SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue93FERNANDES, O.; LIPP, M. E. N. (2017). Vidas no fórum: histórias de personagens da justiça. Análise psicológica do comportamento humano. Salvador: JusPodivm. 272p.Personality traits and empathic abilities: a predictive study on medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.37 no.93 São Paulo July 2017

 

RESENHAS DE LIVROS

 

 

KANAANE, R. (2017). Comportamento humano nas organizações - o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional - 3ª edição - São Paulo: Editora Gen/Atlas.

 

 

Sandra Ap. Formigari Ortigoso1

 

 

No dia 14 de setembro de 2017 foi lançado o livro - Comportamento humano nas organizações - O desafio dos líderes no relacionamento intergeracional de autoria do acadêmico prof. Dr. Roberto Kanaane ocupante da Cadeira 21 da Academia Paulista de Psicologia. Em sua terceira edição, totalmente revista, ampliada e atualizada, o livro traz em seu prefácio as contribuições da Dra. Aidyl Macedo Queiroz Perez Ramos - Presidente da Academia Paulista de Psicologia - Gestão 2016-2018.

Subdividido em oito capítulos, o livro apresenta o comportamento humano nas organizações focalizando as concepções sobre o trabalho abordando desde o seu significado até as mudanças na estrutura e organizações do trabalho, permeando inclusive o home office suas tendências e perspectivas.

Através da retomada de conceitos associados à experiência do autor, o livro traz indicadores sobre como gerir a interdependência entre a conduta individual e coletiva, associando-a ao ambiente organizacional mais amplo e seu processo de desenvolvimento. Assim, o processo organizacional é amplamente dinamizado, priorizando sinalizadores de como evitar a deterioração organizacional e a consequente promoção da saúde organizacional em tempos atuais, futuros e em mudanças paradigmáticas.

Nesse sentido, o quadro geral de desenvolvimento organizacional é explicitado com ênfase no cenário - homem e trabalho - relações interpessoais e pontos de conflitos buscando-se entender o ser humano de maneira holística (ser social e político, inclusive) e promover os processos participativos com excelência.

Para subsidiar os leitores quanto ao gerenciamento das relações sociais e os processos de interação socioprofissional, o livro aborda as concepções de atitudes e comportamentos no contexto de trabalho. Assim, são destacados fatores para tornar o ambiente organizacional mais propício às interações sociais facilitadoras e complementares em termos de apoio mútuo, parcerias e reciprocidade entre os seus membros.

As representações sociais, enfatizadas quando do prefácio da primeira edição do livro, elaborado pela saudosa Dra. Maria Helena Contreiras de Figueiredo Steiner, foram revisitadas e constituíram-se em objeto de investigações por parte do autor, trazendo à tona o conjunto de percepções, informações e o campo de representação mental acerca de dado fenômeno ou situação social. Dessa maneira há um capítulo específico no livro que analisa as representações sociais que os trabalhadores elaboram sobre si mesmos e sobre o trabalho que desempenham.

Para corroborar os conteúdos anteriormente apresentados e fortalecer as contribuições acadêmicas e práticas dessa terceira edição do livro, o autor destaca o processo de liderança numa perspectiva longitudinal, sinalizando, entretanto, os desafios dos líderes no relacionamento intergeracional.

De maneira contemporânea, os aspectos extraídos das vivências acadêmicas e práticas do autor, quanto a relevância da liderança coach como uma estratégia diferenciada para a gestão de equipes multigeracionais e multiculturais, proporcionam insights e oportunidades no intuito de estabelecer alianças estratégicas e a consequente convergência de competências voltadas aos objetivos coletivos e em específico às metas e propósitos organizacionais, com qualidade de vida.

Ao estabelecer a interface entre os aspectos teóricos e práticos, o autor sinaliza ao final de cada capítulo um estudo de caso e questões correspondentes para análise e reflexões sobre os temas abordados e suas aplicações.

O livro pode ser agregado às disciplinas: Comportamento Organizacional e Comportamento Humano nas Organizações. Sugerimos também como leitura complementar para as disciplinas - Psicologia aplicada à Administração; Psicologia Organizacional e Psicologia Industrial dos cursos de Psicologia, Gestão de Pessoas, Administração, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Estratégica.

 

 

1 Assistente Social com Pós Graduação em Psicologia da Aprendizagem e das Relações Interpessoais, Administração Geral, Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior. Professora Universitária nos cursos de Pós Graduação em Gestão de Pessoas da Faculdade São Bernardo (FASB) e nos cursos de MBA em Gestão Empresarial na UNIFIL - Londrina. Consultora organizacional na Roka Consultoria em Gestão de Pessoas (roka.com.br). Co-autora, em parceria com o prof. Dr. Roberto Kanaane, dos livros - Manual de Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano e Gestão Pública - Planejamento, Processos, Sistemas de Informação e Pessoas, ambos pelo Grupo Gen/Atlas.Voluntária em programas de recrutamento, seleção e orientação de carreira em Unidade Básica de Saúde Centreville, Cruz Vermelha Brasileira, ONGs, universidades e associações.

Creative Commons License