SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A somatização no campo da psicopatologia não-neurótica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Rev. SBPH vol.13 no.2 Rio de Janeiro dez. 2010

 

PALAVRAS DA EDITORA

 

 

Este ano de 2010 provou-se ter sido um ano intenso de produção científica na área da Psicologia Hospitalar.

Pudemos contar com inúmeros Congressos, Encontros, em diferentes partes de nosso país, podendo tomar contato com o que nossos colegas estão realizando nesta instigante área da Psicologia.

Trabalhar no Hospital, trabalhar com a Saúde, é sempre provocante, desafiador e prova de resistência à frustração para seus profissionais, dado a intensidade de dificuldades encontradas nesta prática, em nosso país, devido à situação atual das Políticas Públicas de Saúde, que, apesar de intensos avanços, encontram também obstaculizados, esforços no que diz respeito ao avanço na qualidade de serviço a ser prestado a toda nossa população, cansada de espera, sofrimento, e carências.

Muitos foram os encontros realizados neste ano de 2010, onde se possibilitou discussões riquíssimas, apresentações corajosas de trabalhos realizados, o que, certamente, só enriqueceu aos que lá puderam estar presentes. A abertura deste espaço de encontro para apresentação de serviços realizados, contribui com a discussão científica e com o crescimento e novas propostas na área de atuação da Psicologia Hospitalar, como parte integrante da proposta geral de Saúde de nossa população.

Pelos trabalhos aqui apresentados, podemos notar a importância e abrangência dos questionamentos e de serviços prestados por profissionais persistentes e corajosos. Profissionais que fazem a diferença na Saúde, e que tem força para expor seus pensamentos, obras e dúvidas, propiciando um enriquecimento da prática e teoria da atuação do Psicólogo no Hospital Geral.

Graças a estas publicações podemos refletir, aprender, criticar, concluir, e, principalmente, obtermos inspiração para o prosseguimento deste maravilhoso caminho que se dá entre as paredes das Instituições Hospitalares, que é o cuidar do outro, papel que nos cabe, não só como profissionais, mas como seres humanos, preocupados com nossos semelhantes.

Aguardando que voce também possa colaborar, apresentando suas idéias à Revista da rsbph, sempre aberta às contribuições de profissionais da área.

 

Creative Commons License