SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Tomada de decisão em equipe de reabilitação: questões específicas relativas à assistência e à pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Rev. SBPH v.9 n.1 Rio de Janeiro jun. 2006

 

EDITORIAL

 

É com imenso prazer que editamos mais um exemplar da Revista da SBPH. A luta nesta tarefa não vem sendo fácil, mas o intuito desta Instituição em favorecer e facilitar a divulgação do trabalho científico na área hospitalar, nos faz insistir e prosseguir neste objetivo.

Neste volume pudemos contar com riquíssimas contribuições, e exposições preciosas de reflexões e práticas psicológicas dentro do Hospital.

Aspectos do trabalho desta especialidade ligados à infantes e seus parentais, assim como a mulheres e aos próprios profissionais que labutam nesta área, nos trazem, neste número, belos exemplares de condutas profissionais psicológicas e interdisciplinares, visando a compreensão e enfrentamento do sofrimento por estes sujeitos apresentados em sua experiência dentro da unidade hospitalar. O sofrimento, a dor, ao lado da compreensão e do incansável trabalho em equipe e pesquisa, nos faz perceber, mais uma vez, a importância da compreensão psicológica no âmbito hospitalar.

Não restam mais dúvidas sobre a importância do trabalho do psicólogo dentro do hospital. Entretanto, com os artigos nesta edição apresentados, observa-se a multiplicidade de elementos a se considerar na execução de estratégias a serem implementadas dentro de uma instituição de saúde, como o hospital.

Cada vez mais fica clara a necessidade contínua de contato com estudos científicos que nos possam servir de ponto de partida para reflexões, e para idéias de serviços a disponibilizar aos integrantes da Instituição Hospitalar. Com este intuito, a Revista da SBPH sente-se muito orgulhosa em poder divulgar trabalhos de seus sócios, que persistem na luta da solidificação dos conceitos e práticas desta fundamental especialidade da Psicologia : a Hospitalar.

Por isto, aos autores aqui apresentados, o obrigada e os parabéns de toda a Diretoria atual da SBPH por sua valiosa contribuição no fortalecimento deste campo de atuação psicológico.

 

Atenciosamente,
Maria Alice Lustosa, PhD
Diretora de Publicação – Gestão 2005-2007

Creative Commons License