SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Social representations and psychological distress in adolescents with depressive symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.14 no.3 São Paulo Dec. 2012

 

EDITORIAL

 

 

Após minuciosa tarefa de avaliação e de acompanhamento dos artigos científicos submetidos ao processo editorial da re vista Psicologia: teoria e prática, compartilhamos com a comunidade científica o terceiro fascículo de nosso periódico no ano de 2012. Ao assumirmos as funções da equipe editorial, concentramo-nos no aprimoramento constante da qualidade da produção científica e na periodicidade, fundamentais para a atualização do conhecimento nessa área.

Como resultado, este novo fascículo apresenta temáticas contemporâneas de grande importância para o enfrentamento dos desafios da realidade brasileira e para o avanço teórico e metodológico da psicologia em diferentes contextos.

Neste volume, apresentamos diversos estudos relacionados ao cam po da saúde, incluindo reflexões teóricas sobre a subjetividade, a formação do psicólogo e a resiliência. Há destaque na p rodução de artigos originais que refletem os esforços dos pesquisadores brasilei ros para o aprimoramento metodológico no campo da psicologia. Tais artigos discutem temas como psicologia e representação social, direitos das crianças e dos adolescentes, constituição familiar, a relação entre psicologia e esporte, avaliação e formação em psicologia.

O leitor deste fascículo poderá apreciar ainda um caso clínico que discute a questão do luto, além de uma resenha de livro que versa sobre Lev Vigotski, um dos mais importantes autores na história da psicologia. Evidenciamos também a diversidade de abordagens psicológicas, a interdisciplinaridade e as contribuições de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, presentes nesta edição.

Boa leitura!

Os editores