SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Body investiment and sexual performance in women with post surgery of breast cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Rev. SBPH vol.15 no.1 Rio de Janeiro June 2012

 

RESENHA-RESUMO

 

Um estudo sobre obesidade morbida

 

 

Daniela Achette*

Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

 

 

Resenha do livro: Santos**, F. C. G. dos (2005) Magro, e agora? - Histórias de obesos mórbidos que se submeteram à cirurgia bariátrica. São Paulo: Vetor Editora.

 

A partir de sua própria história de vida, ao acompanhar a trajetória de sua mulher no processo da cirurgia bariátrica, Francisco Carlos Gomes dos Santos decidiu fazer desse tema sua dissertação de mestrado. E, de sua dissertação, que abordou a identidade dos obesos mórbidos que passaram pela cirurgia bariátrica, surgiu este livro. Tem como perspectiva a Psicologia Social.

A apresentação começa com Obesos e famintos, escrita por Antônio da Costa Ciampa, são discutidas as questões sociais e políticas que envolvem a fome e a identidade da pessoa obesa, com uma leve introdução aos casos apresentados no livro. Helena Marieta Rath Kolyniak continua a apresentação com Identificar-se com uma nova corporeidade..., discorrendo que a corporeidade é o que permeia a identidade, a subjetividade e aos significados que cada pessoa traz em si. Em seguida, Fernando Lefèvre encerra a apresentação com A cirurgia bariátrica e seus desdobramentos subjetivos, apontando que a imagem da cirurgia foi distorcida em função do "mercado da magreza".

No primeiro capítulo, o autor discorre sobre os Subsídios médicos. Explica que a obesidade é uma síndrome multifatorial, tendo como critério o índice de massa corporal entre 30 e 40 e o obeso mórbido entre 40 e 50 ou mais, o que significa que a pessoa acumulou muito mais calorias do que ingeriu, tendo assim aumento de peso. Segundo ele, a obesidade mórbida se tornou um problema social, pois grande parcela da população sofre desse mal, que traz consigo doenças respiratórias e coronárias, agravando ainda mais o quadro clínico. Discorre ainda sobre a cirurgia bariátrica, os tipos, suas implicações e cuidados na escolha da mais adequada a cada pessoa.

No segundo capítulo, Revisão de bibliografia, o autor traz alguns estudos, como o de Benedetti (2001), sobre o sentido atribuído à obesidade, cirurgia e emagrecimento; de Sallet (2001), sobre o uso do balão intragástrico e o de Garrido Jr, Szego; de Almeida, Loureiro e Santos (2002), que compararam a auto-imagem de mulheres obesas e não obesas; de Ferreira, Mello Filho e Wada (2002), sobre a necessidade de cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica; de Cordas e Franques (2002), sobre os estigmas da obesidade na infância, adolescência e vida adulta; de Lopes e Posso (2002), sobre os cuidados com o pré-operatório; de Oliveira (2002) sobre a técnica da estimulação elétrica do estômago; de Prudente (2003), sobre medidas contra o avanço da obesidade na população e o de Kurzweil (2003), sobre a robotização do ser humano.

Em Saúde e Doença, o autor coloca que junto a esses conceitos caminham questões como a cultura - o que cada sociedade entende como saúde e doença - e políticas de sistemas de saúde pública, que fazem parte da economia e da própria sociedade, além da questão do "ser" ou "estar" doente. Para ele, a saúde passou a ser algo "consumível", se tornando um negócio rentável, ao qual apelam aqueles que não tiveram controle aos excessos disponíveis (como é o caso do excesso de comida para os obesos). E, nesse mercado da saúde, o corpo se torna uma máquina para que os avanços técnico-científicos a "repare". Nessa indústria da saúde, a cirurgia se torna mais um produto disponível àqueles que podem pagar e fugir da fila do sistema público e, paralelamente, produtos outros que se fazem necessários ao processo cirúrgico e pós-cirúrgico têm seu mercado garantido. Faz-se, assim, conforme o autor, um processo naturalmente necessário.

O autor explica os conceitos que utiliza para análise dos discursos no capítulo Sobre identidade, corporeidade e estigma. Assim, define Identidade conforme Ciampa, ou seja, como uma metamorfose na busca de sua emancipação. Assim, o indivíduo atua conforme seus vários papéis sociais e se usa deles para descrever a si mesmo. Usa a definição de corporeidade proposta por Kolyniak, na qual o corpo se completa na sua relação sociocultural, posicionando-se no mundo e construindo sua história individual, através das ações, se sua consciência e suas percepções de sentidos, permeado por simbolismos. Utiliza a mesma idéia de Goffman para estigma, que é "a relação entre o atributo e o estereótipo" que se referem ao corpo, às culpas e à raça, nação e credo do indivíduo.

Mundo da vida e ordem sistêmica é o capítulo em que o autor fundamenta a opção pelo tema "identidade" e descreve seu método de análise. O que investiga é se é em sentido emancipatório a metamorfose identitária dos entrevistados. Para isso, usa da narrativa da história de vida a fim de resgatar "o sentido das transformações ocorridas", em nível individual e social.

Em O começo, discorre sobre os aspectos profissionais que levaram-no a estudar a obesidade mórbida e a cirurgia bariátrica, buscando não só dados na Psicologia, mas também no campo da Medicina e em reuniões em hospitais como meio de entender melhor todo o processo cirúrgico. Atenta que o sentido atrelado à busca na emancipação da identidade não é apenas enquanto a outra corporeidade, mas se as mudanças proporcionaram a metamorfose de obeso mórbido para uma outra realidade ou se essa identidade se manteve.Explica ainda todo o processo da busca pela cirurgia bariátrica, a partir de sua experiência pessoal com sua esposa (que fora submetida à mesma). Relata ainda alguns casos em que a cirurgia poderia ser um benefício e outros em que seria desnecessária.

No penúltimo capítulo, Depoimentos, começa com o depoimento de um médico cirurgião sobre a cirurgia bariátrica e depois traz a história das pessoas entrevistadas. A cada relato, o autor tece suas considerações, a partir do que foi exposto nos capítulos anteriores.

Nas Considerações finais, último capítulo do livro, o autor aponta que o obeso mórbido quer ser emagrecido e espera que essa ajuda venha de outra pessoa, submetendo-se ao mercado da venda de cirurgias bariátricas, o que o expõe a riscos que poderiam ser evitados. Aponta ainda que a cirurgia em si deva ser vista como não ajuda no processo emancipatório da identidade do indivíduo, o que pode levar o paciente à não seguir regras do pós-operatório. Atenta ainda que para o acompanhamento desse tipo de paciente, é necessário uma interação entre profissionais de diversas áreas, como da Psicologia, da Medicina e da Nutrição.

A obra traz grande contribuição para a sociedade e se torna de grande importância a todos os profissionais que queiram trabalhar com obesidade mórbida e com cirurgia bariátrica, além das próprias pessoas que sofrem desse mal.

 

 

* Diretora de publicação da rsbph.
** Francisco Carlos Gomes, Agir3, Núcleo de Logoterapia em Saúde, Educação e Trabalho, doutorando em Psicologia Clínica pela PUC –SP.