SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Institutions for victimized children: functioning reported by children and managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.9 no.2 São Paulo Dec. 2007

 

EDITORIAL

 

É com grande satisfação que apresentamos o segundo número da revista Psicologia: Teoria e Prática, correspondente ao ano de 2007. Esse ano, a revista foi reavaliada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) e recebeu Qualis Nacional B, o que gratifica enormemente a Comissão Executiva Editorial da Revista, assim como o corpo de consultores que executam a difícil tarefa de emissão de pareceres técnicos sobre os artigos recebidos. Nosso agradecimento especial para os articulistas que nos encaminham artigos e confiam na seriedade do trabalho por nós realizado.

No primeiro artigo, Prada, Williams e Weber apresentam um trabalho que visou à descrição do funcionamento de abrigos para crianças que foram vítimas de violência doméstica. O segundo artigo relata um estudo de saúde coletiva, realizado por Oliveira, Gomes, Sá e Acioli, em que são descritas representações sociais sobre o Sistema Único de Saúde. No próximo artigo, Figueira descreve orientações metodológicas de professores na prática de ensino em Portugal. Oliveira e Costa, dentro das áreas da psicologia social e da saúde, apresentam uma pesquisa sobre um conceito essencial em estudos de representação social (RS) que é o acesso à “zona muda das representações sociais”. Nesse caso, o trabalho de pesquisa de campo concentrou-se no portador de HIV/AIDS. Salienta-se que é o primeiro trabalho que se publica no Brasil sobre o conceito “zona muda” de uma RS. Allain e Camargo apresentam um artigo sobre o papel da mídia brasileira na construção das representações sociais de segurança alimentar. O último artigo de Gomes, Oliveira e Sá se situa na área de saúde coletiva. O artigo de revisão teórica do fascículo é de Araújo e versa sobre as estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. O fascículo publica, ainda, um informe breve de autoria interinstitucional de Lima, Riberto, Batistella, Boggio e Fregni sobre um tema relevante em Neurociências do comportamento, intitulado “Estimulação cerebral para o tratamento de dor neuropática”. Posteriormente, apresenta-se uma resenha bibliográfica escrita por Oliveira sobre o livro de Walter Trinca, O ser interior na psicanálise. Finalmente, o fascículo se encerra com a publicação de um relato de experiência, cuja autoria pertence a Emílio, sobre o XVII Congresso Latino-Americano da Flapag/VI Congresso do Nesme e VIII Jornada da Spagesp.

Assim como os números anteriores, este foi elaborado graças a um árduo trabalho de todos os membros do Conselho Editorial Científico e da Comissão Editorial da revista Psicologia: Teoria e Prática. Uma vez mais, agradecemos a todos pelo esforço dispensado na leitura e revisão de cada um dos artigos que hoje são publicados. Agradecemos, ainda, aos autores pela brevidade com que trabalharam na reformulação dos artigos, quando necessário.

Desejamos a você, caro leitor, uma prazerosa leitura e o convidamos a produzir trabalhos científicos que mostrem uma Psicologia que ouve a crítica e cujo rumo é o desenvolvimento.

 

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Editora