SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The encapsulation system: the evolution of the concept of autistic shapes and autistic objects in the work of Frances Tustin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Estilos clin. vol.19 no.3 São Paulo Dec. 2014

http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i3p396-397 

Editorial

 

 

Estilos da clínica traz em seu terceiro fascículo de 2014 um dossiê sobre estilos de tratar o sofrimento psíquico e os problemas da infância, bem como suas diferentes possiblidades terapêuticas.

Ferreira e Abrão abrem esse número apresentando as importantes contribuições de Francis Tustin, psicoterapeuta de orientação psicanalítica amplamente reconhecida por sua efetividade terapêutica com crianças autistas e psicóticas, que considerou de suma importância entender a natureza e a função dos objetos e formas autísticas como elementos essenciais do tratamento dessas crianças.

Em sua prática clínica com crianças autistas, Tustin percebeu o uso persistente e idiossincrático de certos objetos, que denominou objetos autísticos e notou que, se de um ponto de vista realístico eram utilizados de forma inútil e sem sentido, do ponto de vista da criança, no entanto, eram absolutamente essenciais.

Os autores apresentam as contribuições clínicas de Tustin acerca desse encapsulamento autogerado pelas crianças autistas (com a utilização de objetos e formas autísticos) indicando uma possível forma de compreender e adentrar o mundo dessas crianças e, talvez, promover alguma mudança nele.

Goretti, Almeida e Legnani apresentam uma discussão e uma análise, de orientação psicanalítica, do atendimento a bebês por duas professoras do Programa de Educação Precoce oferecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, em que é possível observar os lugares diferenciados que ambas atribuíam à relação mãe-bebê na intervenção profissional.

As autoras destacam que a psicanálise pode apresentar-se como um aporte conceitual relevante para os profissionais que atuam nos campos da saúde e da educação.

No trabalho de Sobral e Viana, temos uma reflexão a respeito da relação entre a fala criativa das crianças e os efeitos poéticos, a partir de recortes da clínica psicanalítica com crianças.

As autores indicam que a clínica psicanalítica com crianças abre espaço para a construção de narrativas que veiculam algo do universo psíquico da criança sendo, portanto, um dispositivo que possibilita, entre palavras e brincadeiras, que a criança possa emergir como sujeito de sua própria história.

Bialer apresenta um interessante trabalho que discute e analisa a literatura produzida por autistas e observa que esses testemunhos falam da vontade de muitos autistas de romper com as barreiras de autoproteção, uma vez que a escrita e a publicação de textos autobiográficos são descritas como uma experiência de ser escutado sendo, portanto, uma experiência potencialmente autoterapêutica.

A autora ressalta que além do importantíssimo trabalho elaborativo realizado por meio dessa escrita autobiográfica, tais literaturas sinalizam a importância dos terapeutas, do campo da psicologia e da psicanálise, debruçarem-se sobre a riqueza desse material clínico que fornece indícios das possibilidades terapêuticas e dos caminhos viáveis para o tratamento.

Temos, assim, um dossiê que ilustra diferentes estilos da clínica, pois representam recortes singulares e propõem maneiras específicas de intervir e suas possibilidades terapêuticas.

 

Marise Bastos
Editora executiva