SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Por que Ferenczi hoje? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Estilos clin. vol.24 no.2 São Paulo maio/ago. 2019

http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p378-379 

DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v24i2p378-379

ATUALIDADES DE PESQUISA

 

Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea

 

 

Fabíola Graciele Abadia Borges

Banca examinadora: Ana Maria Loffredo (orientadora) – Universidade de São Paulo (universidade piloto); Leandro de Lajonquière (orientador) – Universidade de Paris 8 (universidade parceira); João Luiz Leitão Paravidini – Universidade Federal de Uberlândia; Anne Bourgain – Université de Montpellier 3 Paul Valéry; Ilaria Pirone – Université de Paris 8; Maria Lúcia Castilho Romera – Universidade Federal de Uberlândia.

 

RESUMO

O corpo foi o tema central desta investigação psicanalítica, principalmente referenciada em Freud, Lacan e Dolto, que se propôs a dialogar com a arte, especificamente, a dança contemporânea. O objetivo foi investigar como se processa a ressonância entre corpos que acontece no contexto de desentendimentos próprios à linguagem e a seus restos irrepresentáveis. Por meio da investigação das perspectivas de corpo apreendidas no âmbito da psicanálise e da dança contemporânea, apresentou-se que ambos os campos teórico-práticos foram responsáveis por operações de desconstrução da individualidade corporal imaginária, indicando que o corpo não deve ser tomado como algo hermeticamente fechado sobre si mesmo, mas como espaço paradoxal para a dança contemporânea e como corpo pulsional para a psicanálise. Nesse sentido, o corpo não se confunde com a anatomia e nem se delimita pela pele ou pelo alcance dos movimentos, mas deve ser abordado a partir de sua dimensão relacional, como algo que se constrói e se atualiza no espaço dinâmico do Outro. Nesse espaço, a psicanálise evoca as palavras e as percepções sutis, e a dança contemporânea evoca o gesto, como meios pelos quais se argumentou ser possível reconhecer a instauração de um ritmo, construído e captado pelos corpos que estejam num estado de presença viva, aberto ao imaginário que se articula ao simbólico e ao real. Assim, esta tese propôs que a ressonância entre corpos diz respeito à instauração de uma rítmica que se processa por meios sutis, que vão desde a prosódia da voz à evocação de sentidos presentes nos gestos, quando endereçados ao Outro.

Palavras chave: corpo; psicanálise; dança contemporânea; gesto; ritmo.

 

 

Tese de doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Brasil), no âmbito do convênio acadêmico internacional de dupla titulação assinado com a École Doctorale Pratiques et Théories du Sens da Université de Paris 8 Vincenne Saint-Denis (França).

Creative Commons License