SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Personal space invasion: an observational study at a university library author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Psicol inf. vol.11 no.11 São Paulo Dec. 2007

 

Editorial

 

Essa edição comemora 10 anos de intensos esforços de todos os envolvidos, direta e indiretamente, no trabalho editorial de um veículo que visa manter-se como espaço para publicação de trabalhos oriundos dos cursos de graduação em psicologia.

Para além do décimo aniversário da revista, temos de comemorar a conquista de nossos alunos. Nessa edição apresentamos quatro artigos oriundos de trabalhos de conclusão de curso (TCC), relatos de pesquisas (bacharelado) e trabalhos de graduação interdisciplinar (TGI). A maior parte dos autores dos referidos artigos teve em comum o ingresso em cursos de mestrado em Psicologia (UMESP e USP).

É com este espírito acadêmico que temos a satisfação de apresentar mais uma edição da revista Psicólogo inFormação que apresenta trabalhos de professores/ pesquisadores em Psicologia e enfatiza a publicação de trabalhos de alunos da graduação com seus professores/orientadores.

O primeiro trabalho, com o título "Invasão do espaço pessoal: um estudo observacional em uma biblioteca universitária", conduzido pela aluna Ana Rosa Gliber e pela Profa. Mariantonia Chippari, consolida o esforço na manutenção de espaço editorial para trabalhos realizados desde os primeiros anos da graduação, já que representa um TGI – trabalho de graduação interdisciplinar, realizado no segundo semestre do curso de graduação em Psicologia da UMESP.

O segundo estudo, de Mariana Tavares Campos e das Profas. Hilda Rosa Capelão Avoglia e Eda Marconi Custódio, utiliza técnicas projetivas de avaliação psicológica para melhor conhecer a representação do próprio corpo em indivíduos com deficiência física, mais especificamente, aqueles que apresentam paraplegia não congênita. Trata-se do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Mariana T. Campos, que já ingressa nos estudos de pós-graduação (mestrado).

No terceiro artigo a Profa. Eda Marconi Custódio e os alunos Thiago Seixas Barbosa, Ana Clara de Araujo Lopes, Eunice Ediria Almeida Silva e Marli da Silva Cruz discutem se o trabalho em hortas comunitárias pode contribuir para melhoria da qualidade de vida segundo a percepção dos trabalhadores. Além da atualidade do tema, o aluno Thiago S. Barbosa prepara-se, com esta experiência de trabalho de pesquisa, para o início das atividades no mestrado em Psicologia da Saúde.

No quarto artigo – "Linguagem do pensamento e pensamento na linguagem: o ato de significação em Merleau-Ponty" –, Ludmila Dantas Feitosa, Thiago de Paula Cruz, Suze de Oliveira Piza e Dagmar Silva Pinto de Castro discutem a relação entre pensamento e linguagem segundo Merleau-Ponty. A experiência na escrita reflexiva e o conhecimento construído ao longo da graduação auxiliam Ludmila e Thiago para o ingresso nos cursos de mestrado.

O quinto artigo, de Ana Paula Petroni e Maria Eufrásia de Faria Bremberger, sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Trevisan de Sousa, reflete, sob a perspectiva da Psicologia sócio-histórica, sobre as contribuições da Psicologia ao complexo processo de educar, numa sociedade em constante mudança. Trata-se de um trabalho de mestrandas em Psicologia da Puc-Camp, que discute como a ciência psicológica pode contribuir para a vida humana e reflete o amadurecimento do psicólogo em formação.

O sexto artigo apresenta um relato-experiência da Profa. Dra. Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo numa grande cidade do Alto do Rio Negro, Amazonas, cuja população é constituída por pessoas de diferentes etnias. O interessante relato permite reflexões sobre as contribuições da Psicologia ao estudo das complexas relações interétnicas e a insere em diferentes contextos de pesquisa e atuação.

Os dois últimos artigos trazem importantes reflexões realizadas por dois supervisores de estágio em Psicologia. A Profa. Olímpia Rosa Noronha, supervisora de estágio em Psicologia Aplicada à Clínica, lembra o difícil, porém importante manejo dos honorários na atividade do psicólogo clínico. O Prof. Edu Álvaro Manso Bastos, supervisor do estágio em Psicologia das Organizações e do Trabalho, discute a condução do psicodiagnóstico no âmbito das organizações, sob a perspectiva da ética. São dois trabalhos que problematizam a prática profissional do psicólogo, sendo esta produto do conhecimento proveniente da pesquisa e do desenvolvimento da técnica.

Gostaríamos de finalizar a breve apresentação com agradecimentos a todos os autores, assessores e colaboradores de nossa revista e com o convite para novas contribuições.

Cordialmente,

 

As Editoras