SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Fight club: radical sufferings and contemporary society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.11 no.2 São Paulo Dec. 2009

 

EDITORIAL

 

A revista acaba de iniciar sua fase de puberdade, aos dez anos de sua fundação, com três transformações relevantes, todas a serviço de nossa comunidade científica. A primeira diz respeito à periodicidade: de semestral, a revista passou a ter periodicidade quadrimestral. A segunda foi a adoção de um novo gerenciamento automatizado, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer). A terceira foi o sério compromisso assumido com a pesquisa brasileira relacionada aos programas de iniciação científica das universidades em todo o país: o primeiro fascículo de cada ano passou a ser composto por artigos de alto rigor científico advindos de trabalhos de iniciação científica.

Em relação ao Seer, cabe salientar, como apontado pelo vice-reitor de nossa universidade, Prof. Dr. Pedro Ronzelli Júnior, que sua implementação está trazendo inúmeros benefícios ao processo de gerenciamento da revista. O sistema já está sendo testado nas interfaces de editoração e de publicação dos fascículos, enquanto as interfaces do processo de submissão e de revisão estão sendo implementadas atualmente. Assim, em dezembro do ano em curso o sistema automatizado já estará totalmente implantado. O gerenciamento completo abrangerá a submissão, a avaliação e a revisão dos artigos, a administração do processo editorial e a publicação do fascículo. Houve uma grande colaboração da assessoria da coordenadora editorial de periódicos da UPM em relação à capacitação do editor e do estagiário da revista. Assim, em aproximadamente seis meses, foi possível disponibilizar no novo formato do Seer todo o acervo da revista, desde sua criação em 1999.

Nesse contexto, apresentamos o segundo número de 2009 da revista Psicologia: Teoria e Prática. Agradecemos a todos os revisores pela difícil tarefa de emissão de pareceres sobre os artigos recebidos. Agradecemos também aos nossos articulistas que continuam encaminhando artigos, o que mostra a confiança no trabalho que realizamos.

Desejamos a você, caro leitor, uma prazerosa leitura e o convidamos a produzir trabalhos científicos que mostrem uma Psicologia que ouve a crítica e cujo rumo é o desenvolvimento.

 

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Editora

Creative Commons License