SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A clínica e os problemas na aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. v.4 n.1 São Paulo jun. 2002

 

EDITORIAL

 

A trajetória que um periódico cient ífico percorre transcende à sua organização e publicação, perpassando por um rico processo de amadurecimento que depende da comunidade cient ífica à qual ele pertence e das constantes contribuições que recebe dos autores. Da mesma forma, a trajetória de uma universidade ultrapassa seus muros, marcando de forma particular o cenário profissional e científico de um país.

Diante disso, apresentamos, com redobrada satisfação, este número da revista Psicologia: teoria e prática. Inicialmente por entender que a Faculdade de Psicologia cumpre seu papel de divulgação das mais recentes descobertas e reflexões na área e, principalmente, por podermos compartilhar com a Universidade Presbiteriana Mackenzie as comemorações de seu cinqüentenário, fato de orgulho e sensação de ter cumprido com excelência seu dever na formação de milhares de profissionais e pesquisadores ao longo de sua existência.

Contamos, neste número, com a rica colaboração de autores de várias origens, resultado da abrangência que o periódico conseguiu na nossa trajetória. São oito artigos que tratam das questões clínicas que envolvem os problemas na aprendizagem; considerações sobre o espaço potencial; um estudo sobre as representações sociais de governo, justiça e polícia na grande Vitória; reflexões sobre os critérios de indicação para psicoterapia breve de crianças e pais; um relato de experiência sobre a psicologia escolar/educacional na educação infantil; um estudo sobre a cegueira inatencional e percepção pré-consciente; uma pesquisa sobre a crise egóica diante da gravidez adolescente e um estudo utilizando o desenho da figura humana de Machover aplicado em andarilhos de estrada. Além disso, duas resenhas bibliográficas sobre as obras O atleta e o mito do herói: O imaginário esportivo contemporâneo e Escolha da paixão: Uma análise do romance entre Camille Claudel e August Rodin à luz da psicanálise.

A equipe editorial de Psicologia: teoria e prática registra, com satisfação, os cinqüenta anos de existência da Universidade Presbiteriana Mackenzie, congratulando sua comunidade docente e discente por toda sua trajetória de brilhantismo e excelência.

 

O Editor