SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Un intento de sistematización de los planteamientos esenciales del enfoque histórico cultural en sus inicios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. v.7 n.2 São Paulo dez. 2005

 

EDITORIAL

 

Finaliza-se mais um ano de árduo trabalho por parte de todos os membros da Comissão Científica Editorial, que culmina com a publicação do último fascículo referente a 2005. Esperamos que, ao longo dos seis artigos que compõem este fascículo, os profissionais possam aproveitar a leitura para se atualizar uma vez mais sobre diversas pesquisas científicas referentes à psicologia e ciências afins.

Neste número, serão apresentados vários trabalhos dentro das áreas de psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento e psicologia social. No primeiro artigo, Beatón apresenta uma discussão teórica sobre o enfoque histórico cultural de um dos mais eminentes psicólogos do século XX: L. S Vigotsky. O segundo trabalho, de Santos, Nascimento-Schulze e Wachelke, refere-se a uma pesquisa sobre fenômenos de interação social e atitudes, em que são discutidas as contribuições de uma exposição sobre paradigmas de meio ambiente para a divulgação científica. No seguinte artigo, escrito por Rossetti e Souza, apresenta-se uma pesquisa de campo em que foram identificadas as preferências lúdicas em uma amostra de 100 crianças e adolescentes da cidade de Vitória, no Espírito Santo. No outro artigo, Dekaney e Macedo apresentam um trabalho sobre tolerância cultural e preferências musicais asiáticas e africanas em uma amostra de sujeitos americanos. Formiga e Gouveia escrevem um artigo baseado em uma pesquisa sobre valores humanos e condutas anti-sociais e delitivas, na qual participaram mais de setecentos jovens da cidade de João Pessoa, na Paraíba. O artigo seguinte traz valiosas contribuições na área da Psicologia Jurídica ao discutir a violência conjugal a partir de uma perspectiva relacional em uma amostra de sujeitos agressores/agredidos. Um último trabalho de Figueiredo e Borloti trata sobre a resolução de problemas na atenção ambulatorial da esquizofrenia. O fascículo finaliza com uma resenha escrita por Pinto sobre o livro “Manual de psicologia hospitalar”, da autoria Alfredo Simonetti, e com um relato de Teixeira e Gonçalves sobre o XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental efetuado na cidade de Campinas, São Paulo, em agosto de 2005.

Desde 1999, a política editorial da revista adotou o formato impresso para a divulgação de cada um dos treze fascículos publicados. Muitos têm sido os percalços enfrentados pelos editores e membros dos conselhos editoriais na tentativa de acompanhar a tendência mundial de modernização dos processos de divulgação dos periódicos científicos. Esta modernização abrange não apenas discussões sobre as indexações mas também sobre o tipo de formato em que a revista é produzida (eletrônico ou impresso), assim como as normas técnicas para a escrita de artigos.

Ressaltamos estes aspectos supracitados para nos referir, especificamente, a um deles. Trata-se do formato de divulgação. No Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação, lançado em setembro do presente ano, pelo Instituto Brasileiro Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict, o presidente deste instituto, Emir Suaiden, estimula a todos os editores de revistas científicas para que a divulgação de seus periódicos fique disponível em bancos eletrônicos públicos. Esta formatação garantiria o acesso virtual de muitos profissionais a informações científicas. Parte dessa proposta já está acontecendo com muitos periódicos que atualmente se integram à iniciativa da Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia de fazer parte do Portal PEPsic – Periódicos Eletrônicos em Psicologia. O objetivo do portal é ampliar o acesso à produção em Psicologia e áreas afins através da publicação de revistas em formato eletrônico e sua disponibilização gratuita na Internet.

Nossa gestão editorial, em 2005, visou acompanhar parte das tendências anteriores. Nossos últimos fascículos já estão sendo preparados conforme a metodologia Scielo para integrar o Portal PEPsic e, a partir do atual fascículo, a revista começará a ser editada somente no formato eletrônico. Nosso compromisso com leitores, membros de conselho, articulistas e profissionais em geral não mudou. Os fascículos continuarão cumprindo, rigorosamente, os critérios de tempo de publicação, regularidade e periodicidade, tal e como o temos atingido nas versões impressas da revista. O cumprimento destes compromissos pode se ser verificado ao acessar cada número da revista nos sites:http://www.mackenzie.com.br/universidade/psico/ ou http://www.mackenzie.com.br/editoramackenzie/revistas/psicologia/index.htm.

Uma vez mais, desejamos a você, caro leitor, uma prazerosa leitura de cada um dos artigos do fascículo e lhe convidamos a produzir trabalhos científicos que mostrem uma Psicologia pautada pela crítica e cujo rumo é o desenvolvimento científico.

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Editora Acadêmica