SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2School - based violence on peer - rejected and peer-accepted adolecents: an analysis of its relationships with family and school variable author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.12 no.2 São Paulo Feb. 2010

 

EDITORIAL

 

A presentamos o segundo número do volume 12 da revista Psicologia: Teoria e Prática. Mais uma vez agradecemos à equipe de trabalho que participou ativamente nesta nova edição. Especialmente aos autores, pela brevidade com que trabalharam na reformulação dos artigos, quando necessário, e aos revisores, pela análise rigorosa dos artigos publicados. O empenho de todos torna possível a leitura de estudos com excelente relevância social e científica.

Desde abril de 2010, contamos com o trabalho e profissionalismo de uma nova estagiária que acompanha o gerenciamento das atividades da revista e contribui para a sua concretização: Jackeline Mayara S. de Pontes, discente de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nesta edição, os artigos abrangem diferentes áreas de atuação do psicólogo.

Dois textos apresentam dados de pesquisas aplicadas à área social em contextos escolares e de abrigamento: o estudo de Ferrer, Ochoa, Muñoz e Gimeno sobre violência, e a pesquisa de Buffa, Teixeira e Rossetti- Ferreira sobre exclusão em crianças abrigadas.

O trabalho de Almeida, Neves e Santos mostra uma importante discussão sobre as condições de trabalho de professores no contexto escolar.

Quatro artigos pertencem à análise do comportamento. Nicolino e Zanotto fazem uma revisão histórica de pesquisas nessa área com foco na educação especial. Já Campos e Micheletto apresentam o uso do procedimento de discriminação simples no comportamento textual. Um trabalho com uso de pesquisa animal, de Borges e Banaco, discute os efeitos da história de reforçamento sobre o desempenho. Medeiros, Moreira, Martins, Cerutti e Heumann apontam o efeito benéfico do uso de sinalização no comportamento de separar o lixo em lugares públicos.

O artigo de Ferreira e Santos permite uma reflexão sobre as condições e a compreensão de leitura em alunos universitários.

Três estudos foram realizados no contexto da área da saúde: Ramos, Enumo, Paula e Vicente enfocam o desenvolvimento de neonatos; Turrini, Enumo, Ferrão e Monteiro associam as variáveis prematuridade e baixo peso ao nascer com indicadores de comportamentos afetivo-emocionais em pré-escolares; e Sampaio, Paixão, Andrade e Torres abordam aspectos relacionados ao trabalho de profissionais da saúde da família na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo de Dias, Hora e Aguiar apresenta dados relevantes sobre as consequências na educação de jovens em função do tipo predominante de educador/cuidador.

Na área jurídica, Huber e Siqueira apresentam um estudo sobre adoção na perpectiva de casais na fila de espera. No artigo de Barros e Rose Júnior, o foco é a psicologia esportiva.

E, por fim, Castañon faz uma revisão teórica sobre cognitivismo.

Desejamos a todos uma excelente leitura.

 

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Maria Leonor Espinosa Enéas
Editoras