SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Conhecimento e desejo nas formulações infantisFunção do semelhante como fundamento do trabalho com as crianças em grupos: uma contribuição para os estudos sobre o desenvolvimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Estilos clin. vol.23 no.3 São Paulo set./dez. 2018

http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p678-679 

DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v23i3p678-679

ATUALIDADES DE PESQUISA

 

Escola e laço fraterno: reflexões sobre a proposição do educar para a sociabilidade democrática no Brasil atual

 

 

Autor

Luís Adriano Salles Souto

Orientadores

Profa. Dra. Simone Zanon Moschen

(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Prof. Dr. Leandro de Lajonquière

(Université Paris 8)

Banca Examinadora

Prof. Dr. Hubert Vincent (Université de Rouen Normandie), Profa. Dra. Ilaria Pirone (Université Paris 8), Prof. Dr. Rinaldo Voltolini (Universidade de São Paulo), Profa. Dra. Fabiana Marcello (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

 

 

Esta tese busca refletir sobre as ações educativas que têm como fim a promoção da "sociabilidade democrática" – uma das diretrizes da escolarização no Brasil – a partir da investigação sobre os impasses relativos ao laço fraterno e da afirmação de que a escola pode ser compreendida como dispositivo societário implicado com o que denominamos de "socialização do narcisismo". Três linhas de trabalho são, para isso, requeridas. A primeira, que se dedica às vicissitudes das fratrias, recupera o debate estabelecido entre Einstein e Freud, em 1932, sobre os "fatores psicológicos de peso" associados às distintas faces da rivalidade e da agressividade. Como pensar o aprofundamento de uma ética democrática quando se afirma que a relação do sujeito com o semelhante é marcada por um antagonismo constitutivo e, por isso, intransponível? A segunda linha resgata das teorias de Claude Lefort e de Castoriadis noções que nos ajudam a compreender, em termos éticos e políticos, o que significa a invenção da democracia no Ocidente. A terceira linha de trabalho destaca como a conflitiva do sujeito com o semelhante pode ser compreendida através dos processos identificatórios requeridos no processo de subjetivação da cria humana.

 

Tese de Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Defendida e aprovada em 31 de junho de 2018

Creative Commons License