SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prevalência dos problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.13 no.2 São Paulo ago. 2011

 

EDITORIAL

 

 

Ao apresentarmos este fascículo de Psicologia: teoria e prática, temos a satisfação de divulgar artigos científicos com expressiva participação de pesquisadores de três regiões, especialmente do Sul do Brasil. O conteúdo dos trabalhos também é diversificado, o que mostra a vasta gama de problemas abordados pelos pesquisadores brasileiros, a saber: saúde mental, qualidade de vida, sofrimento psíquico, funções neuropsicológicas, relações familiares e psicoterapia.

Três artigos são provenientes da Região Nordeste. Um deles sobre atenção domiciliar em saúde mental oferecida por estagiários de Psicologia, de Laura Alícia Silva Côrtes, Marcus Vinícius de Oliveira Silva e Mônica Lima de Jesus. Outro estudo, realizado por Carina Pessoa Santos, Maria Cecília Souto Maior da Fonsêca, Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca e Cristina Maria de Souza Brito Dias, sobre a adoção por pais solteiros, e um estudo sobre representações sociais e adolescência, de Maria de Fátima de Souza Santos, Manoel de Lima Acioli Neto e Yuri Sá de Oliveira Souza. Outros três artigos procedem da Região Sudeste. Um deles sobre avaliação da empatia em crianças, cuja autoria é de Marisa Cosenza Rodrigues e Nathalie Nehmy Ribeiro; outro estudo é de Eduardo Khater e Elisa Médici Pizão Yoshida, sobre o modelo dos ciclos terapêuticos; e o terceiro artigo, sobre cuidadores de pacientes oncológicos que recebem cuidados paliativos, é de Claudiane Aparecida Guimarães e Marilda Emmanuel Novaes Lipp.

Os demais artigos são de autores cujas instituições estão localizadas nos três Estados da Região Sul do país. Um deles, sobre discriminação condicional como método para ensinar crianças a ler em situação coletiva de sala de aula, é de José Gonçalves Medeiros. O segundo é sobre o trabalho de professores universitários, de Maria Chalfin Coutinho, Márcia Luiza Pit Dal Magro e Cristiane Budde, que analisaram a percepção do trabalho por docentes em universidades comunitárias. Ambos os artigos tiveram origem na Universidade Federal de Santa Catarina. O terceiro estudo é sobre avaliação de apraxias em pacientes com lesão cerebrovascular, de Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Josiane Pawlowski, Murilo Ricardo Zibetti, Rochele Paz Fonseca e Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. O quarto trabalho avalia as taxas de prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul, cuja autoria é de Juliane Callegaro Borsa, Daiane Silva de Souza e Denise Ruschel Bandeira. Outro estudo é o de Mônica Medeiros Kother Macedo, Mariana Aguilar Baldo, Rafael Lisboa dos Santos, Renata Freitas Ribas, Sander Machado da Silva e Thomás Gomes Gonçalves, sobre os motivos de busca de atendimento psicológico por adolescentes em uma clínica-escola. Temos, ainda, um artigo de revisão teórica sobre a integralidade e saúde mental no SUS à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin, de Dulce Maria Bedin e Helena Beatriz Kochenborger Scarparo. E para completar os artigos do Estado gaúcho são publicados dois estudos. Um deles sobre memória autobiográfica e depressão, de Juliana Maria Steffen do Nascimento e Giovanni Kuckartz Pergher, e o outro sobre perversão e contemporaneidade, de Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto e Lara Stresser Schmitt.

Esperamos que aproveitem a leitura!

Maria Cristina T. V. Teixeira
Editora

Maria Leonor Espinosa Enéas
Editora associada

Creative Commons License