SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Atuação do psicólogo em unidade neonatal:: rotinas e protocolos para uma prática humanizada1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Rev. SBPH vol.13 no.1 Rio de Janeiro jun. 2010

 

EDITORIAL

 

Novo número da Revista que a Sociedade de Psicologia Hospitalar tem o prazer de colocar no ar, trazendo importantíssimas contribuições de autores de várias partes de nosso imenso país, além de uma contribuição de colegas de Portugal, nos trazendo dimensões antropológicas interessantes, para que possamos visualizar realidades distintas, mas tão semelhantes a nossas.

As reflexões realizadas e apresentadas nestes trabalhos, refletem a multiplicidade de olhares que a Psicologia Hospitalar pode ter, e os infindos caminhos que pode seguir no objetivo de lidar com a esfera e idiossincrasias deste tipo de Instituição, seja ele Privado, Público ou Militar.

Os olhos deste campo da Psicologia não se cansam de abrir e encontrar novas questões a serem respondidas, dificuldades a serem vencidas, e propostas de trabalho a serem oferecidas, visando maiores e mais adequadas vinculações interdisciplinares, apostando na constante luta pela saúde de todos os personagens que pela Instituição Hospitalar circulam.

O olhar para o trabalho junto à prevenção, ao adoecimento e à recuperação são preocupações constantes, como demonstram os trabalhos expostos nesta Edição, e continuam sendo um dos importantes objetivos desta prática da Psicologia, com a perspectiva existencial desde o nascimento até à morte do ser humano, como muito bem demonstram os artigos a seguir.

Não podemos deixar de agradecer a todos os autores destes trabalhos que, como nós da SBPH, esperaram tantos meses para verem seus manuscritos aqui publicados, depois de tantas dificuldades encontradas durante o ano de 2010 . A eles, nosso agradecimento e nossos parabéns pela preciosa contribuição à comunidade científica , através de suas investigações e trabalhos realizados, e por sua parceria com a SBPH.

 

Maria Alice Lustosa, PhD
Diretora da Revista
Gestão 2009-2011

Creative Commons License