SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número10Violência urbana: estereótipo do agressor e da vítima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Psicol inf. vol.10 no.10 São Paulo dez. 2006

 

Editorial

 

Esta edição da revista apresenta trabalhos de professores/pesquisadores em psicologia, e enfatiza a publicação de trabalhos de alunos da graduação com seus professores/orientadores.

O primeiro trabalho da Profa. Sonia Marques e das alunas Miriam Sansoni Torossian e Airen Prada Wormhoudt reflete o ápice da trajetória de estudos das referidas graduandas. Trata-se de um estudo de campo realizado como trabalho de conclusão de curso, que teve por objetivo investigar estereótipos formados pelos indivíduos a respeito da criminalidade. Dizemos trajetória, pois as mesmas alunas têm se interessado pelo tema da violência e, com o incentivo de seus mestres, já publicaram na edição de 2005 de nosso periódico um esboço teórico a respeito dos jovens infratores e a Febem. A aluna Miriam Sansoni Torossian ainda na presente edição encerra a trilogia com outro esboço teórico, cujo objetivo é discutir a questão da violência, especialmente o fenômeno da reincidência criminal. Este conjunto de trabalhos nos gratifica quanto à observância no cumprimento de nosso principal objetivo, que é o incentivo à produção e comunicação científica ao longo dos estudos de graduação.

O segundo artigo, intitulado “Descrição das contingências envolvidas na execução de uma tarefa de construção de frases em universitários de diferentes cursos”, dos graduandos Inez de Lima Coelho e Carlos Alberto Murata, sob orientação da Profa. Mariantonia Chippari discute a partir da Análise Experimental do Comportamento aspectos relevantes sobre o comportamento verbal.

No terceiro artigo, a Profa. Maria Geralda Viana Heleno e sua orientanda Rebecca de Cássia Daneluci desenvolveram um estudo sobre a eficácia adaptativa de estudantes de cursos pré-vestibulares da região do grande ABC. Puderam observar que parte de tais alunos apresenta ineficácia adaptativa e por isso propõem programas de intervenção focados na situação-problema identificada nos grupos e não a partir de programas pré-estabelecidos.

No quarto artigo as alunas Claudia Emi Yokoyama e Renata Soares Carvalho e a Profa. Dra. Marilia Martins Vizzotto abordam uma temática atualmente muito importante. A partir de um estudo de campo, as autoras buscaram: a) descrever características sócio-demográficas e culturais de uma população idosa freqüentadora de um centro de referência; b) investigar a qualidade de vida destes idosos, segundo sua própria percepção; c) identificar semelhanças e diferenças entre homens e mulheres quanto à percepção de boa e de má qualidade de vida.

O quinto artigo, da aluna Cintia Helena Bulgarelli Freitas sob orientação da Profa. Mirian Ângulo, investiga a partir de um recorte do método de observação de bebês de Éster Bick, os primeiros momentos da relação mãe-bebê de duas díades. O estudo toma em consideração a interferência do observador durante toda a análise dos dados, o que torna os dados mais próximos da realidade.

O sétimo artigo, de autoria das alunas Adriana Dias Martins e Renata Lins André e da orientadora Profa. Dra. Vera Barros de Oliveira, apresenta um estudo de observação das atividades lúdicas de crianças de cinco anos de idade. As autoras enfatizam a importância que a atividade lúdica tem para o bom desenvolvimento afetivo e intelectual das crianças e discutem a necessidade de se implementar estratégias adequadas nas escolas para o bom desenvolvimento de tais atividades.

O último texto reúne algumas notas reflexivas das professoras Marilia Martins Vizzotto, Tânia Elena Bonfim e Maria Geralda Viana Heleno a respeito do funcionamento familiar, tendo como enfoque o equilíbrio adaptativo mediante as crises cotidianas.

Gostaríamos de agradecer a todos os autores e colaboradores de nossa revista pela dedicação e atenção à importante atividade que se desenvolve ao comunicar o conhecimento produzido durante os anos iniciais da formação de nossos profissionais em psicologia.

 

Os editores