SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número93CAMPOS, E. M. P.; MINERBO, M. (2017). Atendimento psicanalítico do transtorno de pânico. Coleção série prática clínica. São Paulo: Zagodoni. 112p.KANAANE, R. (2017). Comportamento humano nas organizações - o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional - 3ª edição - São Paulo: Editora Gen/Atlas. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.37 no.93 São Paulo jul. 2017

 

RESENHAS DE LIVROS

 

 

FERNANDES, O.; LIPP, M. E. N. (2017). Vidas no fórum: histórias de personagens da justiça. Análise psicológica do comportamento humano. Salvador: JusPodivm. 272p.

 

 

Sara T. Pérez Ramos

 

 

Subjaz aos autores, a perspectiva teatral de que as vidas no fórum se desenvolvem em um palco, em que os juízes, protagonistas, ocupam o centro da cena, enquanto os coadjuvantes, ou seja, o ministério público, os advogados, os servidores, a polícia, as partes envolvidas e a opinião pública participam do desenrolar da trama.

Os aspectos formais desse livro contribuem para essa imagem de palco, ao utilizarem a estratégia de, ao invés de recorrer a notas de rodapé, optam por alternar no fluxo do texto, trechos em destaque em cinza que se destinam a esclarecimentos teóricos e de casos, que cumprem o papel de script e bastidores.

Em relação ao conteúdo, trata sobre as variáveis que incidem no exercício profissional de juízes, as intrínsecas, ou seja, subjetivas, como traços de personalidade, como a soberba; cognição, como o tempo de investidura; e história de vida. Também faz referências às variáveis extrínsecas, relativas às representações e expectativas de jurisdicionados e público em geral em relação a eles e ao judiciário, como morosidade, compadrio e corrupção.

Refletem sobre o lugar de poder ocupado pelo magistrado em seu exercício de poder, a responsabilidade envolvida em seus julgamentos decorrentes de tomadas de decisão que, imparciais, visam o respeito e a aplicabilidade da lei. Os juízes enfrentam pressões cotidianas em sua profissão, como o volume de processos em relação aos prazos, ou seja, a sobrecarga de trabalho. Inclusive, podem se deparar com situações em que sofrem violência seja verbal ou de ameaças a sua integridade, por parte dos envolvidos nas lides.

Frente a tantos estressores cotidianos enfrentados por juízes, os autores sensibilizam para que busquem ajuda psicológica, quando se sentirem afetados em sua vida profissional e fora dela.

Embora os temas tratados façam referência a juízes em salas de audiência em sua dura realidade, amenizam-se com a ilustração de alguns casos.

Creative Commons License