SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Avaliação psicológica no contexto do trânsito: revisão de pesquisas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.13 no.1 São Paulo  2011

 

EDITORIAL

 

Com o lançamento desta primeira edição de 2011, nossa revista ganha uma pequena mudança em seu formato com a separação dos resumos em línguas estrangeiras, conforme outros periódicos internacionais o fazem.

Temos ainda o prazer de apresentar artigos que representam todas as regiões brasileiras, com temáticas diversificadas. Como apontado pelas autoras Raquel Terezinha Luiz, Mayumi Nishi Loli, Nancy Kimie Kawanichi e Maria Lucia Boarini no artigo “Estado da arte sobre o Serviço Residencial Terapêutico: um panorama exploratório”, que apresenta um levantamento de estudos sobre esse tema no Brasil. A região Sudeste, também neste fascículo, aparece com o maior número de trabalhos.

Da região Norte, Thamyris Maués dos Santos, Simone da Costa Silva e Fernando Augusto Ramos trazem “A participação dos avós no cuidado dos netos em uma comunidade ribeirinha amazônica”.

Da região Centro-Oeste, chega-nos a análise da “Qualidade de vida dos educadores sociais em abrigos de proteção a crianças e adolescentes”, de Cristiane Vinholi de Brito e José Carlos Souza.

A região Nordeste está representada por dois artigos: “Qualidade de vida, ansiedade e depressão em cuidadores de crianças com neoplasia cerebral”, de Kenya Idamara Mendonça da Nóbrega e Carlos Umberto Pereira da Universidade Federal de Sergipe, e “A interlocução entre aluno-leitor/autor em sala de aula e a mediação do docente universitário”, de Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Maria Prescila Tenório Nascimento de Lima (da Universidade Federal de Pernambuco) e Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (da Universidade Estadual da Paraíba).

São quatro os trabalhos da região Sul. O artigo “Relação entre os estados de humor e o desempenho esportivo de velejadores de alto nível”, de Ricardo Brandt, Maick da Silveira Viana, Luciana Segato, Fernanda Leal Kretzer, Tales de Carvalho e Alexandro Andrade, discute um aspecto relevante da psicologia do esporte. Em “Paternidade: vivência do primeiro filho e mudanças familiares”, Márcia Elisa Jager e Cristiane Bottoli apresentam um estudo qualitativo da percepção dos pais. O texto “A construção da identidade feminina na adolescência: um enfoque na relação mãe e filha”, de Camila Seron e Rute Grossi Milani, também faz uma análise qualitativa dessa relação na percepção das adolescentes. Além desses, o artigo já mencionado relativo ao Serviço Residencial Terapêutico é da mesma região.

Os demais artigos e a resenha desta edição são provenientes da região Sudeste. “Avaliação psicológica no contexto do trânsito: revisão de pesquisas brasileiras”, de Maria Helena de Lemos Sampaio e Tatiana de Cássia Nakano, aproveita o momento em que há mudanças na legislação de trânsito e investiga a publicação na área em um período de dez anos. Em “O passeio de Bia (vídeo): apresentação e validade interna e externa de um recurso para a promoção de habilidades sociais de pré-escolares”, Camila Negreiros Comoro, Almir Del Prette, Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Carina Luiza Manólio descrevem o processo de elaboração de um vídeo em que são apresentados modelos de alternativas de habilidades sociais. No artigo “Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano”, Daniela Couto Guerreiro-Casanova e Soely Polydoro relacionam esses constructos ao sucesso e à permanência no ensino superior. “A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana”, de Rosa Maria Lopes Affonso, aborda a relevância dos aspectos cognitivos na análise de testes e técnicas projetivas usadas com crianças. Sandra Almeida Lopes e Sabrina Ferreira de Paula apresentam “A importância da figura paterna no processo de escolha profissional: um estudo comparativo entre jovens universitários”, ressaltando o papel da presença do pai no desenvolvimento. O uso de animais em contexto didático científico é discutido por Jhonatan Jeison de Miranda, Acríssio Luiz Gonçalves, Rodrigo Lopes Miranda e Sérgio Dias Cirino no artigo “Ética em experimentação animal: reflexões sobre o laboratório didático de Análise do Comportamento”.

O fascículo se encerra com a resenha do livro Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações, de Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette, elaborada por Talita Pereira Dias e Camila Negreiros Comodo.

Os artigos tiveram um tempo de tramitação entre quatro meses e um ano e quatro meses, e dez deles foram aceitos em até seis meses de recebidos, o que revela o esforço editorial de manter a comunidade científica atualizada com as produções.

Desejamos a todos uma boa leitura.

 

Maria Cristina T. V. Teixeira
Editora
Maria Leonor Espinosa Enéas
Editora associada