SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Sensibilidade ao contraste espacial de adultos jovens para grades senoidais verticais em condições diferentes de luminância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.13 no.3 São Paulo dez. 2011

 

EDITORIAL

 

 

Com a publicação do volume 13 da revista Psicologia: teoria e prática, encerramos mais um ano com muita satisfação por vermos cumpridas algumas metas a que nos propusemos.

Temos visto, nos últimos três anos, importantes avanços na qualidade de nosso periódico. Em 2009, a revista tornou-se quadrimestral, com gerenciamento realizado pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer). Em 2010, orgulhamo-nos com sua inclusão na Rede de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Redalyc. Agradecemos também o esforço da equipe da Biblioteca Central da universidade na atualização da revista no portal PePSIC, suprindo uma defasagem de mais de um ano.

Neste ano, aumentamos o fluxo de submissões, com quase duas centenas de artigos em trâmite nesse período, quase 30% derivados de pesquisas de iniciação científica. A perspectiva de estimular a produção de acadêmicos junto a seus orientadores busca incentivar o crescimento do número de pesquisadores, tão necessário para o progresso científico em nosso país. Esses números expressivos, para além da satisfação, nos comprometem ainda mais com a responsabilidade de divulgar tantos trabalhos o mais prontamente possível.

Todos esses indicadores nos enchem de alegria por atendermos às funções essenciais de um periódico cientifico: difundir com brevidade a produção da ciência e auxiliar em seu desenvolvimento.

Por isso mesmo, queremos uma vez mais agradecer a colaboração recebida durante este ano: aos autores pela confiança em nossa revista; aos revisores pela qualidade das análises feitas; à nossa estagiária pela seriedade e pelo compromisso com o trabalho; à Editora Mackenzie pelo apoio e pela colaboração ao longo de cada processo editorial dos fascículos; e a todos pela presteza no cumprimento dos prazos, sempre tão exíguos.

Os artigos deste fascículo representam diversas áreas da psicologia e derivam de diferentes Estados e regiões do país, tanto de universidades como de centros de pesquisa.

Esperamos que a leitura de tão grande variedade de trabalhos estimule outros e novos colegas na divulgação de suas pesquisas.

Uma boa leitura a todos e Feliz 2012!

Maria Cristina T. V. Teixeira
Editora

Maria Leonor Espinosa Enéas
Editora associada