SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Efeitos da escrita na clínica de linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Estilos clin. v.13 n.25 São Paulo dez. 2008

 

EDITORIAL

 

A revista Estilos da Clínica apresenta a segunda parte do dossiê 'Escritas'.

'Escritas' trabalha com a noção de escrita, neste e no volume 24, em duas ordens diferentes: a escrita inconsciente, psíquica, marca/cifra do acontecimento subjetivo; e a escrita alfabética, acontecimento lingüístico relativo ao ato de escrever. A intenção fundamental desse trabalho é a de marcar os pontos de convergência e divergência entre essas duas ordens de escrita.

Escrita alfabética e inconsciente se dão em planos topológicos diferentes. Se, para muitos – ainda que não pra todos –, a escrita alfabética é um objeto que deve ser apreendido na ordem do conhecimento, a escrita inconsciente, por sua vez, aproxima-se de uma cifragem que não se organiza como texto, é tecida na ordem da letra; letra que cifra o gozo, litoral entre Real e Simbólico.

Todavia, tais planos topológicos se relacionam. A escrita alfabética, fato de linguagem, pode apresentar-se como um plano de impacto do sujeito do inconsciente. Como se dá esse jogo? Alguns artigos vão discutir, a partir da clínica, a inibição e o sintoma na escrita, considerando, para tal, a escrita na ordem significante e pulsional. Nessa ordem, a escrita é ato.

Escrever pode assumir o caráter de ato na medida em que "tem lugar por um dizer, e pelo qual modifica o sujeito" (Lacan, 2003, p. 371)1. Na literatura há vários testemunhos de escritores que se entendem modificados por sua obra, no giro de sua confecção. Cito André Groz: "A magia da literatura: ela me dava acesso à existência na medida em que eu tinha me descrito, escrito, na minha recusa de existir. Aquele livro era o produto da minha recusa, era essa recusa, e por sua publicação, me impedia de perseverar nessa recusa" (p. 44)2.

E fora do fazer artístico, a escrita pode cumprir a função de instaurar diferença entre o antes e o depois daquele que escreve? Não seria essa a razão de seu funcionamento inibido?

Para desfazer o curto circuito simplista entre as duas ordens de escrita, a noção de letra apresenta-se como um operador conceitual fundamental. Desse modo, outros autores exercitam-se nessa discussão no eixo da teoria psicanalítica bem como na relação da psicanálise com a pesquisa e com a ciência. A tensão que se instala entre esses termos inscreve um campo para o trabalho.

Nesta edição, apresentamos os trabalhos de Claudemir Belintane, Sonia Borges, Eduardo Calil e Cristina Felipeto, Suzana Carielo da Fonseca e Lúcia Arantes, Luciano Elia, Ana Beatriz Coutinho Lerner, Mariana Soares Melão, Maria Cristina Poli, e um artigo de minha autoria.

Estilos recolhe diferentes abordagens da temática da escrita nos campos teórico e clínico, bem como em sua articulação ao discurso social. São artigos que avançam porque fazem trabalhar as noções de letra e escrita e, apostamos, ao encontrar com o leitor, sustentam um retorno rigoroso à clínica.

BOA LEITURA !

 

Ilana Katz Zagury Fragelli
Doutoranda da Faculdade de Educação
da Universidade de São Paulo
(Lepsi IP/FE-USP).

 

 

1 Lacan, J. (2003). O ato psicanalítico. In J. Lacan, Outros escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 371379). São Paulo: Jorge Zahar Editor.         [ Links ]
2 Groz, A. (2008). Carta a D.: História de um amor. (C. Azzan Jr., trad. e notas). São Paulo: Annablume/Cosac e Naify.
        [ Links ]

Creative Commons License