SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A narrativa no contexto da ciência psicológica sob o aspecto do processo de construção de significados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. v.8 n.2 São Paulo dez. 2006

 

RESENHA

 

Abordagem multifacetada da obra: “psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos”

 

Abordaje multifacetada de la obra: "psicologia: das raizes aos movimentos contemporaneos"

 

Multifacetary point of view of the book: "psicologia das raízes aos movimentos contemporâneos"

 

 

Leni Lourenço de Oliveira

CHAFIC - Centro de Habilitação Filosofia e Cultura

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Nesta resenha crítico-informativa são apresentados alguns juízos de valor a respeito da obra de Berenice Carpigiani. Procura-se abordar os elementos ideológicos do texto, a bibliografia, a coerência e o estilo de construção textual para o desenvolvimento do estudo Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. O livro é destinado a alunos e estudiosos de diferentes áreas que iniciam o estudo da Psicologia, pois oferece uma estruturação histórica, cronológica e ideológica da construção da Psicologia como ciência.

Palavras-chave: Psicologia, Estrutura, Coerência, Bibliografia, Estilo.


RESUMEN

En esta reseña crítica-informativa son presentados algunos juicios-de-valor sobre la obra de Berenice Carpigiani. Se tratan de abordar los elementos ideológicos del texto, la bibliografía, la coherencia y el estilo de construcción textual para el desarrollo del estudio Psicología: de las raíces a los movimientos contemporáneos. El libro es destinado a alumnos y estudiosos de diferentes áreas que inician el estudio de la Psicología, pues ofrece una estructuración histórica, cronológica e ideológica de la construcción de la Psicología como Ciencia.

Palabras clave: Psicología, Estructura, Coherencia, Bibliografía, Estilo.


ABSTRACT

On this critical and informative review are introduced some value judgment about Berenice Carpigiani’s work. It is looked for to approach the ideological elements of the text, the bibliography, the coherence and the style of the texture construction to the development of the study Psychology: of the root of the contemporary movements. The book is destined to the students and researchers of the different areas that begin the study of the Psychology, because it offers a historical structure, chronological and ideological of the construction of the Psychology like Science.

Keywords: Psychology, Structure, Coherence, Bibliography, Style.


 

 

O livro de Berenice Carpigiani, obra cuja leitura se recomenda aos que começam a adentrar o mundo instigante da Psicologia como ciência e profissão, orienta o estudante ao estudo da Psicologia desde os seus primórdios até os movimentos atuais, seus principais teóricos e métodos. Pode-se dizer, por extensão, que o livro destina-se, também, a alunos e estudiosos de diferentes áreas que iniciam o estudo de Psicologia, à medida que ele oferece uma estruturação histórica, cronológica e ideológica da Psicologia. A obra é recomendada, da mesma forma, a professores de diferentes níveis de ensino como suporte para a preparação e o desenvolvimento de seu planejamento de trabalho.

Na sua totalidade, o livro oferece uma apresentação do suporte filosófico e das raízes fisiológicas que são o eixo de sustentação da Psicologia; além disso, discute-se a apropriação dos conhecimentos desenvolvidos nas pesquisas em Psicologia, sua utilização em vários campos de atuação, bem como sua história no Brasil, propondo aos leitores uma reflexão sobre o quanto é jovem a Psicologia e a profissão de psicólogo no Brasil.

Passeando pelos séculos da História para tentar compreender os rudimentos primeiros para a construção da Psicologia, a autora, ao analisar as relações psicológicas entre o indivíduo e a sociedade, constata que em seus primórdios as relações sociais eram fortemente marcadas pela presença constante da interferência de forças poderosas e divinas no comando da vida cotidiana do homem. Neste sentido, os deuses exerciam soberania sobre o destino dos “mortais” e o mito, dentro dessa perspectiva, podia ser entendido como o relato da satisfação do desejo humano, uma forma de encontrar sentido e sistematicidade nos fenômenos que cercavam os homens da Antiguidade.

Esse enfoque mítico, sua aceitação social, revela na sua contextualização a rudimentalidade por que passou a Psicologia em seus primeiros passos. O relato mítico é importante para nós porque apresenta de maneira sui generis o engatinhar da Psicologia. Assim, a Psicologia moderna na tentativa de compreender e de se posicionar no mundo, tanto individual quanto socialmente, quer na esfera da personalidade e do desenvolvimento ou das relações sociais, depara-se com expressões de pensamentos míticos. Para Berenice Carpigiani, os pensamentos filosóficos e científicos tomaram impulso dando lugar às explicações dos movimentos naturais a partir de observações e experimentações atreladas ao sujeito – o que é um prato cheio para o divã de Freud.

Afora o pensamento mítico, a razão de ser dessa obra é, sem medo de contradição efetiva, a preocupação em não esgotar no próprio texto todas as dimensões de correntes, pensamentos, raízes e históricos ligados diretamente ao desenvolvimento e à evolução da Psicologia.

