SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96O psicólogo psicanalista nas instituições de saúde pública no Brasil: uma perspectiva histórico-epistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.39 no.96 São Paulo jan./jun. 2019

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

Vera Barros de Oliveira

 

 

Este número do Boletim Academia Paulista de Psicologia abre o presente ano já em processo de comemoração dos 40 anos de vida da APP, fundada em dezembro de 1979, ano em que se comemorou o centenário da Psicologia Científica. Em sua trajetória, esta publicação tem buscado contribuir para alicerçar, promover e divulgar a grande relevância do estudo, da pesquisa e da aplicação da Psicologia em seus mais diversos ramos e setores. Nesse sentido, amplia e diversifica seu quadro de editores e sua Comissão Editorial. Planejada e concebida para atuar em caráter vitalício, a APP congrega desde sua fundação quarenta psicólogos, natos ou naturalizados brasileiros, com reconhecido saber em Psicologia, residentes ou atuantes no Estado de São Paulo, de reconhecido valor científico, com grande significação na docência, na pesquisa ou no exercício profissional da Psicologia.

Além dos Membros Titulares e dos Acadêmicos Jubilados, seu Estatuto prevê ainda Membros Correspondentes e Beneméritos, pessoas ou entidades com contribuição significativa para a APP. Neste seu percurso, já longo e produtivo, a Academia tem se mantido zelosa de suas responsabilidades e atribuições voltadas à Psicologia e à sociedade em geral. Nesse sentido, registrou sua Memória, por meio de depoimentos de acadêmicos de várias gerações, no Projeto "O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano". De forma complementar, tem se mostrado aberta e participativa às conquistas atuais da Psicologia, nesta época em que vivemos, de grandes e profundas mudanças sociais e de comunicação, por meio de sua presença em congressos nacionais e internacionais, envio e permuta de publicações, entre outros. Este Boletim, por sua vez, vem atestando sua crescente aceitação em nível nacional, tendo recebido inclusive, pedidos de publicação dos mais diversos Estados do Brasil, e o que muito nos alegra, pois atesta seu reconhecimento por universidades das diversas regiões brasileiras.

Neste número, nesse sentido, o Boletim publica inicialmente artigo que traça uma perspectiva histórica- epistemológica da Psicologia Psicanalítica em saúde pública, vivenciada em instituições aqui do Brasil. Proveniente de Brasília, vem redigido em inglês. Com enfoque em violência doméstica e religiosidade de mulheres brasileiras imigrantes em Portugal, prossegue com artigo, também de Brasília, cujos autores possuem histórico acadêmico em universidades do Reino Unido, Paris e Portugal. A seguir, ainda sobre mulheres, artigo proveniente de São Paulo, aborda suas atividades, sentimentos e percepções frente ao envelhecer. Do Paraná, nos chega análise de mulheres com quadro depressivo, objeto de intervenção grupal breve em serviço -escola de Psicologia. Voltando-se para o homem preso, estudo da Paraíba descreve e analisa sua dificuldade de acesso ao atendimento em saúde. Ainda deste Estado da Federação, artigo apresenta análise de medida de suporte organizacional junto a enfermeiros de hospital púbico. Em relação à percepção de policiais militares sobre o sentido e os fazeres de sua profissão, nos chega relato de experiência proveniente de Santa Catarina. Em relação à depressão e seus sintomas em estudantes de Medicina, este Boletim publica artigo enviado de Minas Gerais. A seguir, matérias sobre obesidade atestam como este tema continua a ser foco de interesse de pesquisadores, devido à sua alta incidência. Sobre essa problemática, nos vêm dois artigos, sendo um deles de autores do Paraná e de São Paulo, o qual descreve análise bioecológica de sobrepeso e obesidade em rodas de conversa, e outro, do Paraná, sobre avaliação psicológica de pacientes em situação pré cirúrgica bariátrica. Em uma mudança de rumo temático, esse Boletim volta-se para a criança e destaca a grande força do brincar junto a crianças com Síndrome de Down, em sua busca de interação social, em artigo proveniente de São Paulo. Na sequência, apresenta profunda reflexão psicológica sobre a morte e a espiritualidade, com base em revisão de literatura brasileira, matéria esta proveniente de São Paulo. Terminada a apresentação dos artigos, seguem-se ainda duas resenhas de livros e nosso obituário, no qual expressamos nossos profundos sentimentos pelo falecimento de dois queridos acadêmicos, Therezinha Fran e Waldecy Miranda. Finaliza manifestando sua gratidão ao apoio que lhe tem sido dado pela Vetor Editora, que diagrama e publica este Boletim, assim como ao CIEE que, de longa data nos apoia. Que neste ano comemorativo da APP possamos trabalhar juntos cada vez mais por um Brasil mais saudável e feliz.

 

 

Creative Commons License