SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Relações familiares na separação conjugal: contribuições da mediação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. v.7 n.1 São Paulo jun. 2005

 

EDITORIAL

 

Um novo período de intenso trabalho dos membros do Conselho Editorial/Científico da Comissão Editorial da Revista e dos articulistas deste fascículo consolida toda uma filosofia de trabalho da revista que está voltada para a divulgação de trabalhos científicos de excelência dentro da Psicologia, o que não é uma tarefa fácil. Isto requer muito empenho, paciência e otimismo. Na qualidade de editora acadêmica da revista gostaria de materializar meu agradecimento a todos pelo esforço dispensado.

Os artigos selecionados para este número geraram um fascículo que compatibiliza com uma das prioridades atuais da Universidade, que é a realização de eventos científicos sobre as mais diversas temáticas que fazem parte das linhas de pesquisa dos diferentes cursos.

A realização desses eventos foi mais um incentivo para o presente número que consta de duas partes: uma composta por artigos que tratam de diversas temáticas dentro da Psicologia e a outra formada por outros seis trabalhos temáticos dentro das abordagens comportamental, cognitiva e cognitiva-construtivista. Estes últimos artigos foram escritos por pesquisadores de destaque nacional e internacional nas abordagens supracitadas. Muito obrigada por aceitar nosso convite para contribuir com a parte temática do presente fascículo.

A primeira seção inclui um artigo de revisão teórica sobre a contribuição da mediação nas relações familiares que foi escrito por Schabbel. O trabalho escrito por Caldas apresenta um estudo de caso clínico sobre fracasso escolar. O artigo de Pinto traz uma revisão teórica sobre o papel da afetividade na organização do raciocínio humano. Hoffmann, Zogbi, Fleck e Muller retomam o tema da integração mente-corpo aplicada ao campo da Psicodermatologia. Na área da psicologia Jurídica, Frinhani e Souza contribuem com um trabalho sobre representações sociais do espaço prisional que adotou como sujeitos da pesquisa, entre outros, mulheres encarceradas. Finalizando esta primeira parte do fascículo, Gallo e Williams apresentam um artigo teórico sobre os múltiplos fatores de risco que podem levar o adolescente à conduta infracional.

A seção temática inicia-se com uma eminente contribuição teórica de Abib sobre a teoria social e dialógica que Mead desenvolveu sobre o sujeito. Em uma linha básica de pesquisa dentro da teoria comportamental, os pesquisadores Medeiros e Nogueira apresentam um estudo em que mostram como os procedimentos de nomeação de figuras podem facilitar os processos de leitura e escrita em crianças com dificuldades de aprendizagem. Vandenberghe traz uma valiosa contribuição para este número com dois trabalhos. O primeiro, em co-autoria com Pereira, é um artigo baseado em análises clínicas do comportamento, que explora como o estabelecimento de uma audiência não-punitiva por parte do terapeuta pode promover a ocorrência de episódios íntimos na relação terapêutica. O segundo estudo de Vandenberghe foi escrito em colaboração com Ferro e apresenta um artigo sobre a aplicação da psicoterapia analítico funcional no tratamento da dor crônica. Dentro da área clínica de pesquisa, Abreu e Filho escrevem um trabalho sobre a aplicação da psicoterapia cognitivo-construtivista no tratamento de Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Finalmente, temos uma outra contribuição de excelência escrita por Guilhardi e Marianno, que apresenta um artigo em que se mostra a aplicação da terapia por contingências de reforçamento a um caso de depressão infantil e “fala alucinatória”.

A iniciativa da Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie de sediar em maio de 2005 a 4ª Jornada de Terapia Cognitiva levou-nos a completar esta trajetória de incentivo ao programa de pesquisa e de extensão com a edição deste fascículo especial, em que uma seção foi direcionada a trabalhos que fossem compatíveis com a temática da Jornada. Acreditamos que não ter exagerado quando julgamos este fascículo inovador como estão demonstrando todos os trabalhos que o compõem.

O leitor poderá apreciar, também, uma resenha que Calejon faz do livro do pesquisador cubano Guillermo Arias Beatón. O livro se intitula Evaluación y diagnóstico en la educação y el desarrollo desde el enfoque histórico-cultural. A resenha faz parte dessa continuidade de apoio às atividades de extensão da Faculdade, já que o professor Beatón realizou uma visita à Universidade em dezembro de 2004, na qual proferiu uma conferência sobre a aplicação do método histórico-cultural ao ensino e à educação. O livro é uma amostra dessa linha de pesquisa no contexto cubano.

Uma vez mais, desejamos a você, caro leitor, uma prazerosa leitura de cada um dos artigos do fascículo e lhe convidamos a produzir trabalhos científicos que mostrem uma Psicologia pautada pela crítica e cujo rumo é o desenvolvimento científico.

Prof. Dr. Maria Cristina Triguero Veloz Texeira
Editora Acadêmica