SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Interventional screening:: a characterization of a claim author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Rev. SBPH vol.15 no.2 Rio de Janeiro Dec. 2012

 

PALAVRAS DA EDITORA

 

 

É com imenso prazer que a Revista da rsbph segue com a publicação de mais um número.

A discussão atual dos editores e associações desta classe tem sido em torno de viabilizar a visibilidade e qualidade da produção intelectual dos periódicos nacionais e a Revista da rsbph, percorrendo este caminho, tem buscado adequar-se às normatizações sugeridas. É um percurso que envolve diversos desafios, mas que felizmente tem contado com pessoas qualificadas e implicadas no projeto.

Neste número, trazemos alguns dos trabalhos premiados e apresentados no I Congresso e X Jornada de Psicologia da Saúde do Hospital Sírio Libanês. Trata-se de produções realizadas em cursos de especialização de diferentes Estados, o que possibilita acompanhar uma fatia do que vem sendo desenvolvido na área de psicologia hospitalar, são eles: TRIAGEM INTERVENTIVA: A CARACTERIZAÇÃO DE UMA DEMANDA e VISITA DE AVÓS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: COMPREENDENDO A DINÂMICA FAMILIAR.

Dentre os artigos de revisão deste número contamos com um que versa sobre TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO e o uso deste recurso pelos profissionais de saúde, e um outro que contribui com reflexões sobre A INSTITUIÇÃO HOSPITALAR E AS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA. Além disso, um tema recente em neuropsicologia é apresentado e discute a TEORIA DA MENTE NAS DEMÊNCIAS.

A ARTETERAPIA, que vem amplamente sendo difundida nas instituições hospitalares, também teve seu espaço e a discussão sobre MALFORMAÇÃO FETAL E A INTERVENÇÃO COM CASAIS, mantem-se em pauta.

Como contribuições internacionais contamos com as produções dos colegas de Portugal, que nesta edição discutem: PREDITORES DA MORBIDADE PSICOLÓGICA EM FUMANTES MOTIVADOS PARA DEIXAR DE FUMAR, E EM ABSTINENTES; AJUSTAMENTO CONJUGAL, QUALIDADE DE VIDA, CRENÇAS SEXUAIS E FUNCIONAMENTO SEXUAL EM PACIENTES DIABÉTICOS(AS) E PARCEIROS(AS) e, por fim, ADAPTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE ADESÃO À MEDICAÇÃO NUMA AMOSTRA DE PACIENTES PORTUGUESES COM DIABETES TIPO 2.

Tenham uma ótima leitura!