SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Cognitive reading evaluation: the grapheme-phoneme and the phonemegrapheme regularity effect in the word reading aloud in Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.10 no.2 São Paulo Dec. 2008

 

EDITORIAL

 

Este número da revista Psicologia: Teoria e Prática representa a finalização de mais um ano de árduo trabalho. Agradecemos a todos os membros do Conselho Editorial/Científico, pelo trabalho e esforço dispensado na revisão dos artigos, e aos articulistas, pela confiança depositada no nosso trabalho.

No âmbito das publicações científicas, um fato mereceu destaque em 2008: a nova proposta de avaliação de periódicos. A partir do trabalho da Comissão Capes/Anpepp, o Sistema de Avaliação de Periódicos Científicos em Psicologia modificou-se, gerando novos critérios baseados em estratos. Assim, as revistas não serão mais avaliadas com a anterior sistemática de âmbito (internacional, nacional e local) e qualidade (A, B, C).

O novo sistema prevê uma avaliação com base em uma escala única composta por oito estratos atrelados aos seguintes quesitos: "atualização", "periodicidade", "responsabilidade institucional", "abrangência", "esforço editorial" e "autoria estrangeira".

Esses novos critérios estimulam ainda mais nosso esforço para dar continuidade à produção de revistas com maior qualidade e facilidades no acesso às informações científicas de nossa área.

O presente fascículo divulga artigos de temáticas diversas, como Neuropsicologia, Avaliação Psicológica, Transtornos Psiquiátricos, Psicologia do Esporte, Psicologia Hospitalar, Psicanálise, entre outros.

Esperamos que esses artigos possam estimular outros colegas a divulgar suas pesquisas.

Gostaríamos de agradecer, uma vez mais, aos articulistas pela brevidade com que trabalharam na reformulação dos artigos quando necessário.

Finalmente, lembramos a todos que é somente a partir da divulgação científica que o saber pode socializar-se.

Desejamos a todos um próspero 2009.

 

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Editora