SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmicoKANAANE, R.; ORTIGOSO, S.A.F. Manual de treinamento: como desenvolver programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Gen/ Atlas, 2018. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.38 no.95 São Paulo jul./dez. 2018

 

RESENHA DE LIVROS

 

PÉREZ-RAMOS, A. M. Q ; DA SILVA, S.M.M; DA COSTA, M.P.R., Brincadeira para crianças com deficiência visual, do nascimento aos 6 anos de idade, Appris Editora, 2017. Curitiba.

 

Cleusa Kazue Sakamoto

 

Trata-se de um texto prático e bem estruturado. É baseado em programas aplicados à Estimulação Visual junto às crianças com graves problemas nesta área. Utilizam-se de sessões realizadas no próprio lar, com às mães ou responsáveis por aquelas. Objeto de doutoramento da Drª Silvana Maria Moura da Silva, junto à Universidade Estadual de Campinas.

Pensando nisso, o livro em destaque, é dirigido a pré-escolares com os graves problemas citado. A originalidade está na utilização dos brinquedos comuns à fase dos seis primeiros anos, mas que são adaptados às dificuldades visuais e aos atrasos decorrentes, principalmente na área motora. Além disso, o treinamento no lar é também original.

A obra é voltada aos diferentes profissionais interessados e integrados com a temática, como educadores, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros e, também, aos pais e aos demais cuidadores das crianças citadas. Enfim, àqueles envolvidos no processo de inclusão educacional, começando nos pequenos desde sua primeira idade; ponderando-se que é nesse período de vida que as condições visuais são favoráveis a transformações, facilitando, sobremaneira, progressos, especialmente quando a intervenção é lúdica.

É um livro convidativo à leitura e de consulta para aqueles que atuam na área, principalmente, pais e professores. Vamos lê-lo.

Creative Commons License