SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Evaluation of a mental health service quality in the perspective of their professionals: satisfaction, burden and work conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.14 no.1 São Paulo Apr. 2012

 

EDITORIAL

 

 

Este fascículo da revista Psicologia: teoria e prática apresenta artigos originais e outros derivados de trabalhos de iniciação científica. Dificilmente eles serão identificados pelos leitores sem que sejam nomeados, dada a qualidade dos trabalhos apresentados. Tal aspecto orgulha não só os competentes orientadores desses trabalhos, mas também toda a comunidade científica, que pode compartilhar trabalhos iniciais de autores jovens já comprometidos com o amadurecimento de suas reflexões e com o compromisso de levar a público sua produção.

Além disso, os artigos são oriundos de três regiões do país, de universidades públicas e privadas, e contemplam diferentes áreas do saber psicológico.

Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal, Marina Bittencout Bandeira e Kennya Rodrigues Nézio Azevedo avaliam os indicadores de satisfação e sobrecarga dos profissionais de um serviço de saúde mental e estudam suas condições de trabalho.

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Romulo Araujo da Rocha e Edilene Alves Cruz comparam as representações sociais de violência e maustratos na velhice entre agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde que trabalham no Programa Saúde da Família.

Kellida Moreira Alves Feitosa, Tâmara Silva, Maria de Fátima de Araújo Silveira e Hudson Pires de Oliveira Santos Junior estudam as concepções dos profissionais de saúde mental sobre o processo de desinstitucionalização e consideram que essa prática exige constante reformulação das práticas profissionais.

Mateus Miranda Fagundes, Michele Zanella e Tatiana Lucena Torres abordam questões relacionadas às representações sociais, às atitudes e aos comportamentos sobre cidadania, apresentados por jovens e idosos.

Isabel de Barros Rodrigues, Luiz Eduardo de V. Moreira e Rogério Lerner investigaram a concepção de professores sobre o desenvolvimento de crianças diagnosticadas como portadoras de transtornos globais do desenvolvimento infantil e seu posicionamento na escolarização desses alunos.

Ana Caroline Sari Vieira e Paula Grazziotin Silveira Rava tratam dos aspectos psicológicos e psicossociais envolvidos no processo de permanência do adulto jovem na casa dos pais e incluem a perspectiva dos pais relativa a esse fenômeno.

Daniela Karine Ramos investiga a influência advinda de experiências com jogos eletrônicos sobre a competência do juízo moral de adolescentes.

Ana Paula Ulmann Corder, Rafael Vasques, Ricardo Basso Garcia e Cesar Galera investigam a integração incidental da informação visual e espacial na memória de trabalho, com dois experimentos aplicados a indivíduos adultos.

Cristiano Mauro Assis Gomes e Hudson Fernandes Golino abordam o papel preditivo da inteligência fluida sobre as diferenças de desenvolvimento do rendimento escolar de crianças e adolescentes.

Makilim Nunes Baptista, Mayra Silva Souza, Juliana Oliveira Gomes, Gisele Aparecida da Silva Alves e Adriana Munhoz Carneiro buscam evidência de validade convergente para a escala de depressão (Edep), correlacionam-na com a escala do Center for Epidemiological Studies of Depression (CES-D) e avaliam a dificuldade de itens por meio da teoria de resposta ao item em ambos os instrumentos.

Helena Rinaldi Rosa e Irai Cristina Boccato Alves verificam a possível relação entre o fator geral da inteligência, aferido pelo teste não verbal de inteligência R-2, e a organização visomotora infantil, avaliada pelo teste de Bender, empregando a adaptação de Koppitz.

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Camila Domeniconi, Livia Amaro, Priscila Benitez, Aline Laurenti e Almir Del Prette apresentam uma intervenção experimental em escola que teve o intuito de promover tolerância e respeito às diferenças.

Conceição Santos Fernandes, Eliane Mary de Oliveira Falcone e Aline Sardinha realizaram um estudo comparativo entre déficits em habilidades sociais e níveis de depressão com pacientes em psicoterapia e grupo controle.

Ana Carina Stelko-Pereira, Paolla Magioni Santini e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams oferecem uma resenha crítica do livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Esperamos que a leitura desses textos estimule outros pesquisadores a enviar seus trabalhos para publicação.

Desejamos a todos a uma boa leitura.

Maria Cristina T. V. Teixeira
Editora

Maria Leonor Espinosa Enéas
Editora associada