SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A família do paciente internado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Rev. SBPH v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2007

 

EDITORIAL

 

Neste número de nossa Revista, temos oportunidade de nos deparar com temáticas freqüentes ao âmbito da Psicologia Hospitalar.

O trabalho que a Psicologia Hospitalar realiza, necessita de constante investigação, pesquisa e reflexão, na medida em que o sofrimento humano se apresenta em sua forma mais primitiva neste ambiente. Além disto , tanto o paciente quanto os familiares e equipe de saúde, se defrontam com situações difíceis de lidar, que desafiam sua estrutura egóica em seus maiores limites: sofrimento e morte.

O psicólogo precisa respaldar-se em teoria, técnica e estrutura emocional para que possa lidar com situações críticas tão comuns nesta especialidade da Psicologia. Ele também se vê, inúmeras vezes, tocado em seu mais profundo sentimento humano, ao deparar-se com a dor do outro, e exige-se força para lidar e apoiar este outro em seu sofrimento dentro do hospital.

Este  número da Revista contará com temáticas que muito esclarecerão estes assuntos, trazendo reflexões, indagações e alternativas comportamentais para este profissional da saúde.

A questão do Câncer, aqui é abordada de forma intensa, em mais de um artigo, tanto no que tange à criança quanto ao adulto, e com os trabalhos apresentados, nota-se a necessidade de uma compreensão interdisciplinar para o manejo  com tais pacientes, e familiares, num momento de tamanha dor como este.

Aliás , os familiares  aqui também são  enfocados em um artigo onde , justamente seu apoio é referido, com relação a óbitos infantis.

A comunicação de más notícias no ambiente hospitalar é temática de um interessante trabalho investigativo de literatura on line, onde os autores apontam os maiores  e mais comuns entraves na comunicação neste momento.

Esperamos que a Revista da SBPH esteja trazendo a você , temáticas de interesse teórico e prático da atuação hospitalar do psicólogo.

Estamos abertos também, a todos associados da SBPH, para publicação de temáticas que acreditem ser de interesse de colegas de profissão e de profissionais de equipe diversas, dedicados ao tema de interesse da saúde.

Agradeço, aos autores dos trabalhos aqui expostos ,  e a todos os  membros do Corpo Editorial ,pela  preciosa colaboração para esta publicação.

 

Maria Alice Lustosa, PhD
Diretora de Publicação

Creative Commons License