SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Creativity in Rorschach psychodiagnosis: a possibility for the enrichment of the interpretation of the outcome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.5 no.1 São Paulo June 2003

 

EDITORIAL

 

A edição do primeiro fascículo do volume 5 da revista traz à comunidade científica diversos trabalhos que podem ser classificados dentro da Psicologia Social, da Psicologia do Desenvolvimento, da Avaliação Psicológica, da Psicodinâmica e da Psicanálise, dentre outros. No total, os artigos reúnem autores de sete instituições brasileiras diferentes. Esperamos que esta leitura incentive outros profissionais à produção de textos científicos de qualidade, que mostrem o desenvolvimento da Psicologia no Brasil e no mundo.

Esperamos, também, que esta edição desenvolva, no leitor, um juízo crítico sobre o fascículo. Sem pretender assumir posições realistas ou anti-realistas na aceitação dos trabalhos propostos, acreditamos, assim como Boyd o defende, que os artigos ora publicados conseguem apresentar relatos aproximados de como se apresentam à pesquisa em Psicologia o mundo da subjetividade, o mundo do sujeito e o mundo da socialização, dentre outros.

O presente número foi elaborado graças a um árduo trabalho de todos os membros do Conselho Editorial Científico e da Comissão Editorial da revista Psicologia: Teoria e Prática. A todos eles agradecemos o esforço dispensado na leitura e revisão de cada um dos artigos hoje publicados. O esforço deve-se, dentre outros fatores, à reestruturação do conselho e à nomeação de novos membros que conseguiram, em um período de tempo muito curto, avaliar os trabalhos sem que isso afetasse a qualidade da apreciação. Agradecemos, ainda, aos autores de cada trabalho pela brevidade com que realizaram a reformulação dos artigos, quando necessário.

Há outro detalhe importante que contextualiza a presente edição, no que tange ao respeito pelo trabalho da direção e de todo o corpo docente da instituição à qual a revista pertence, na difícil tarefa de reestruturar a política de pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Psicologia.

Desejamos a você, caro leitor, uma prazerosa leitura de cada um dos artigos do fascículo e o convidamos a produzir trabalhos científicos que mostrem uma Psicologia que ouve a crítica e cujo rumo é o desenvolvimento.

A Editora Acadêmica