SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24É possível falar de um desejo "primitivo" de escrever? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Estilos clin. v.13 n.24 São Paulo jun. 2008

 

EDITORIAL

 

 

Mais uma vez, a Estilos da Clínica propõe um dossiê sobre escrita. Se, da primeira vez (nº14, ano 2003) a abordagem do tema se deu a partir do acontecimento da escrita na clínica psicanalítica com crianças, nesta oportunidade a discussão se realiza em outro ponto.

O dossiê "Escritas" trabalha com a noção de escrita em duas ordens diferentes: a escrita inconsciente, psíquica, marca/cifra do acontecimento subjetivo; e a escrita alfabética, acontecimento linguístico relativo ao ato de escrever.

É fato que no âmbito das duas escritas existem termos comuns, tais como letra, marca, registro, traço etc. Há, ainda, trabalhos que sustentam a hipótese de que a escrita alfabética está relacionada à escrita inconsciente – o sujeito aparece no seu modo de escrita, a escrita alfabética é um possível campo sintomático para o sujeito. Nesse sentido, torna-se fundamental marcar os pontos de convergência e divergência dessas duas ordens de escrita, pois os homônimos aqui fazem referência a noções distintas. E é a essa tarefa que esse dossiê se propõe.

Escrita alfabética e inconsciente se dão em planos topológicos diferentes. Se, para muitos – ainda que não pra todos –, a escrita alfabética é um objeto que deve ser apreendido na ordem do conhecimento, a escrita inconsciente, por sua vez, se aproxima de uma cifragem que não se organiza como texto, é tecida na ordem da letra. Letra que cifra o gozo, litoral entre Real e Simbólico.

Porém, tais planos topológicos se relacionam. A escrita alfabética, fato de linguagem, pode apresentar-se como um plano de impacto do sujeito do inconsciente. Como se dá esse jogo? Alguns artigos vão discutir, a partir da clínica, a inibição e o sintoma na escrita, considerando, para tal, a escrita com a ordem significante e pulsional. Através desse caminho, será possível tomar o escrever como ato de comparecimento subjetivo.

Para desfazer o curto circuito simplista entre as duas ordens de escrita a noção de letra apresenta-se como um operador conceitual fundamental. Desse modo, outros artigos desse dossiê apresentam essa discussão no eixo da teoria psicanalítica, da relação da psicanálise com a pesquisa e com a ciência e, de importância relevante, mas a partir de outro ângulo, a discussão é realizada também em relação à tecitura do sujeito.

"Escritas" está organizado em dois volumes distintos da Estilos da Clínica. Nesta edição, apresentamos os trabalhos de Ana Costa, Angela Vorcaro e Viviane Veras, Anna Rita Sartore, Claudia Riolfi e Mical Magalhães, Francisca Lier-DeVitto e Lourdes Andrade, Gérard Pommier, Jeanne D'Arc Carvalho, Julieta Jerusalinsky e Manoel Tosta Berlink e Rejane Rubino.

Estilos recolhe, neste dossiê, diferentes abordagens da temática da escrita nos campos teórico e clínico, bem como a sua articulação ao discurso social. São artigos que avançam porque fazem trabalhar as noções de letra e escrita e, apostamos, ao encontrar com o leitor, sustentam um retorno rigoroso à clínica.

 

Ilana Katz Zagury Fragelli
Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Creative Commons License