SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Reading and writing evaluation of deaf people using Brazilian sign language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.14 no.2 São Paulo Aug. 2012

 

EDITORIAL

 

 

É com imenso prazer que entregamos à comunidade científica mais um fascículo da revista Psicologia: teoria e prática, neste momento em que passamos por nova organização da equipe editorial.

Tivemos alteração no cargo de editor, saindo a professora Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira e entrando o professor Luiz Renato Rodrigues Carreiro. A professora Maria Cristina tem feito um trabalho incansável à frente da revista, desde o início de 2003, colocando a revista do Programa de Pós‑Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, então com apenas quatro anos de existência, em patamares cada vez mais elevados. A mais recente conquista foi a qualificação A2 do Qualis CAPES, a partir de 2012. Agradecemos por sua dedicação durante tanto tempo e pelos resultados significativos com que nos brindou. Damos as boas‑vindas ao professor Luiz Renato, desejando‑lhe o mesmo sucesso nesta nova empreitada!

Também damos as boas‑vindas aos professores Camila Cruz Rodrigues, Erich Montanar Franco e Marcos Vinicius de Araújo, que comporão um quadro especialmente qualificado para os trabalhos da revista como editores de seção, outro ganho significativo neste período. Completando as modificações na equipe editorial, as professoras Maria Cristina e Maria Leonor continuarão como editoras associadas.

Terminou o período em que contamos com a participação da estagiária Jackeline Mayara S. de Pontes, que auxiliou valorosamente nas atividades de suporte da revista. Agradecemos sua importante contribuição durante os últimos dois anos.

O novo fascículo apresenta artigos que abrangem diferentes aspectos da Psicologia: tanto institucionais (como educação especial, brincadeiras de rua, agressão e abuso sexual, recursos humanos), quanto clínicos (como tratamento para idosos, entendimento de câncer em homens e mulheres, aspectos específicos do adoecimento em nefrologia e vítimas de queimaduras) passando também pela formação profissional e avaliação psicológica, esta também contemplada na resenha. Também ficamos satisfeitos por poder contar novamente com trabalhos oriundos de diferentes regiões do país, especialmente aquelas que costumam ter menor visibilidade no cenário das publicações científicas, como as regiões Centro‑Oeste e Norte, que, neste fascículo, representam mais de um terço dos trabalhos.

Esperamos que a leitura seja produtiva e estimulante de novas ideias e publicações.

Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Editor acadêmico