SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A compreensão do mundo vivido da criança sertaneja com câncer: contribuições do livro “Dudu vai ao hospital” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Rev. SBPH v.12 n.1 Rio de Janeiro jun. 2009

 

EDITORIAL

 

Mais uma Revista da SBPH chega às mãos do público interessado nesta área de atuação do psicólogo. Assim como nas anteriores, a luta para publicação de artigos científicos nesta área, não vem sendo simples. Não é fácil escrever, não é fácil enviar para avaliação, enfim, o empenho desta gestão 2007-2009 em manter em dia e rica a Revista , continua.

Mas temos muito a comemorar, com certeza. A Revista enfim, recebeu o selo Qualis 2009 - B4 . Esta éuma vitória que desejamos dividir com todos aqueles que contribuíram para que esta publicação pudesse chegar a este estágio. É um trabalho que começou na gestão 2005-2007, e que finalmente chega a um de seus objetivos, lá traçados.

Claro que este ésóo início de um longo caminho, pois , certamente, todos nós, gestão, sócios, escritores e leitores, desejamos maior qualificação, dado isto significar melhora em qualidade de dados científicos, e maior confiabilidade em produção.

Neste número contamos com preciosas contribuições e assuntos que se tornam constante preocupação de investigação científica no ambiente hospitalar. A cada dia de nosso trabalho no âmbito da saúde, nos deparamos com novos desafios em lidar com situações que nos instigam a um mais profundo conhecimento. Temos podido contar com a participação de autores , preocupados em passar adiante conhecimentos adquiridos em sua prática hospitalar, assim como ricas reflexões sobre o comportamento humano na área da saúde, tanto no sentido dos diferentes tipos de relações possíveis, quanto no que diz respeito ao que é do humano: sofrimento, superação , vida e morte.

Esperamos que todo este trabalho lhes possa enriquecer de alguma forma, e que também instigue a mais profissionais produzirem trabalhos científicos, relatando suas ricas e importantes experiências na área hospitalar e da saúde. Assim , aguardamos ansiosos por sua colaboração.

Não podemos esquecer que temos um encontro marcado no Rio de Janeiro, esta maravilhosa cidade, em setembro próximo: o VII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, será aqui realizado. Esta é mais uma vitória para os cariocas: trazer , pela 1ª vez , o nosso encontro bianual para o Rio de Janeiro, sonho acalentado desde 2005! O Congresso está preparado para oferecer rico material , apresentando diferentes pontos de atuação, por diversos autores deste nosso imenso país. E dentro deste evento, teremos também a realização , pela 1ª vez, do Concurso para Especialista em Psicologia Hospitalar, o que , não bastassem os motivos anteriormente mencionados (participar do VII Congresso e, visitar o Rio de Janeiro) , já seria um belo incentivo para estar presente no Rio de Janeiro, em pleno feriado de setembro de 2009.

Então , temos dois encontros marcados: um , aqui na Revista, com sua participação, e outro, no VII Congresso da SBPH, em setembro de 2009.

Até lá.

Um abraço

Maria Alice Lustosa

Creative Commons License