como resultado de 15 anos de pesquisa nessa escola e em outras instituições e clínicas. Uma proposta pioneira, escrita de modo didático, com o objetivo de oferecer uma orientação para a instalação de habilidades básicas essenciais, que tornam a pessoa especial independente e competente na realização de certas tarefas rotineiras ocupacionais e, se possível, acadêmicas.

A obra é composta de quatro capítulos, sendo os três primeiros introdutórios, a começar por esclarecimentos sobre o ensino das primeiras habilidades que uma criança deve adquirir, bem como a organização de um guia curricular propriamente dito, com o elenco programático, treino e instrumento para avaliação; é o passo a passo na construção do guia. No segundo capítulo, faz-se uma apresentação dos programas formais e informais, conteúdo e a linha base que norteia por onde começar o treino com cada aluno, considerando o que ele já tem em seu repertório. Ainda nesse capítulo, é enfatizado o treino, como a mais importante etapa desses programas. No terceiro capítulo encontrase a base epistemológica da obra, são apresentados os princípios da análise do comportamento, a importância do reforçamento, a identificação dos estímulos reforçadores no início de uma situação de ensino-aprendizagem; apresentamse também regras para o reforço de comportamentos desejáveis, bem como refere-se ao enfraquecimento de comportamentos indesejáveis.

Na sequência, a autora trata do apoio técnico ao educador, com explicações sobre a coleta e análise de dados. O terceiro capítulo é finalizado com a apresentação das folhas de registro e de representação gráfica do desempenho do aluno nesse programa. O quarto e último capítulo, a autora apresenta o Guia Curricular, um conjunto de programas para aprendizagem das habilidades fundamentais, para o desenvolvimento geral, social e cognitivo das crianças e jovens. São dezoito unidades, cuja apresentação de cada um inclui o comportamento-alvo, objetivos, pré-requisitos, ambiente físico, material, planejamento das sessões, avaliação inicial, consequencialização e registro. Os cinco primeiros programas apresentados referem-se às habilidades básicas de senso-percepção (visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa), contato visual, comportamento exploratório, procura de objetos e imitação motora. Depois são apresentados os programas de comunicação. Esse material acumula a vantagem de ser um guia aberto, que pode passar por ampliações, pois o formato favorece o acréscimo de novas habilidades. A proposta da autora não prescinde de contribuições oriundas das tecnologias recentes, como vídeos disponíveis na internet que podem colaborar na realização dos programas

A primeira edição dessa obra foi publicada há 28 anos. Foram significativos os avanços ao longo dessas décadas, inclusive na área jurídica, como a aprovação, há pouco mais de um ano, da Lei nº 13.146, de 6/07/2015, sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência. Entretanto, como bem se pode perceber pelo material que aqui é ofertado, não basta a inclusão, é necessário olhar para as condições da inclusão e oferecer formação específica àqueles que estão envolvidos com a situação e, nesse sentido, a atual edição, revisada e ampliada, continua sendo um referencial teórico e prático no processo de inclusão.

Uma determinação jurídica é, sem dúvida, um passo importante para que as mudanças aconteçam, mas é necessário desenvolver um método, construir formas que possam concretizar os objetivos pretendidos. É isso que encontramos nesse livro, um guia, um caminho que possibilita a superação de dificuldades e a aplicação didática de um processo que beneficia aqueles que são portadores de alguma deficiência. A autora compartilha não apenas seus conhecimentos, mas oferece também, aos que desejam conhecer mais sobre o assunto, uma rica lista de sugestões para leitura que abrange livros, periódicos e artigos publicados. Ao final, o leitor pode conhecer mais sobre a autora, sua trajetória, e também alguns dedicados colaboradores que não mediram esforços para evidenciar a imprescindível importância da aprendizagem no desenvolvimento humano. Trata-se de uma obra de grande valor para psicólogos, educadores, pais e outros profissionais e pessoas interessadas no processo de aprendizagem e chega às nossas mãos neste momento em, no cenário nacional, está em pauta uma relevante discussão sobre a reforma no ensino médio.

 

 

1 Mestrando em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica - Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica e Mestre em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima das Perdizes. Contato: Rua Apiacás, 250, Perdizes - São Paulo/SP, CEP: 05017-020. Tel.: (11) 98274-0921. Email: sergiolucas40@hotmail.com

Creative Commons License