SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número93Escala de hábitos de lazer: comprovação da sua estrutura fatorial e diferenças em função do sexo, idade e nível educacional de jovens de Montes Claros - MGFERNANDES, O.; LIPP, M. E. N. (2017). Vidas no fórum: histórias de personagens da justiça. Análise psicológica do comportamento humano. Salvador: JusPodivm. 272p. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.37 no.93 São Paulo jul. 2017

 

RESENHAS DE LIVROS

 

 

CAMPOS, E. M. P.; MINERBO, M. (2017). Atendimento psicanalítico do transtorno de pânico. Coleção série prática clínica. São Paulo: Zagodoni. 112p.

 

 

Liliana Liviano Wahba (Cad.5)

 

 

A obra esclarece o diagnóstico do Transtorno de Pânico e apresenta um apanhado histórico da evolução do conceito na psicanálise desde Freud até autores posteriores como Winnicott. Aborda também a vinculação com a teoria de trauma freudiana. Elucida com clareza a noção de angústia fundamental e desamparo mental originário, com o desenvolvimento decorrente de uma reação traumatizante em situação sentida como um perigo: "Reação original ao trauma do desamparo" (p. 39). Vincula ainda substratos filosóficos como em Kierkegard, para quem a angústia é a "vertigem de liberdade". A explanação teórica vem ilustrada com resumos de casos clínicos que elucidam os conceitos abordados. Um dos capítulos apresenta um caso clínico mais completo. Os autores iluminam alguns aspectos essenciais permitindo ao leitor uma compreensão desse Transtorno; há nos capítulos algumas repetições de conceitos já apontados em capítulos anteriores por outro autor, e o capítulo "Outras contribuições psicanalíticas" talvez poderia separar as "contribuições" das "aplicações da teoria". Os capítulos sobre contemporaneidade e psicossomática apresentamse muito esquemáticos e merecem ampliação com bibliografia atualizada em outra obra. Em suma, trata-se de um livro que permite elucidar a teoria e a clínica do tratamento de um transtorno que acomete tantas pessoas e lhes traz limitações consideráveis. Para o profissional da saúde a obra permite uma revisão de conceitos e para o leigo auxilia saber que há meios de se tratar e amainar tal sofrimento na clínica.

Creative Commons License