A cada capítulo a autora nos fornece, didaticamente, um material de pesquisa subsidiário à leitura do que ela expõe. Exemplo:

Tente ler sobre os pensadores pré-socráticos. Não é uma leitura fácil, mas por meio dela você irá perceber como o Homem foi adquirindo princípios de lógica e de ordem na interpretação do Universo. Leia também Homero e Hesíodo, pois é interessante pensar quanto o primitivo ainda é, essencialmente, atual nas nossas mentes tão modernas (CARPIGIANI, 2002, p. 11).

Essa metodologia didática torna a leitura menos enfadonha e, acima de tudo, nos convida, psicologicamente, a aprofundar os conhecimentos relativos ao objeto de estudo da jovem ciência. Assim, a obra de Berenice Carpigiani procura desenvolver o raciocínio não apenas na esfera do conhecimento específico, mas também do raciocínio holístico, isto é, a visão do todo, o sistema completo e não somente a análise, a separação das respectivas partes componentes do problema da Psicologia. Como a própria autora afirma na apresentação do estudo:

Sua estrutura e orientação não objetivam exclusivamente recontar a história, mas elaborar um percurso no qual seja possível pontuar os marcos do desenvolvimento do pensamento da humanidade que fundamentaram a construção de uma ciência comprometida a estudar o universo intrapsíquico do ser humano, apresentando conceitos, terminologia específica e princípios; personalidades envolvidas na sua edificação, de tal modo que se torne possível compreendê-la na atualidade (CARPIGIANI, 2002, p. XI).

A referência bibliográfica contém a indicação de todos os documentos que foram citados ou consultados para a realização do estudo, fornecendo ao leitor não só as coordenadas do caminhar da autora, mas também um guia para uma eventual retomada e aprofundamento do tema ou revisão do trabalho. Nota-se que os registros bibliográficos têm o objetivo de fornecer aos alunos e aos estudiosos da Psicologia um mínimo de diretrizes quando da redação de seus trabalhos acadêmico-científicos.

A harmonia entre as idéias e os acontecimentos, ordem em que são relatados, tornam o texto metódico e coerente. A correção da linguagem – não queremos dizer purismo gramatical – pretende ser um suporte cujo principal propósito, a nosso ver, é ensinar a pensar, a encontrar idéias, a coordená-las, a concatená-las e a expressá-las de maneira eficaz e enfática: uma das condições da clareza que envolve a elegância sem afetação, o rigor, a expressividade e outros atributos secundários ao estilo. Porque a coerência é um princípio de interpretabilidade e compreensão do texto caracterizado por tudo que o processo aí implicado possa entender.

Esta forma estilística de exposição do assunto – que é uma característica do texto – propõe uma interação entre o agente que o produz e aquele que busca compreendê-lo: nós, os leitores. Em Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos, há unidade e organicidade no relato dos fatos mantendo nexo lógico entre si. Isto quanto à comunicação.

Na obra há certos traços estilísticos marcados por certas estruturas sintáticas de frases e parágrafos que são uma unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, outras secundárias. No livro de Berenice os parágrafos são, de um modo geral, curtos e isso revela a nós, leitores, eficácia como forma de comunicação, pois às vezes construções textuais centopéicas dificultam a compreensão.

Assim, pode-se dizer que a composição dos parágrafos é suficientemente ampla para conter um processo de raciocínio e suficientemente curta para nos permitir a análise dos componentes argumentativos ali apresentados. Tal critério de construção textual nos leva, por conseguinte, a não resistir à tentação de procurar características comuns e constantes nos parágrafos para distinguir a eficácia dos recursos de expressão e o desenvolvimento das idéias contidas nos tópicos frasais.

Em síntese, neste livro, ratificando, há o relato mítico, o filosófico, o sociológico, o psicanalítico e o psicológico. A combinação sistematizada desses elementos propicia a argumentação que é, em última análise, segundo Othon M. Garcia, a capacidade de convencer mediante a apresentação de razões, em face das evidências das provas. Pode-se dizer, portanto, que a obra de Berenice Carpigiani não é apenas um relato sistematizado das raízes primeiras do pensamento psicológico; ela é, sobretudo, pela sua estrutura, uma ferramenta de pesquisa, uma vez que oferece, textualmente, condições de argumentação que se esteiam em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas.

 

Referências

CARPIGIANI, Berenice. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Pioneira Psicologia, 2002.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar . 13. ed. Rio de Janeiro: FGV – Instituto de Documentação Editora da Fundação Getulio Vargas, 1986.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

 

 

Endereço para correspondência
Contato:
Leni Lourenço de Oliveira
Rua Manoel Alves dos Santos, 233 – Campo Limpo
São Paulo – SP
CEP 05862-230
e-mail: lenido@uol.com.br.