SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue95PÉREZ-RAMOS, A. M. Q ; DA SILVA, S.M.M; DA COSTA, M.P.R., Brincadeira para crianças com deficiência visual, do nascimento aos 6 anos de idade, Appris Editora, 2017. Curitiba. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.38 no.95 São Paulo July/Dec. 2018

 

RESENHA DE LIVROS

 

KANAANE, R.; ORTIGOSO, S.A.F. Manual de treinamento: como desenvolver programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Gen/ Atlas, 2018.

 

Teresinha Covas Lisboa

 

 

A obra apresentada é composta de seis capítulos e o formato escolhido pelos autores direcionam o leitor a refletir sobre os estudos de caso e questões para debates.

O prefácio, elaborado pela Profa. Dra. Amália Neide Covic, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, explicita de forma concisa as formas de representações conceituais apresentadas pelos autores, alinhando os conteúdos administrativos, tecnológicos e comportamentais aos estudos de casos oferecidos para reflexão.

Na abertura de cada capítulo, o leitor encontra sugestão de vídeos que discorrem sobre os objetos de estudo. Esta metodologia privilegia os docentes e discentes no entendimento do modelo apresentado e possibilita uma visão geral do capítulo.

No Capítulo 1, denominado "Parcerias estratégicas: impactos na formação e desenvolvimento do potencial humano", os autores apresentam uma retrospectiva histórica das formações de parcerias estratégicas que geram impacto à formação e desenvolvimento do potencial humano. Há um cuidado em apresentar os principais órgãos educacionais públicos e privados, visando estudar estratégias, diretrizes e técnicas implementadas com sucesso.

No Capítulo 2, "Tendências e perspectivas quanto à busca de competitividade com base na tecnologia da informação e comunicação (TIC)", são demonstradas as tecnologias usadas no processo educacional, demonstrando que há possibilidade de eliminar barreiras na Educação a Distância, apresentando alternativas e conhecimentos com a mesma qualidade do ensino tradicional.

O Capítulo 3, "Potencial humano: foco na gestão do conhecimento, educação corporativa e universidades corporativas", apresentam aos leitores as informações, indicadores e propostas comportamentais, visando facilitar o processo de ordenação e sistematização do conhecimento institucional. Um ponto interessante do capítulo é a demonstração das universidades corporativas, que procuram capacitar e desenvolver os colaboradores de empresas a fim de formar líderes e investigar novas metodologias de aprendizado profissional.

O capítulo 4, "Paradigmas em educação, treinamento e desenvolvimento" tem o objetivo de demonstrar como a postura profissional se comporta diante das tendências socioeconômicas-culturais. Os tópicos escolhidos enfatizam o alinhamento existente em todo processo educacional nas empresas.

O capítulo 5, "Contribuição dos jogos e simulações em educação, treinamento e desenvolvimento do potencial humano", oferece subsídios sobre dinâmicas de grupo em treinamento e desenvolvimento. É um momento especial do livro, onde os conceitos teóricos são materializados de forma lúdica pelos jogos e simulações.

Finalmente, no capítulo denominado "Inteligência organizacional: o despertar da aprendizagem coletiva", os autores focalizam a geração de indicadores para o autodesenvolvimento e, também, para a melhoria contínua e a inteligência organizacional. Esses momentos são muito bem exemplificados pelas empresas: IBM Brasil, Sul América, Accenture do Futuro, Cacau Show e Bunge, que estão envolvidas em ações com foco no desenvolvimento empresarial e, também, em saúde, educação, apoio à comunidade, meio ambiente, cultura e voluntariado.

Os autores, Prof. Dr. Roberto Kanaane e Profa. Sandra Aparecida Formigari Ortigoso, proporcionam aos leitores uma discussão ética e dinâmica sobre os temas abordados, construindo a sequência dos capítulos de forma clara e objetiva, minuciosamente desenhados, com foco nas principais necessidades dos leitores.

Assim sendo, a obra proporciona uma discussão sobre a educação empresarial, embasada na larga experiência profissional e docente dos autores. É um especial momento para estudos e reflexões direcionado a estudantes e pesquisadores de programas de graduação e pós-graduação e, também, para o mundo empresarial.

Creative Commons License